Autor Tópico: [Problemas com travamento] Placa Zotac 9500GT, Flash ou outra causa?  (Lida 43591 vezes)

Offline TiagoF

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
    • Ver perfil
Olá.

Recentemente comprei uma placa Zogis GeForce 9400GT para substituir a placa de vídeo anterior, que havia quebrado. Como usava o driver instalado através do gerenciador de drivers restritos, apenas instalei a nova placa fisicamente. Desde então, sofri com este curioso problema: sempre que navego por um site com elementos feitos com Flash, tanto o navegador quanto o computador deixam de responder. E não retornam, por mais tempo que eu espere.

Primeiro, imaginei que a causa fosse o driver. Então, baixei o driver mais recente da placa no site da nVidia e o instalei manualmente (depois, é claro, de desativar o driver anterior). Tudo ocorreu normalmente, não enfrentei problemas na instalação do novo driver. Entretanto, o travamento persistiu.

Pensei, desta vez, que fosse o flash. Desinstalei e reinstalei das mais variadas formas, e nada de resolver. Por isso, passei a acreditar que tinha complicado demais o que já estava ruim e decidi reinstalar o Ubuntu (Lucid Lynx 64 bits). Tudo bem, eu sei que não era exatamente necessário, mas quis verificar se o problema ocorria mesmo numa instalação nova. Depois de executar esse processo, reinstalei o driver (mais recente) manualmente, novamente sem qualquer dificuldade.

Mesmo assim, depois de 3 tentativas diferentes, o problema continua. Estou, neste momento, escrevendo sem contratempos, mas com a plena certeza de que se abrir até mesmo o site www.globo.com, invariavelmente o computador deixará de responder.

Bem, é isso. Gostaria de algumas dicas ou sugestões para investigar a causa do problema. Agradeço desde já.
« Última modificação: 25 de Julho de 2012, 09:47 por TiagoF »

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: [Problemas com travamento] Placa Zogis 9400GT ou Flash?
« Resposta #1 Online: 28 de Julho de 2010, 13:27 »
Ola vc esta de Ubuntu 64bits? tente;

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,66098.msg370033.html#msg370033

Pode resolver se o problema for o flash....seu sistema esta atuaizado e todos os repositorios estao marcados? Nao deixe nenhum de fora. tente garimpar mais dados e poste aqui para o pessoal do forum;

lspci

uname -a

Com o driver padrao acontece a mesma coisa? ou seja aquele que o Ubuntu instala por padrao? e na sua bios vc desabilitou a placa on-board?(se ha alguma) Qual o seu navegador? Tente tbm o Crome.
« Última modificação: 28 de Julho de 2010, 13:31 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: [Problemas com travamento] Placa Zogis 9400GT ou Flash?
« Resposta #2 Online: 28 de Julho de 2010, 13:35 »
Só uma coisa

Esse travamento é só o do firefox ou é total só saindo com um power (ou reset)??
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline TiagoF

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
    • Ver perfil
Re: [Problemas com travamento] Placa Zogis 9400GT ou Flash?
« Resposta #3 Online: 28 de Julho de 2010, 13:42 »
Valeu, Platão. Mas esse procedimento indicado no link eu já havia feito quando enfrentei problemas com o Flash 64 bits da primeira vez. E funcionou. Essa bronca só apareceu "coincidentemente" após a mudança da placa. Mas eu insisti em verificar todas as possibilidades que eu conhecia por desencargo de consciência. Depois da reinstalação do meu Lynx 64, instalei o Flash a partir do ubuntu-restricted-extras, procedimento que deu certo no meu laptop e acabou dando certo no PC, pelo pouco que naveguei para testar. Mas acho que não testei o suficiente, pois percebi, depois, que o problema ainda estava acontecendo.

Bom, vou pelo menos postar a saída do lspci:

