Autor Tópico: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04~12.10 - 1.0  (Lida 415785 vezes)

Offline Ruan Pablo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04/10.10
« Resposta #270 Online: 26 de Janeiro de 2011, 08:31 »
como faz com o video manager?

Offline merorafael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
  • Ubuntu 12.04 / Fedora 17
    • Ver perfil
    • Mero Projects
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04/10.10
« Resposta #271 Online: 26 de Janeiro de 2011, 23:33 »
Baixe e siga as instruções do arquivo README que vem junto com o instalador.
Projetos: Mero Projects - http://www.meroprojects.com/

Offline adrianojbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04/10.10
« Resposta #272 Online: 27 de Janeiro de 2011, 02:47 »
(...)

- O Ubuntu 10.04/10.10 acompanha um driver genérico chamado Nouveau, então mesmo que
você instale o driver da nvidia fornecido pela canonical, o Nouveau vai continuar funcionando.
- O driver da nvidia fornecido pela canonical é muito desatualizado em comparação ao
fornecido pela nvidia.

Então antes de mais nada, precisamos remover todos os drivers de vídeo instalados no
Ubuntu, enquanto todos não forem removidos, quando você tentar instalar o driver recente
da nvidia, se deparará com o seguinte problema:

(...)

Só para constar em ata, que eu estava tendo problemas constantes com travamentos do Kubuntu usando o driver Nouveau com placa de vídeo Nvidia Geforce 9400 GT. Fiz o procedimento de remoção e instalção dos drivers conforme descritos no início de tópico e até agora (10h de uptime), nenhum sinal de travamento.

merorafael, muito obrigado.

Offline trc13

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04/10.10
« Resposta #273 Online: 28 de Janeiro de 2011, 16:51 »
Mesmo com o nouveau no blacklist, ele continua iniciando! O que eu faço para que ele não inicie?

Offline adrianojbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04/10.10
« Resposta #274 Online: 28 de Janeiro de 2011, 17:47 »
Mesmo com o nouveau no blacklist, ele continua iniciando! O que eu faço para que ele não inicie?

Você tem certeza que fez todos esses passos:

Remova todas as instalações da nvidia:
Código:

$ sudo apt-get --purge remove nvidia-*


Agora vamos remover o Noveau:
Código:

$ sudo service gdm stop
$ sudo apt-get --purge remove xserver-xorg-video-nouveau
$ reboot

Offline Elias Saraiva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04/10.10
« Resposta #275 Online: 10 de Fevereiro de 2011, 21:35 »
Preciso de ajuda pessoal,

Eu sou novo no linux e instalei o ubuntu 10.10 no meu pc ontem , estava feliz pq finalmente iria jogar world of warcraft com o auxílio do programa wine.

Porém nao conseguir fazer o jogo rodar bem , e descobri que atualizando para o drive do nvidia 260.19.36 poderia resolver o meu problema....

então descobri esse tópico e resolvir segir os passos, o problema que nesses seguintes passos :

$ sudo service gdm stop
$ sudo apt-get --purge remove xserver-xorg-video-nouveau
$ reboot

ocorrue um erro que eu ao sei explicar pq , mais depois que deu reboot, simplesmente , nao inicia mais o linux , fica numa tela preta pedindo mei login...

eu coloco o login e senha e nao inicia a área de trabalho , eu ja fiz um monte de coisas mexendo com esse X server e nada funciona....

acabei que resolvi instalar outro linux compartilhando o espaço com o antigo no mesmo Hd mais mesmo assim nao consigo inicialo....

finalmente resolvir abri o linux utilizando o Pendrive, assim poderia compiar os arquivps prum Hd externo e formata o Hd que estao os dois linuxs...

O problema é que nao tenho permissão pra copiar minhas coisas, nao sei o que fazer, alguem podia me ajudar a reverter isso??

Offline py8elo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
  • Acorda Brasil!
    • Ver perfil
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04/10.10
« Resposta #276 Online: 11 de Fevereiro de 2011, 11:06 »
Olá meu caro Elias,
Preciso de ajuda pessoal,

Eu sou novo no linux e instalei o ubuntu 10.10 no meu pc ontem , estava feliz pq finalmente iria jogar world of warcraft com o auxílio do programa wine.

