Autor Tópico: [Problemas com travamento] Placa Zotac 9500GT, Flash ou outra causa?  (Lida 43849 vezes)

Offline TiagoF

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
    • Ver perfil
Re: [Problemas com travamento] Placa Zogis 9400GT, Flash ou outra causa?
« Resposta #75 Online: 05 de Agosto de 2010, 12:42 »
Caraca... Olha só: meu chipset é VIA K8T890 (Asus M2V).

Troquei ontem a placa (ainda não instalada, preciso da fonte, só conferi quando cheguei em casa).

A placa que peguei é uma Zotac 9500 GT. No site, diz que ela é compatível com PCIex 1.1., mas... As dúvidas são muitas...

Hqxriven, essa última foi fundamental. Te agradeço demais, cara. Esclareceu muitos aspectos do problema. Creio até que o tópico deveria ser movido para o Hardware e Periféricos geral, porque não se refere a um problema específico do Ubuntu 64 bits.



Pelo que andei vendo amigo vi duas respostas passeaondo pela net

1 - É uma incompatibilidade da placa com o PCIe 2.0... O problema é no chipset VIA k8t890

http://www.tomshardware.com/forum/277454-31-blank-screen-beeping-installation (nesse aqui o cara disse que recebeu resposta da própria ASUS dizendo que é incompatível mesmo)

http://www.tomshardware.com/forum/287730-33-9800gtx-freezing-error

2 - O problema é da bios da VGA (Caramba)

Mas de tanto procurar achei alguns que conseguiram alterando a bios da placa de vídeo  :o :o :o

http://forums.nvidia.com/index.php?showtopic=75210&view=findpost&p=427553

http://www.viaarena.com/forums/showthread.php?t=38502 (esse aqui é do site da via responsável pelo chipset)

Isso me faz refletir será que uma 9500 GT já estaria corrigida... ou uma mais nova??

Espero que ajude!!




« Última modificação: 05 de Agosto de 2010, 13:02 por TiagoF »

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: [Problemas com travamento] Placa Zogis 9400GT, Flash ou outra causa?
« Resposta #76 Online: 05 de Agosto de 2010, 18:26 »
Vamos ao que eu entendi...

A questão toda TiagoF é que a placa mãe não tem suporte ao PCIe 2.0 então quando instalamos uma placa 1.1 ou 2.0 na verdade usamos a retrocompatibilidade (usamos a placa de vídeo em 1.0) para conseguirmos usufruir da placa. (Esse é um processo normal desde que a VGA tenha a bios que permita isso e a placa mãe também)

É aí que entra o problema do chipset K8T890 pois ele não estava preparado para placas 2.0 usando 1.0 apenas e aí a Asus diz que não dá mesmo, que é incompatível.

Nesse momento outras placas mãe lançaram bios para fazer que o PCIe fosse compatível mas a VIA não fez e jogou a responsabilidade para as VGAS e de fato foram lançadas algumas VGAs que tinham uma bios revisada que amenizava o problema, mas ainda precisavam de uma bios nova na placa mãe para melhorar a compatibilidade.

Aí a VIA lançou a bios para a série 8 da nvidia e dessa forma amenizou os problemas de certa forma (eu disse amenizou pq depende de ter uma bios da VGA atualizada - acho que é por isso que a Asus fala que é incompatível pq falta a bios da placa mãe também para deixar tudo 100%)

Quer dizer que para a solução ser efetiva é necessário que duas bios (placa mãe e placa de vídeo) sejam novas para permitir a compatibilidade e tudo funcionar perfeitamente.

Eu acho que essa 9500 Gt terá menos possibilidade do problema por ser 1.1 (a sua 7300 Gs devia ser 1.0 ou 1.1)

TiagoF já cogitou a possibilidade apenas de trocar a placa mãe?? (eu falei apenas a placa mãe para fugir desse problema vc conservaria todo o resto que vc tem)

Espero que dê tudo certo TiagoF!!
« Última modificação: 05 de Agosto de 2010, 18:28 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline TiagoF

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
    • Ver perfil
Re: [Problemas com travamento] Placa Zogis 9400GT, Flash ou outra causa?
« Resposta #77 Online: 05 de Agosto de 2010, 23:15 »
Esclarecedor demais. O que você disse faz sentido.