Código: [Selecionar]
00:00.0 Host bridge: VIA Technologies, Inc. K8T890CF Host Bridge
00:00.1 Host bridge: VIA Technologies, Inc. VT3351 Host Bridge
00:00.2 Host bridge: VIA Technologies, Inc. VT3351 Host Bridge
00:00.3 Host bridge: VIA Technologies, Inc. VT3351 Host Bridge
00:00.4 Host bridge: VIA Technologies, Inc. VT3351 Host Bridge
00:00.5 PIC: VIA Technologies, Inc. VT3351 I/O APIC Interrupt Controller
00:00.6 Host bridge: VIA Technologies, Inc. Device 6238
00:00.7 Host bridge: VIA Technologies, Inc. VT3351 Host Bridge
00:01.0 PCI bridge: VIA Technologies, Inc. [K8T890 North / VT8237 South] PCI Bridge
00:02.0 PCI bridge: VIA Technologies, Inc. K8T890 PCI to PCI Bridge Controller
00:03.0 PCI bridge: VIA Technologies, Inc. K8T890 PCI to PCI Bridge Controller
00:03.1 PCI bridge: VIA Technologies, Inc. K8T890 PCI to PCI Bridge Controller
00:03.2 PCI bridge: VIA Technologies, Inc. K8T890 PCI to PCI Bridge Controller
00:03.3 PCI bridge: VIA Technologies, Inc. K8T890 PCI to PCI Bridge Controller
00:0f.0 IDE interface: VIA Technologies, Inc. VT8237A SATA 2-Port Controller (rev 80)
00:0f.1 IDE interface: VIA Technologies, Inc. VT82C586A/B/VT82C686/A/B/VT823x/A/C PIPC Bus Master IDE (rev 07)
00:10.0 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev a0)
00:10.1 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev a0)
00:10.2 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev a0)
00:10.3 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev a0)
00:10.4 USB Controller: VIA Technologies, Inc. USB 2.0 (rev 86)
00:11.0 ISA bridge: VIA Technologies, Inc. VT8237A PCI to ISA Bridge
00:11.7 Host bridge: VIA Technologies, Inc. VT8251 Ultra VLINK Controller
00:13.0 PCI bridge: VIA Technologies, Inc. VT8237A Host Bridge
00:13.1 PCI bridge: VIA Technologies, Inc. VT8237A PCI to PCI Bridge
00:18.0 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 [Athlon64/Opteron] HyperTransport Technology Configuration
00:18.1 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 [Athlon64/Opteron] Address Map
00:18.2 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 [Athlon64/Opteron] DRAM Controller
00:18.3 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 [Athlon64/Opteron] Miscellaneous Control
02:00.0 VGA compatible controller: nVidia Corporation G96 [GeForce 9400 GT] (rev a1)
04:00.0 Ethernet controller: Atheros Communications L1 Gigabit Ethernet Adapter (rev b0)
06:00.0 SATA controller: Marvell Technology Group Ltd. 88SE6121 SATA II Controller (rev b0)
07:08.0 Network controller: RaLink RT2561/RT61 rev B 802.11g
08:01.0 Audio device: VIA Technologies, Inc. VT1708/A [Azalia HDAC] (VIA High Definition Audio Controller) (rev 10)



Ola vc esta de Ubuntu 64bits? tente;

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,66098.msg370033.html#msg370033

Pode resolver se o problema for o flash....seu sistema esta atuaizado e todos os repositorios estao marcados? Nao deixe nenhum de fora. tente garimpar mais dados e poste aqui para o pessoal do forum;

lspci

uname -a

Com o driver padrao acontece a mesma coisa? ou seja aquele que o Ubuntu instala por padrao? e na sua bios vc desabilitou a placa on-board?(se ha alguma) Qual o seu navegador? Tente tbm o Crome.

Offline TiagoF

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
    • Ver perfil
Re: [Problemas com travamento] Placa Zogis 9400GT ou Flash?
« Resposta #4 Online: 28 de Julho de 2010, 13:43 »
Total. Nenhum menu, ícone ou painel responde. E só sai com reset.


Só uma coisa

Esse travamento é só o do firefox ou é total só saindo com um power (ou reset)??
« Última modificação: 28 de Julho de 2010, 13:46 por TiagoF »

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: [Problemas com travamento] Placa Zogis 9400GT ou Flash?
« Resposta #5 Online: 28 de Julho de 2010, 13:54 »
Citar
Total. Nenhum menu, ícone ou painel responde. E só sai com reset.

Mais um... eu perdi um hd com esse bug

E tem muita gente com esse bug

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1478787

Acho que vc é mais um usuário de muitos que está tendo este tipo de problema. Vamos fazer um teste para ver se pelo menos ameniza?? (eu consegui algo que até agora não teve crashs mais como é parada de kernel deixa pra lá...)

« Última modificação: 28 de Julho de 2010, 14:07 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline TiagoF

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
    • Ver perfil
Re: [Problemas com travamento] Placa Zogis 9400GT ou Flash?
« Resposta #6 Online: 28 de Julho de 2010, 14:26 »
Li o tópico, mas não compreendi muito bem. Qual teste devo fazer?



Mais um... eu perdi um hd com esse bug

E tem muita gente com esse bug

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1478787

Acho que vc é mais um usuário de muitos que está tendo este tipo de problema. Vamos fazer um teste para ver se pelo menos ameniza?? (eu consegui algo que até agora não teve crashs mais como é parada de kernel deixa pra lá...)



Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: [Problemas com travamento] Placa Zogis 9400GT, Flash ou outra causa?
« Resposta #7 Online: 28 de Julho de 2010, 14:58 »
No tópico ali não é mostrada nenhuma solução...

Na verdade vamos fazer esse teste temporariamente:

Primeiro teste

sudo nano /etc/default/grub

Nessa linha do grub acrescente o nomodeset

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash nomodeset"

E depois salve (control + X para Sair aí ele vai perguntar se quer salvar e aí vc salva)

depois

sudo update-grub (se vc esquecer esse comando babou)

Depois disso dê um boot (é necessário) e entre nos sites de flash
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline TiagoF

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
    • Ver perfil
Re: [Problemas com travamento] Placa Zogis 9400GT, Flash ou outra causa?
« Resposta #8 Online: 28 de Julho de 2010, 15:09 »
Hqxriven, segui os comandos que você indicou, mas não houve melhora. O travamento permanece.

