Desculpem recolocar esse tópico, é que achei importante finalizar a discussão.
Terminei de formatar a máquina no fim de semana. Não notei mais nenhum estalo. Acho que o problema todo era a temperatura, que estava sempre a 47°. Comprei então um cooler para HD. Só depois é que eu vim saber que ele oxida a placa lógica! Fiz então uma "gambiarra": ao invés de parafusar ele na parte onde tem a placa lógica, coloquei ele em cima, onde tem os adesivos. Como não dava para fixar no próprio HD, apenas encaixei na baia de cima, bem próximo ao HD, fixando ele no próprio gabinete. Assim ele não tem contato com o HD, evitando assim a vibração, e o resfria.
Com isso, consegui diminuir em 10° a temperatura. Agora não passa de 37°.
Mudei as partições, reinstalei o Linux e o Windows. No Windows fiz a formatação completa durante a instalação. Não detectei um badblock sequer. Nem mesmo no SMART. Então, para minha felicidade o HD está em ótimo estado.
O fato é que, pelo que vi em muitos sites, esses HDs maxtor estalam bastante, geralmente devido ao processo de recalibração térmica dos HDs. Mas como não sei realmente se aquilo é a recalibração térmica, fiz backup de segurança de todos os meus arquivos em um outro HD menor que tenho.
Acho que isso tudo que aconteceu me ajudou a entender melhor o computador e o próprio Linux. Compreendi melhor o SMART e as ferramentas de manutenção do Linux. Compreendo melhor as diferenças entre os sistemas de arquivos, como usar o smartctl, o badblocks e tudo o mais. As vezes, na busca pela solução de um problema, aprendemos muito.
Muito obrigado ao bred81 e a todos os amigos do fórum pela ajuda.