Porém nao conseguir fazer o jogo rodar bem , e descobri que atualizando para o drive do nvidia 260.19.36 poderia resolver o meu problema....

então descobri esse tópico e resolvir segir os passos, o problema que nesses seguintes passos :

$ sudo service gdm stop
$ sudo apt-get --purge remove xserver-xorg-video-nouveau
$ reboot

ocorrue um erro que eu ao sei explicar pq , mais depois que deu reboot, simplesmente , nao inicia mais o linux , fica numa tela preta pedindo mei login...
Entre com seu login e senha normalmente... Não vai iniciar o modo gráfico pq vc removeu o gdm... Vai ficar em terminal...
digite o comando:
$ sudo apt-get --purge remove nvidia-\*
Isso removerá todos os drivers nvidia que ainda houver em seu sistema...
Agora vamos à instalação do novo driver:
$ sudo service gdm stop
$ sudo init 3
Vá para o diretório onde salvou o novo driver e torne-o executável com o comando:
$ sudo chmod +x NVIDIA-Linux-x86-260.19.36.run
Agora a instalação propriamente dita:
sudo sh NVIDIA-Linux-x86-260.19.36.run
Daí em diante,  basta seguir as instruções que aparecerão e reiniciar o seu PC após finalizar a instalação...

Espero ter ajudado!!!

[]'s,

Silva.




eu coloco o login e senha e nao inicia a área de trabalho , eu ja fiz um monte de coisas mexendo com esse X server e nada funciona....

acabei que resolvi instalar outro linux compartilhando o espaço com o antigo no mesmo Hd mais mesmo assim nao consigo inicialo....

finalmente resolvir abri o linux utilizando o Pendrive, assim poderia compiar os arquivps prum Hd externo e formata o Hd que estao os dois linuxs...

O problema é que nao tenho permissão pra copiar minhas coisas, nao sei o que fazer, alguem podia me ajudar a reverter isso??
Ubuntu 16.04 LTS
G41M-S01 + E7500 + 4Gb Ram + Gforce GT610 2Tb SATA + 3x500Gb SATA
Linux registered user #521164

Offline Elias Saraiva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04/10.10
« Resposta #277 Online: 11 de Fevereiro de 2011, 14:13 »
Cara eu fiz o que vc disse py8elo, so que quando ,mando instalar o drive da o seguinte erro:

ERRO: Unable to find the kernel soucer tree for the currently running kernel. Please make sure you have installed the kernel sourcer files.....

depois do ok aparece

ERRO: Installation has failed. Please see the file '/var/log/nvidia-installer.log' for details. You may find suggest....

Eu tenho certeza que disistalei aquele neoveu  e o drive da nvidia, pq quando mando os commandos:

sudo apt-get --purge remove xserver-xorg-video-nouveau
 
ele fala que o nouveau nao esta instalado

e o sudo apt-get --purge remove nvidia-\*

ele tenta disistalar varios pacotes , mais nenhum deles esta instalando , dando varias respostas do tipo:

O pacote (tal) não esta instalado , entao nao sera removido...

obrigado pela atenção
 

Offline py8elo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
  • Acorda Brasil!
    • Ver perfil
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04/10.10
« Resposta #278 Online: 11 de Fevereiro de 2011, 16:08 »
Tenta esses comandos antes de instalar o driver de video:

sudo apt-get install fakeroot build-essential crash kexec-tools makedumpfile kernel-wedge
sudo apt-get build-dep linux
sudo apt-get install git-core libncurses5 libncurses5-dev libelf-dev asciidoc binutils-dev
fakeroot debian/rules clean
sudo apt-get build-dep --no-install-recommends linux-image-$(uname -r)
apt-get source linux-image-$(uname -r)

Após tudo isso, reinicie o PC e tente instalar o driver de video novamente...

Uma outra opção que talvez seja mais fácil, seria usar o o programa do merorafael que pode ser baixado aqui: http://file.meroprojects.com/vmanager2.1.2.tar.gz ...


Cara eu fiz o que vc disse py8elo, so que quando ,mando instalar o drive da o seguinte erro:

ERRO: Unable to find the kernel soucer tree for the currently running kernel. Please make sure you have installed the kernel sourcer files.....

depois do ok aparece

ERRO: Installation has failed. Please see the file '/var/log/nvidia-installer.log' for details. You may find suggest....

Eu tenho certeza que disistalei aquele neoveu  e o drive da nvidia, pq quando mando os commandos:

sudo apt-get --purge remove xserver-xorg-video-nouveau
 
ele fala que o nouveau nao esta instalado

e o sudo apt-get --purge remove nvidia-\*

ele tenta disistalar varios pacotes , mais nenhum deles esta instalando , dando varias respostas do tipo:

O pacote (tal) não esta instalado , entao nao sera removido...

obrigado pela atenção
 
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2011, 16:12 por py8elo »
Ubuntu 16.04 LTS
G41M-S01 + E7500 + 4Gb Ram + Gforce GT610 2Tb SATA + 3x500Gb SATA
Linux registered user #521164

Offline Elias Saraiva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04/10.10
« Resposta #279 Online: 11 de Fevereiro de 2011, 20:22 »
py8elo,

Consegui mudar a permissão dos meus aqruivos e copiei eles para um pendrive. e Reinstalei o ubuntu formatando o hd e entao instalei um novo ubuntu e  o drive.