EDIT: Só um detalhe: poderias me dizer exatamente aonde queres chegar? Estou perguntando por que eu estava achando muito estranho o fato de o problema aparecer logo após a troca da placa. Mas foi logo após mesmo, coisa de instalar a placa e ligar o computador. Por isso, desconfio muito da placa (ou de algo diretamente relacionado a ela) e queria saber se você acredita que pode ser outra coisa totalmente diferente. O que você quis dizer com parada de kernel?


No tópico ali não é mostrada nenhuma solução...

Na verdade vamos fazer esse teste temporariamente:

Primeiro teste

sudo nano /etc/default/grub

Nessa linha do grub acrescente o nomodeset

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash nomodeset"

E depois salve (control + X para Sair aí ele vai perguntar se quer salvar e aí vc salva)

depois

sudo update-grub (se vc esquecer esse comando babou)

Depois disso dê um boot (é necessário) e entre nos sites de flash
« Última modificação: 28 de Julho de 2010, 15:17 por TiagoF »

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: [Problemas com travamento] Placa Zogis 9400GT, Flash ou outra causa?
« Resposta #9 Online: 28 de Julho de 2010, 15:17 »
Qual é o seu kernel?? Dá um uname -a aí (E sem o boot o travamento persiste pois isso só é lido no boot...)
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline TiagoF

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
    • Ver perfil
Re: [Problemas com travamento] Placa Zogis 9400GT, Flash ou outra causa?
« Resposta #10 Online: 28 de Julho de 2010, 15:19 »
Na verdade, assim que terminou o update-grub, dei reboot.

Meu kernel: 2.6.32-24-generic.

Saída do uname -a:

Código: [Selecionar]
Linux lampiao 2.6.32-24-generic #38-Ubuntu SMP Mon Jul 5 09:20:59 UTC 2010 x86_64 GNU/Linux

Qual é o seu kernel?? Dá um uname -a aí (E sem o boot o travamento persiste pois isso só é lido no boot...)

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: [Problemas com travamento] Placa Zogis 9400GT, Flash ou outra causa?
« Resposta #11 Online: 28 de Julho de 2010, 15:33 »
Então vamos ao teste dois...

Faça o mesmo que antes mais troque o nomodeset por acpi_skip_timer_override

Isso tem dado certo com alguns usuários (se não der certo teremos que apelar)

EDIT1 - Só espero que o seu caso não seja igual ao meu, que só resolve um 2.6.34.1 com patches de ext4

« Última modificação: 28 de Julho de 2010, 15:50 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline TiagoF

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
    • Ver perfil
Re: [Problemas com travamento] Placa Zogis 9400GT, Flash ou outra causa?
« Resposta #12 Online: 28 de Julho de 2010, 15:46 »
Cara, aparentemente, esse último resolveu a parada. Digo aparentemente, porque ainda estou navegando aqui, abrindo vários sites para ter certeza. Mas já agradeço.  

EDIT: Vou colocar o [Resolvido]. Se der bronca, volto aqui. Mais uma vez, obrigado.



Então vamos ao teste dois...

Faça o mesmo que antes mais troque o nomodeset por acpi_skip_timer_override

Isso tem dado certo com alguns usuários (se não der certo teremos que apelar)

EDIT1 - Só não espero que o seu caso não seja igual ao meu, que só resolve um 2.6.34.1 com patches de ext4


« Última modificação: 28 de Julho de 2010, 15:54 por TiagoF »

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: [Problemas com travamento] Placa Zogis 9400GT, Flash ou outra causa?
« Resposta #13 Online: 28 de Julho de 2010, 15:54 »
Citar
Cara, aparentemente, esse último resolveu a parada. Digo aparentemente, porque ainda estou navegando aqui, abrindo vários sites para ter certeza. Mas já agradeço. 

Se continuar travando aí, volta ao tópico e posta... que aí continuamos.

Na verdade é um bug do kernel e isso ameniza bastante. O meu resolveu com isso e por enquanto com o 2.6.34.1 está tranquilo.
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline TiagoF

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
    • Ver perfil
Re: [Problemas com travamento] Placa Zogis 9400GT, Flash ou outra causa?
« Resposta #14 Online: 28 de Julho de 2010, 15:58 »
Bom, acho que eu me precipitei na comemoração. Eu estava verificando no Firefox e estava - aparentemente - normal. Abri mais uma aba enquanto também abria o Opera e começava a testa-lo. O travamento foi imediato.  ???


Citar
Cara, aparentemente, esse último resolveu a parada. Digo aparentemente, porque ainda estou navegando aqui, abrindo vários sites para ter certeza. Mas já agradeço. 

Se continuar travando aí, volta ao tópico e posta... que aí continuamos.

Na verdade é um bug do kernel e isso ameniza bastante. O meu resolveu com isso e por enquanto com o 2.6.34.1 está tranquilo.