De fato, comprei uma 9500 GT. A bronca é trocar a placa-mãe. Poder de investimento, se é que você me entende. Hehehehehe. Além de trocar a placa de vídeo, também estou tendo que comprar outra fonte (a minha não tem potência real suficiente para alimentar tudo sem problemas). Somando tudo a uma troca da "mobo", fica inviável. Pelo menos agora.

De qualquer forma, te agradeço demais, cara. Suas pesquisas foram fundamentais. Assim que estiver com a fonte e com a placa de vídeo em ordem, atualizarei aqui (quem sabe eu tenha sorte e o problema não apareça mais, ou, pelo menos, não na mesma frequência).

Grande abraço e muito obrigado, mais uma vez.


Vamos ao que eu entendi...

A questão toda TiagoF é que a placa mãe não tem suporte ao PCIe 2.0 então quando instalamos uma placa 1.1 ou 2.0 na verdade usamos a retrocompatibilidade (usamos a placa de vídeo em 1.0) para conseguirmos usufruir da placa. (Esse é um processo normal desde que a VGA tenha a bios que permita isso e a placa mãe também)

É aí que entra o problema do chipset K8T890 pois ele não estava preparado para placas 2.0 usando 1.0 apenas e aí a Asus diz que não dá mesmo, que é incompatível.

Nesse momento outras placas mãe lançaram bios para fazer que o PCIe fosse compatível mas a VIA não fez e jogou a responsabilidade para as VGAS e de fato foram lançadas algumas VGAs que tinham uma bios revisada que amenizava o problema, mas ainda precisavam de uma bios nova na placa mãe para melhorar a compatibilidade.

Aí a VIA lançou a bios para a série 8 da nvidia e dessa forma amenizou os problemas de certa forma (eu disse amenizou pq depende de ter uma bios da VGA atualizada - acho que é por isso que a Asus fala que é incompatível pq falta a bios da placa mãe também para deixar tudo 100%)

Quer dizer que para a solução ser efetiva é necessário que duas bios (placa mãe e placa de vídeo) sejam novas para permitir a compatibilidade e tudo funcionar perfeitamente.

Eu acho que essa 9500 Gt terá menos possibilidade do problema por ser 1.1 (a sua 7300 Gs devia ser 1.0 ou 1.1)

TiagoF já cogitou a possibilidade apenas de trocar a placa mãe?? (eu falei apenas a placa mãe para fugir desse problema vc conservaria todo o resto que vc tem)

Espero que dê tudo certo TiagoF!!

Offline TiagoF

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
    • Ver perfil
Re: [Problemas com travamento] Placa Zogis 9400GT, Flash ou outra causa?
« Resposta #78 Online: 08 de Agosto de 2010, 12:01 »
Só pra constar: acho que a bronca só resolve-se com a troca da placa-mãe. Mesmo com a 9500 GT a bronca persiste. O jeito? Por enquanto, será deixar o desktop de lado.

Novamente, muito obrigado a todo mundo que tentou ajudar.  SE alguém passar por um problema semelhante e conseguir resolver, por favor, não hesite em deixar a dica por aqui. Hehehehe.

Grande abraço. E Feliz dia dos Pais para todos.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: [Problemas com travamento] Placa Zogis 9400GT, Flash ou outra causa?
« Resposta #79 Online: 09 de Agosto de 2010, 01:15 »
Citar
Só pra constar: acho que a bronca só resolve-se com a troca da placa-mãe. Mesmo com a 9500 GT a bronca persiste. O jeito? Por enquanto, será deixar o desktop de lado.