Desta vez ocorreu tudo bem , menos pelo fato de o comando para configurar o nvidia nao funcionar, mais aparentemente fico tudo blz....

O que lascou foi um novo problema, eu resolvei entao abaixar e instalar todas as atualizações disponíveis pelo o ubuntu 10.10, e depois que eu reniciei o pc, agora so fico numa tela preta...

É como se o novo drive + as atualizações nao deixassem o gnome funcionar...

Agradeço por toda a atenção

Elias

Offline py8elo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
  • Acorda Brasil!
    • Ver perfil
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04/10.10
« Resposta #280 Online: 11 de Fevereiro de 2011, 23:20 »
Já tentou usar o video manager???
Entra no modo de recuperação e tenta instalar pelo video manager...

py8elo,

Consegui mudar a permissão dos meus aqruivos e copiei eles para um pendrive. e Reinstalei o ubuntu formatando o hd e entao instalei um novo ubuntu e  o drive.

Desta vez ocorreu tudo bem , menos pelo fato de o comando para configurar o nvidia nao funcionar, mais aparentemente fico tudo blz....

O que lascou foi um novo problema, eu resolvei entao abaixar e instalar todas as atualizações disponíveis pelo o ubuntu 10.10, e depois que eu reniciei o pc, agora so fico numa tela preta...

É como se o novo drive + as atualizações nao deixassem o gnome funcionar...

Agradeço por toda a atenção

Elias
Ubuntu 16.04 LTS
G41M-S01 + E7500 + 4Gb Ram + Gforce GT610 2Tb SATA + 3x500Gb SATA
Linux registered user #521164

Offline facsi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04/10.10
« Resposta #281 Online: 13 de Fevereiro de 2011, 17:36 »
minha placa de video esta com problema na memoria mas funciona.

Se eu colocar esses drivers e der pau na placa e eu tiver que voltar a usar a onboard, o linux vai abrir ou nao, ja que pra fazer isso tem que excluir os drivers genericos?

Offline merorafael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
  • Ubuntu 12.04 / Fedora 17
    • Ver perfil
    • Mero Projects
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04/10.10
« Resposta #282 Online: 21 de Fevereiro de 2011, 14:52 »
@facsi
Abrir ele sempre abrirá, a menos que você danifique alguma coisa do sistema que faça ele não abrir. O máximo que poderá acontecer é o X.Org não iniciar,
e consequentemente abrir o terminal ao invés da interface gráfica.

@topicall
Parece que infelizmente ainda não saiu nenhuma nova versão do driver de vídeo nVidia, parece que eles estão fazendo bastantes alterações nos drivers.
Foi liberada uma versão BETA do próximo driver no develzone da nVidia, o número da versão está começando com "290", o que deverá significar que
o próximo driver virá com bastantes alterações funcionais.
 ;D
Projetos: Mero Projects - http://www.meroprojects.com/

Offline merorafael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
  • Ubuntu 12.04 / Fedora 17
    • Ver perfil
    • Mero Projects
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04/10.10
« Resposta #283 Online: 01 de MAR?O de 2011, 14:18 »
Novas informações relacionadas as próximas versões do VídeoManager: http://forum.meroproj.com/viewtopic.php?f=24&t=46&sid=b21e67f3332a2176ebac423af6d7d9ba
Muitas novidades vindo por ai, qualquer dúvida não deixem de postar ;)
Projetos: Mero Projects - http://www.meroprojects.com/

Offline antonioclopesmd

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Guia geral NVIDIA para Ubuntu 10.04/10.10
« Resposta #284 Online: 06 de MAR?O de 2011, 22:40 »
Alguém já instalou Linux Ubuntu 10.10 no notebook Dell XPS 14 e conseguiu configurar a placa de vídeo NVIDIA 425M para funcionar normalmente no Linux, com boa resoluço e aceleraçào de vídeo?

Estou pensando em efetuar a compra deste XPS 14, mas vi em uns sites (http://www.nvnews.net/vbulletin/show....php?p=2389228 ou http://www.nvnews.net/vbulletin/showthread.php?t=144750 , por exemplo), que existe um problema do driver da NVIDIA para este modelo no Linux, relacionado ao Optimus. Teve gente dizendo que não conseguia resolução de vídeo além de 800 x 600 quando usava esta placa no Linux (caia automaticamente no vídeo Intel onboard).

O XPS parece interessante, mas gostaria também de rodar Ubuntu nele, além do Windows 7.
Se não conseguir rodar Ubuntu, vou procurar outro note (que use placa de vídeo ATI, por exemplo) e que rode Linux sem problemas.