isto não resolve....
coloquei o kubuntu na verdade... instalei o firefox e o proxy TOR....
Só isto me custou 800 megas no pendrive. algo deve estar errado.
Como já havia falado antes, ainda não entendo muito bem a lógica dessa forma de instalação no Ubuntu num pendrive para ser usar como um livependrive com a capacidade de se instalar e configurar coisas nele que não se perdem depois do reboot, ou seja, ficam gravadas permanentemente até o limite para isso, é claro. Aí lendo o link:
http://www.gdhpress.com.br/blog/ubuntu-em-pendrives/bem nesta parte:
Essa opção criar um arquivo chamado "casper-rw" no diretório raiz do CD, que é na verdade uma imagem de loopback, que é montada usando o UnionFS, o mesmo sistema que era usado no Knoppix (e outros live-CDs anteriores) para permitir salvar as configurações ao rodar a partir do CD. Este pequeno truque é o principal responsável por permitir que o sistema seja capaz de salvar as alterações, mesmo sendo instalado em uma partição FAT.
e nessa outra:
A vantagem dessa abordagem, em relação a uma instalação tradicional do sistema é que a "instalação" consome muito menos espaço no pendrive, já que a imagem do sistema é copiada de forma compactada. Isso permite que a instalação ocupe apenas 700 MB do pendrive (mais o espaço reservado à imagem de loopback), em vez de ocupar 2.3 GB como uma instalação regular do Ubuntu. Isso permite que você faça a instalação até mesmo em pendrives de 1 GB, ficando ainda com quase 300 MB livres para os arquivos e configurações.
Lembrei do que o VirtualBox faz que é criar um arquivo com extensão
.vdi que representa o HD virtual e como opção de criação padrão ele o define como um arquivo dinâmico, ou seja, inicialmente de valor zero que vai crescendo até atingir o valor que você determinou como tal, então esse arquivo
casper-rw do pendrive deve ser a mesma coisa, ou seja, um arquivo dinâmico que inicialmente tem tamanho zero, mas que vai crescendo até o limite que vc reservou para gravação de configurações do Ubuntu no pendrive, então quando vc instala coisas nele o arquivo dinâmico cresce, mas se vc remove posteriormente, ele não retorna ao valor zero, mesmo que não tenha mais nada do que vc gravou anteriormente ainda instalado, mas isso não significa que perdeu esse espaço, talvez ele preencha com zeros, sei lá, por isso eu te pergunto como vc encontra essa informação que perdeu 800MB com poucas coisas instaladas e mesmo após usar o comando
sudo apt-get clean, não seja mais possível usar o pendrive.
Digamos que vc estabeleceu um espaço de 1GB para gravação aí instalou 500MB e depois se arrependeu e mandou desinstalar esse conteúdo, mas ao verificar o pendrive constou que ele só tem (1024MB - 500MB) a diferença de espaço. Imagino que seja por que inicialmente o arquivo tinha valor zero e dinamicamente aumentou para os 500MB e mesmo que vc tenha removido, o arquivo dinâmico não volta a zero, mas não significa que vc não possa usar aqueles 500MB já usados anteriormente e apagado. Imagino algo assim para explicar o que está ocorrendo.
Agora tudo isso são só suposições de quem não entende, talvez alguém mais esclarecido no assunto possa definitivamente dar a razão correta disso tudo.