Autor Tópico: rede doméstica ubuntu 10.04 64bits x ubuntu 10.04 64bits  (Lida 7488 vezes)

Offline fnormanha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
rede doméstica ubuntu 10.04 64bits x ubuntu 10.04 64bits
« Online: 23 de Junho de 2010, 16:43 »
Pessoal, estou procurando uma solução para o meu problema há tempos, por isso resolvi pedir ajuda à quem entende...
Possuo um desktop (ubuntu 10.04 64bits), que funciona perfeitamente. Uso todas suas funções sem problema nenhum.
Possuo um notebook (ubuntu 10.04 64bits).
Minha internet vai para o modem e passar por um roteador, sendo que se liga ao desktop via cabo e ao notebook via wireless.
A internet funciona perfeitamente nos 2 pcs.
O meu problema é , configurar uma rede doméstica, na qual eu possa usar a impressora (que está ligada ao desktop) e compartilhar arquivos.
Qual o melhor pacote? O mais simples e eficiente?
Por favor ajudem um pobre usuário...
Obrigado
Frederico

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: rede doméstica ubuntu 10.04 64bits x ubuntu 10.04 64bits
« Resposta #1 Online: 23 de Junho de 2010, 17:13 »
Ola

O Ubuntu10.04 já vem com partes do pacote SAMBA para esta finalidade.

Faça uma pesquisa no fórum por samba, ou veja no site do samba um tutorial

Se a impressora esta numa maquina windows, basta abrir o cups em sistema=> administração => impressão e instalar a impressora escolhendo impressora de rede. Caso sua impressora seja suportada no Linux, não haverá muitos problemas.

[],s

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: rede doméstica ubuntu 10.04 64bits x ubuntu 10.04 64bits
« Resposta #2 Online: 23 de Junho de 2010, 17:36 »
Ola,

O cups voce abre em sistema=> administração => impressão

Se a impressora instala na maquina local basta instalar da mesma forma na remota.

Se voce for em iniciar => locais => rede você consegue "ver" a outra maquina?

Offline fnormanha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: rede doméstica ubuntu 10.04 64bits x ubuntu 10.04 64bits
« Resposta #3 Online: 23 de Junho de 2010, 19:21 »
Não consigo ver a outra máquina.
Apena vejo rede windows

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: rede doméstica ubuntu 10.04 64bits x ubuntu 10.04 64bits
« Resposta #4 Online: 24 de Junho de 2010, 01:57 »
Instale o pacote Samba em ambas as máquinas.

Pra acessar a impressora você não precisa usar o Samba, pode compartilhar diretamente pelo Cups, mas, paradoxalmente, dessa forma é mais complicado de configurar.

Quando vc diz "apenas vejo Rede Windows", é por aí mesmo, essa é a função do Samba: possibilitar ao Ubuntu se comunicar com máquinas Windows, como se fosse uma delas.

O resultado disso é que se vc faz duas máquinas Ubuntu se comunicarem usando o Samba, uma pensa que a outra é Windows...
« Última modificação: 24 de Junho de 2010, 01:59 por zekkerj »
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline renemadeira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: rede doméstica ubuntu 10.04 64bits x ubuntu 10.04 64bits
« Resposta #5 Online: 14 de Julho de 2010, 10:26 »
Olá, pessoal!
Parece que este tópico está meio parado, mas estava com um problema parecido e consegui resolver ontem com ajuda do fórum gringo.
Minha intenção era compartilhar arquivos entre computadores rodando Ubuntu, sem passar pela rede Windows (samba).
Quando eu ia em Sistema > Preferências > Compartilhar arquivos pessoais, não estava habilitado por falta da instalação de pacotes, porém os pacotes não eram informados.
Depois de pesquisar, descobri quais os pacotes, que instalei via Synaptic:

apache2.2-bin
libapache2-mod-dnssd

Após isso, fui novamente em Sistema > Preferências > Compartilhar arquivos pessoais, habilitei e configurei (simples) o compartilhamento, e tudo funcionou perfeitamente. A montagem do compartilhamento com outras máquinas rodando ubuntu é muito rápida.

A configuração de compartilhamento de cada pasta deve ser feita com o clique direito do mouse na pasta em "Opções de compartilhmento". Na primeira vez que uma pasta for compartilhada, o ubuntu instalará alguns pacotes automaticamente. Talvez isso tenha que ter sido feito antes para poder habilitar o compartilhamento, pois eu já havia feito antes.

Espero ter ajudado.

