1 - Primeiramente, o que ocorreu (...rs)?
Se vc não repetiu o comando, nada --- os comandos do iwconfig não são permanentes. Mas o fato de ter melhorado de repente abre outras possibilidades da origem do problema.
2 - Eu fiz o comando "iwconfig wlan0 rate 11M", mesmo depois de ter notado que a internet melhorou. Eu deixo assim mesmo, ou seria melhor desfazer alguma coisa?
Esse comando seria pra forçar um modo "estável", mas ainda assim acima do que vc vinha obtendo antes (0Mbps, 1Mbps). Agora que está funcionando, esse modo vai apenas deixar sua rede mais lenta (como vc mesmo notou). Pra cancelar esse comando:
sudo iwconfig wlan0 rate auto
E lembrando que os comandos do iwconfig não são permanentes, ao rebootar sua conexão deve voltar ao normal (seleção de taxa de transferência automática).
3 - Quais as partes mais importantes que você analiza na saída do "iwconfig wlan0"?
Ótima pergunta.
wlan0 IEEE 802.11[b]bgn[/b](1) [B]ESSID:"RAUL_VAIO"[/b] (2)
Mode:Managed [b]Frequency:2.462 GHz[/b](3) Access Point: 00:27:19:CE:FD:A6
[b]Bit Rate=11 Mb/s[/b](4) [b]Tx-Power=20 dBm[/b](5)
Retry long limit:7 RTS thr:off Fragment thr:off
Encryption key:off
Power Management:off
[b]Link Quality=44/70[/b](6) [b]Signal level=-66 dBm[/b](7)
Rx invalid nwid:0 Rx invalid crypt:0 Rx invalid frag:0
Tx excessive retries:0 Invalid misc:0 Missed beacon:0
(1) 801.11bgn - Por esse "bgn" eu sei que sua interface "fala" os três padrões dominantes (802.11b, 802.11g e 802.11n).
(2) ESSID: "RAUL_VAIO" - Por esse valor eu vejo que sua rede wireless foi localizada e identificada.
(3) Frequency:2.462 GHz - Por esse valor eu sei que você está usando o canal 11 [e não 6, como eu havia escrito antes].
(4) Bit Rate=11 Mb/s - Por esse valor eu tenho uma idéia da força/qualidade do seu sinal. A taxa de transferência se ajusta ao sinal, quanto melhor o sinal, maior a taxa, e vice-versa.
(5) Tx-Power=20 dBm - A interface tem que adaptar o nível do sinal à distância estimada do roteador.
(6) Link Quality=44/70 - Esse é quente, por ele eu sei se o seu sinal está fraco ou forte.
(7) Signal level=-66 dBm - Comparação entre o sinal que você recebe e o que seria o sinal ideal, máximo.