Autor Tópico: Criar Grupo de Trabalho  (Lida 8117 vezes)

Offline Ogaiht

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Criar Grupo de Trabalho
« Online: 08 de Setembro de 2010, 18:47 »
Olá! Gostaria de saber como faço para criar um ambiente de rede. Tenho 20 desktop's linux Ubuntu (Linux Educacional)

Vlw galera abraçooos

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Criar Grupo de Trabalho
« Resposta #1 Online: 08 de Setembro de 2010, 18:55 »
Teoricamente basta apenas instalar o pacote Samba em cada um desses desktops. Teoricamente.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Ogaiht

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Criar Grupo de Trabalho
« Resposta #2 Online: 08 de Setembro de 2010, 19:12 »
e onde consigo esse pacote samba ??

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Criar Grupo de Trabalho
« Resposta #3 Online: 08 de Setembro de 2010, 19:57 »
No gerenciador de softwares, instalando por linha de comando, o abrindo o URL apt://samba em seu navegador.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: Criar Grupo de Trabalho
« Resposta #4 Online: 09 de Setembro de 2010, 18:20 »
A parte complicada eh justamente a configuração do samba , infelizmente não sei como configurar tal portanto n posso lhe ajudar , mas a internet está abarrotada de tutoriais ensinando a configurar o samba , talvez tenhamos ate aqui no forum algo do tipo.
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Criar Grupo de Trabalho
« Resposta #5 Online: 09 de Setembro de 2010, 20:09 »
Teoricamente basta apenas instalar o pacote Samba em cada um desses desktops. Teoricamente.

Se todos os micros são Ubuntu não é necessário o samba, pois este é para comunicação entre micros Windows/Linux e vice-versa.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Criar Grupo de Trabalho
« Resposta #6 Online: 10 de Setembro de 2010, 00:59 »
Citar
A parte complicada eh justamente a configuração do samba , infelizmente não sei como configurar tal portanto n posso lhe ajudar , mas a internet está abarrotada de tutoriais ensinando a configurar o samba , talvez tenhamos ate aqui no forum algo do tipo.
Não, não é complicado não... no máximo ele vai ter que configurar o nome do grupo de trabalho, se não quiser usar o default (WORKGROUP). Pq a configuração default do samba já é suficiente pras máquinas se acharem, e os usuários criarem compartilhamentos pessoais. E pro resto, há o SWAT (apt://swat).

Citar
Se todos os micros são Ubuntu não é necessário o samba, pois este é para comunicação entre micros Windows/Linux e vice-versa.
Ele ter sido criado pra trabalhar em redes mistas não quer dizer que ele não funcione em redes com todas as máquinas Ubuntu ou Linux. Pelo contrário, ele funciona, e funciona bem.

E pra ser sincero, acho que ele é mais fácil de configurar, e até mais seguro, que a alternativa nativa (NFS).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D