Novamente, muito obrigado a todo mundo que tentou ajudar.  SE alguém passar por um problema semelhante e conseguir resolver, por favor, não hesite em deixar a dica por aqui. Hehehehe.

Grande abraço. E Feliz dia dos Pais para todos.

Só para constar

Descobri que a minha placa mãe também têm o mesmo problema da sua (hp 6125br), comprei uma fonte e uma VGA e também não deu.

Não teve jeito tive que trocar de placa mãe... É TiagoF fui sorteado com esse problema também...
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline TiagoF

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
    • Ver perfil
Re: [Problemas com travamento] Placa Zogis 9400GT, Flash ou outra causa?
« Resposta #80 Online: 09 de Agosto de 2010, 11:17 »
O pior é que ou se troca a placa-mãe ou pode exercitar sua paciência. Aqui, nem Gmail abre sem travar. Mantenho a máquina quase somente como um backup de arquivos. Mas, vamos em frente. Assim que puder, troco essa "mobo".


Citar
Só pra constar: acho que a bronca só resolve-se com a troca da placa-mãe. Mesmo com a 9500 GT a bronca persiste. O jeito? Por enquanto, será deixar o desktop de lado.

Novamente, muito obrigado a todo mundo que tentou ajudar.  SE alguém passar por um problema semelhante e conseguir resolver, por favor, não hesite em deixar a dica por aqui. Hehehehe.

Grande abraço. E Feliz dia dos Pais para todos.

Só para constar

Descobri que a minha placa mãe também têm o mesmo problema da sua (hp 6125br), comprei uma fonte e uma VGA e também não deu.

Não teve jeito tive que trocar de placa mãe... É TiagoF fui sorteado com esse problema também...

Offline TiagoF

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
    • Ver perfil
Re: [Problemas com travamento] Placa Zogis 9400GT, Flash ou outra causa?
« Resposta #81 Online: 25 de Julho de 2012, 09:35 »
Bom, por favor, não pensem que estou upando este tópico de graça.  ;)

A exatas duas semanas de completar dois anos desde a última conversa sobre este problema entre a Zotac 9500 GT e a Asus M2V, quando foi detectada a alta probabilidade de conflito entre o PCIex 2.0 da placa de vídeo e o PCIex 1.0 da placa-mãe, venho relatar algo que observei desde a instalação da última versão do Ubuntu (32 bits, digo).

Nos últimos dois anos eu utilizei a versão 10.04 32 bits sem Flash instalado. Eu insisto em falar do Flash porque era durante a navegação na Web que os problemas apareciam de forma imediata.

Pois muito bem. Eis que instalo a versão 12.04, que já vem com Flash instalado e, pra variar, o comportamento problemático persiste. Até aí, nenhuma novidade. Minha atitude foi a mesma de dois anos atrás: desinstalar o Flash e seguir navegando em, por assim dizer, modo texto. O detalhe é que, por uma péssima experiência com as últimas versões do Firefox no Ruindous, decidi instalar também o Chrome. E é aqui que surge uma novidade. Com o Flash desinstalado, o Chrome, creio eu, passou a renderizar as páginas usando HTML5. Não tenho certeza sobre isso, estou apenas supondo. O que me deixou surpreso foi perceber que após 5 dias de uso quase ininterrupto o problema relatado originalmente simplesmente não ocorreu mais. Em nenhum tipo de atividade.

Eu estava pretendendo relatar a mudança apenas após realizar alguns novos testes usando a placa de vídeo, a saber: rodar alguns algoritmos de visão computacional com CUDA ou qualquer coisa que exigisse processamento da placa pra registrar ou não esse "desarapecimento" do problema. Mas como o comportamento durante a navegação normalizou-se, não resisti e resolvi registrar de antemão.

Enfim, era isso. Quaisquer novidades, positivas ou não, relatarei novamente.

Abraços.
« Última modificação: 25 de Julho de 2012, 09:53 por TiagoF »