Segue link para o forum gringo onde encontrei a resposta: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1493329

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: rede doméstica ubuntu 10.04 64bits x ubuntu 10.04 64bits
« Resposta #6 Online: 14 de Julho de 2010, 10:35 »
Caso clássico de erro de empacotamento... pq não faz absolutamente nenhum sentido que você tenha que instalar um servidor web pra compartilhar arquivos via samba ou nfs...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline jruiz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: rede doméstica ubuntu 10.04 64bits x ubuntu 10.04 64bits
« Resposta #7 Online: 19 de Julho de 2010, 18:53 »
Tão simples e tão difícil... eu instalei o Samba e consigo instalar a impressora nos computadores da rede (entro com a localização da impressora e o sistema reconhece). Mas aí, no computador remoto, requer uma autenticação para imprimir (username and password), e eu não tenho a menor idéia de quem são...(!?). Ja testei um monte de login e senha por aqui... desinstalei e instalei a impressora no desktop onde ela está ligada fisicamente e em nenhum momento pede usuário e senha... ??? A impressora está marcada como compartilhada, mas aparece o remoto como não compartilhada... 

Offline Joilson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: rede doméstica ubuntu 10.04 64bits x ubuntu 10.04 64bits
« Resposta #8 Online: 04 de Agosto de 2010, 01:32 »
Olá, pessoal!
Parece que este tópico está meio parado, mas estava com um problema parecido e consegui resolver ontem com ajuda do fórum gringo.
Minha intenção era compartilhar arquivos entre computadores rodando Ubuntu, sem passar pela rede Windows (samba).
Quando eu ia em Sistema > Preferências > Compartilhar arquivos pessoais, não estava habilitado por falta da instalação de pacotes, porém os pacotes não eram informados.
Depois de pesquisar, descobri quais os pacotes, que instalei via Synaptic:

apache2.2-bin
libapache2-mod-dnssd

Após isso, fui novamente em Sistema > Preferências > Compartilhar arquivos pessoais, habilitei e configurei (simples) o compartilhamento, e tudo funcionou perfeitamente. A montagem do compartilhamento com outras máquinas rodando ubuntu é muito rápida.

A configuração de compartilhamento de cada pasta deve ser feita com o clique direito do mouse na pasta em "Opções de compartilhmento". Na primeira vez que uma pasta for compartilhada, o ubuntu instalará alguns pacotes automaticamente. Talvez isso tenha que ter sido feito antes para poder habilitar o compartilhamento, pois eu já havia feito antes.

Espero ter ajudado.

Segue link para o forum gringo onde encontrei a resposta: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1493329

Instalei o que foi sugerido pelo amigo, funcionou no meu Desktop, porém não funcionou no Notebook. Alguém tem alguma idéia para me ajudar a resolver esse problema?

Offline darth_vader

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
(Rwsolvido)Re: rede doméstica ubuntu 10.04 64bits x ubuntu 10.04 64bits
« Resposta #9 Online: 29 de Junho de 2011, 11:56 »
Tem muito tempo a dúvida gerada, e eu também estive essa dúvida hoje, ao tentar compartilhar a impressora no ubuntu direito na rede alta no meu trabalho e meu notebook em casa dentro de meu roteador. Parei na questão da senha, e quando li sobre os pacotes apache, citados nesse artigo lembrei que existe configurações diferentes no CUPS, dentro do menu "servidor" e sub menu "Configurações" do servidor que está a impressora habilitei, a opção 2 (Publicar impressoras compartilhadas a esse sistema, a sub opção dessa (Permitir impressão apartir da internet) e a Opção Permitir administração remota.

Depois percebi que o compartilhamento detectado pelo meu ubuntu foi o do IPP e não o do SAMBA, no caso, pedi para adicionar a impressora no meu notebook e só coloquei o ip do ubuntu que está com a impressora e com essas configurações do CUPS.

PS: Cups é o servidor de impressão do Ubuntu fica localizo em: Sistema > Administração > Impressão
« Última modificação: 29 de Junho de 2011, 12:04 por darth_vader »
"Acho que não sei quem sou
Só sei do que não gosto."
Essa música era para ser sobre a TV.........

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: rede doméstica ubuntu 10.04 64bits x ubuntu 10.04 64bits
« Resposta #10 Online: 29 de Junho de 2011, 12:27 »
Citar
...ao tentar compartilhar a impressora no ubuntu direito na rede alta no meu trabalho...
Desculpe, não conheço esse termo. O que você chama de "rede alta"?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D