Autor Tópico: [Resolvido!] Acessar arquivos da rede windows  (Lida 1418 vezes)

Offline Astromanvk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
[Resolvido!] Acessar arquivos da rede windows
« Online: 28 de Julho de 2010, 13:32 »
boa tarde, sou iniciante logo vou postar nos iniciantes.

>> estou usando o ubuntu pela primeira vez. estou gostando muito. ja usei um antigo conectiva com star office ha muito tempo atras, mas nunca me meti nas configurações...

tenho uma rede na empresa com impressoras compartilhadas em maquinas windows, impressoras wireless, servidor de arquivos (linux). as maquinas windows só cloco dhcp e o grupo de trabalho JBT e ja esta tudo funcionando, todo mundo criando, copiando, apagando arquivos no servidor e imprimindo nas impressoras compartilhadas.

no ubuntu a internet funciona perfeitamente, as impressoras wireless também funcionam perfeitamente, são encontradas de primeira pelo Sistema > Administração > Impressão.

porém não consigo de acessar a rede do grupo de trabalho, não vejo as maquinas nem as impressoras, a rede é aberta, não tem senha, ip dinamico dhcp na maioria delas. consigo ver as maquinas pelo nautilus com ctrl+L e digitando smb://172.23.0.100 que é meu servidor de arquivos.

tenho o samba instalado mas nao sei configurar e as pesquisas q fiz nao me esclareceram muito. se tento acessar a Rede Windows no clicando pelo nautilus apare a mensagem de que Não Foi Possível Montar...

Edit:
Quero ser apenas uma estação comum, um cliente, nao quero ser server.

« Última modificação: 30 de Julho de 2010, 15:23 por Astromanvk »

Offline Danne

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
  • Comofas/
    • Ver perfil
    • Danne MCA
Re: Acessar arquivos da rede windows
« Resposta #1 Online: 28 de Julho de 2010, 17:26 »
Sempre que precisei acessar alguma máquina na rede fazia por smb://ip.da.maquina.

Quando usei o Ubuntu pela primeira vez, tentei ir pelo ícone de rede em "Computador", mas ele nunca mostrava as máquinas da rede, então desisti de buscar uma solução quando descobri esse "atalho". O smb://ip. me satisfaz :P
Ubuntu Netbook Remix
Asus Eee pc 1000h

Offline Astromanvk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Acessar arquivos da rede windows
« Resposta #2 Online: 29 de Julho de 2010, 11:42 »
para mim ok, uma questao de costume,

mas penso em expandir o ubuntu para outros usuarios aki na empresa, usuarios comuns, e como convence-los que o linux pode ser melhor q o windows se é mais complicado de ser utilizado... e nao teria pq o ubuntu nao ver a rede windows e acessar os arquivos nos cliques...

Offline Astromanvk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Acessar arquivos da rede windows
« Resposta #3 Online: 30 de Julho de 2010, 15:22 »