Eu uso o Kubuntu e estou satisfeito.
Quanto as configurações e os programas é possível alterar manualmente.
Não uso Mandriva pois não sei como será o futuro dessa distro já que ela quase foi a falência...
Não uso Opensuse pq o rpm e o peso do sistema me desencorajam e prefiro deb.
O Kde que mais gostei não foi o do Kubuntu foi o do Sidux que também usa deb.
Na minha preferência:
Sidux
Opensuse (melhor que o kubuntu no geral)
Kubuntu (gostei mais desse, fazer o quê)
Mandriva
Também tentei o Opensuse e foi uma decepção! E outra coisa: Nenhuma distro tem um fórum igual a esse, e acho isso essencial. Vocês não imaginal o prazer que tenho em ficar aqui no fórum lendo e postando qdo necessário. E só tem fera...
O meu dilema é: Não quero mais Gnome. Maus não quero sair do Ubuntu, pelo suporte e pelo fórum. Muitos dizem que o Kubuntu não é bom, que é melhor procurar outra distro. O que eu faço!!?
olha é uma decisão que se tem que tomar c/ cuidado, pois o padrão do ubuntu ñ é o kde4
experimentei o kubuntu 10.04lts pelo virtualbox e gostei, por exemplo os efeitos especiais são integrados a ele; também sempre gostei de certos programas do kde, o firefox roda visual/ muito bem em gtk
o kpagektit, substitui muito bem a central de programas do ubuntu
nossos colegas, andreson e galactus, estão usando o kubuntu
só saio do ubuntu 10.04lts na próxima versão lts, até lá muita coisa vai evoluir no kde4, principal; eu que tenho um olho de interesse na suíte koffice, ela ainda tá verde em certas coisas, mas promete, qdo ficar boa, programas como openoffice, gimp, inkscape ñ serão necessário lá.
o gimp já ñ é tem o exclente krita.
sobre a performance e estabilidade dele, pelo que testei gostei.
então qdo sair a próxima lts, vou ver o que faço se fico no ubuntu (unity) ou passo p/ o kubuntu