Autor Tópico: Usuário padrão e a variável $HOME [Resolvido]  (Lida 1945 vezes)

Offline Eduardogc01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
    • Ver perfil
Usuário padrão e a variável $HOME [Resolvido]
« Online: 16 de Julho de 2010, 15:03 »
Meu problema:

preciso criar 30 usuários na mesma máquina, idênticos, apenas variando o nome e o papel de parede!

Até onde consegui chegar:

-criar o primeiro usuário (que será o padrão) e ajustar todas as config como elas devem ficar.
-copiar todos os arquivos de config do usuario padronizado para /etc/skel/.

Ai começam os problemas:

-algumas coisas ficam trocadas nos novos usuários, como por exemplo os atalhos para as pastas locais. Isso eu consegui solucionar editando o /home/usuario/.gtk-bookmarks substituindo o nome do usuario pela variável $HOME. Porém eu sei que tem outros arquivos de configuração dentro da pasta do usuário que contém explicitamente o nome do usuário, e que a solução seria trocar pela variável $HOME. Fazer isso em um arquivo tudo bem, mas ter que procurar arquivo por arquivo seria inviável, para que se pudesse criar um modelo de usuário "adaptável" a toda vez que se criar um novo usuário.

espero que alguém possa me dar alguma idéia!! obrigado!!
« Última modificação: 20 de Julho de 2010, 08:12 por Eduardogc01 »
Sim, o ubuntu mudou minha vida virtual! =]
Linux user #533336 // Ubuntu User #33501

Offline Eduardogc01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
    • Ver perfil
Re: Usuário padrão e a variável $HOME
« Resposta #1 Online: 17 de Julho de 2010, 14:29 »
bom.... consegui chegar sozinho a uma resposta.....

é um tanto quanto óbvia a resposta, mas não tina me ocorrido!!!  ;D

é só utilizar o "Pesquisar", mandar procurar arquivos com o conteúdo "nome do Usuário" e também acrescentar o parâmetro para que seja feita pesquisa de arquivos de sistema. ::)

Mas ai me surge outra questão..... alguns arquivos estão em formato ".xml", não consigo editá-los... alguma sugestão????
Sim, o ubuntu mudou minha vida virtual! =]
Linux user #533336 // Ubuntu User #33501

Offline Eduardogc01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
    • Ver perfil
Re: Usuário padrão e a variável $HOME
« Resposta #2 Online: 20 de Julho de 2010, 08:11 »
continuação do monólogo....

editei os arquivos .xml com o gedit!

Bom... acabei por descobrir que o meu problema estava na falata de atualização.... quando eu estava usando a versão 8.04 todos os problemas acima aconteciam... agora na versão 9.04 nenhum deles ocorrem, se forem copiados todos os arquivos de configuração do usuário para o diretorio /etc/skel/ o próprio sistema se encarrega de fazer as mudanças necessárias para que os arquivos se adptem ao novo usuario.... pelo menos é o que me parece por enquanto... não tive nenhum problema por enquanto!!  ::)
Sim, o ubuntu mudou minha vida virtual! =]
Linux user #533336 // Ubuntu User #33501