Autor Tópico: Windows, talvez seja a melhor opção pra mim!  (Lida 5586 vezes)

Offline sopiseiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Windows, talvez seja a melhor opção pra mim!
« Online: 12 de Agosto de 2010, 10:08 »
 Galera to pensando em voltar para o windows ativar aquela chave do XP PRO que tenho e ser feliz novamente, to usando o Ubuntu 10.04 a alguns dias mesmo sabendo que no passado tive sérios problemas com ele.

Sei que meu note não ajuda ele a funcionar direito, tenho o maior lixo de hardware que pode existir, video SiS671 e rede wireless rtl8187b então já da pra ver por que to bravo...

Gosto muito do mundo Linux, mas no meu note não consigo assistir a videos em fullscreen, quando emulo jogos do SNES em tela cheia a coisa fica parecendo uma carroça...isso mesmo nem joguinhos do SNES.

Sei que isso não é culpa do Ubuntu, mas pelo menos no XP consegui jogar Underground com bons graficos...

Então fica a pergunta que não quer se calar tem como eu melhorar o desempenho do meu video para ao menos assistir filmes em fullscreen decentemente...

To muito triste e desanimado... Obs note Positivo (negativo ¬¬) 1455
Editar   Apagar

Offline mpmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 516
  • Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Windows, talvez seja a melhor opção pra mim!
« Resposta #1 Online: 12 de Agosto de 2010, 10:14 »
Cara, na minha opinião não existe melhor ou pior sistema operacional. O que vai ditar essas conclusões são nossas necessidades.
Como um recursos adicional recomento que faça um teste com seu note usando o Debian Lenny 5.05 (versão estável).
Talvez alguma coisa mude...
« Última modificação: 12 de Agosto de 2010, 10:19 por mpmoraes »
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

Offline sopiseiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Windows, talvez seja a melhor opção pra mim!
« Resposta #2 Online: 12 de Agosto de 2010, 10:23 »
opa, o embasamento e só para melhorar muita pergunta

o que quero mesmo saber é se existe a possibilidade de melhorar o meu vídeo...
já que essa e a meu ver o problema que mais tenho necessidade

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Windows, talvez seja a melhor opção pra mim!
« Resposta #3 Online: 12 de Agosto de 2010, 10:27 »
Se o problema é a nível de hardware não adianta insistir, pois todos nós sabemos o quanto SiS é ruim no linux e se o desempenho "possível" de tal hardware no linux não satisfaz ao colega o melhor mesmo é usar o que satisfaz que no caso seria o Windows XP. Não adianta chover no molhado!

Quando muito você poderia usar o dual-boot para quem sabe um dia (acho muito difícil) tal hadware passar a ter um suporte melhor no linux.

Como um outro colega já falou aqui no fórum, na dúvida ao se comprar um notebook, escolha com tudo (ou quase tudo) Intel, principalmente na placa de video onboard que é a que melhor desempenho tem (entre as onboard), com menos dores de cabeça.
« Última modificação: 12 de Agosto de 2010, 10:32 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline sopiseiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Windows, talvez seja a melhor opção pra mim!
« Resposta #4 Online: 12 de Agosto de 2010, 10:30 »
Ok, mas seguinte

meu video está muito ruim emulando SNES com o emulador em resolução 640x480 fica fica muito lento...

Outros que tem placa SiS671 tem o mesmo problema quanto o meu, ou seja, o video fica ruim nesse ponto?

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Windows, talvez seja a melhor opção pra mim!
« Resposta #5 Online: 12 de Agosto de 2010, 10:32 »
Ok, mas seguinte

meu video está muito ruim emulando SNES com o emulador em resolução 640x480 fica fica muito lento...

Outros que tem placa SiS671 tem o mesmo problema quanto o meu, ou seja, o video fica ruim nesse ponto?

Tem uma dica acho que aqui mesmo no fórum ou no google sobre um driver para a placa da SiS que uma distro em particular usa ao qual não lembro no momento seu nome, mas fornece aceleração para esta placa, não sei se você já fez isso e continua ruim. Procure no fórum e no google.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline Glauco Hass

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 416
    • Ver perfil
Re: Windows, talvez seja a melhor opção pra mim!
« Resposta #6 Online: 12 de Agosto de 2010, 10:41 »
Olha, amigo. Você certamente vai conseguir resolver todos esses problemas em seu notebook, mas vai dar muito trabalho, muito trabalho mesmo. Minha cunhada teve um Positivo e foi um desafio e tanto colocar tudo pra funcionar, a ponto de não valer a pena, exceto pelo aprendizado.
Infelizmente as pessoas compram computadores ou suas peças pensando somente no preço, esquecendo que um dia vão precisar de qualidade de equipamento. E o pior é que a diferença de valores nem é tão grande assim. Dá pra ter um equilíbro entre preço e qualidade.
Então, conselho de quem já passou pela tarefa de configurar essas máquinas cheias de win-hardware, instale um windows xp da vida e aproveite para investir seu tempo em conseguir um dinheirinho e trocar de notebook. Acer, HP, Dell... Até onde sei, são as melhores máquinas para se investir. Vão funcionar incrivelmente bem, tanto com Windows quanto com Linux. E aí sim você terá a sensação de que o dinheiro foi bem empregado.
Não quero te desanimar, não é isso. Talvez você seja perseverante como eu fui, mas se essa é a sua primeira experiência no mundo do Linux, também pode ser frustrante insistir, vai passar uma sensação equivocada de que as coisas aqui não funcionam bem.

Offline sopiseiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Windows, talvez seja a melhor opção pra mim!
« Resposta #7 Online: 12 de Agosto de 2010, 10:48 »
mas pessoal alguem tem essa placa pra me falar, pois instalei o drive 2d e a resolução ficou otima...
em outros post vi a galera falando que conseguirão bons resultados com essa placa mesmo sendo lixo

mas o q me incomoda e o fato de não conseguir assistir video em tela cheia...

Offline Glauco Hass

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 416
    • Ver perfil
Re: Windows, talvez seja a melhor opção pra mim!
« Resposta #8 Online: 12 de Agosto de 2010, 11:09 »
Para tentar resolver essa questão dos vídeos em tela cheia, instale o VLC e alterne entre as saídas de vídeo, no menu Ferramentas->Preferências e depois clicando em Vídeo. Ele fornece uma série de opções e de repente uma delas serve pra você.

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Windows, talvez seja a melhor opção pra mim!
« Resposta #9 Online: 12 de Agosto de 2010, 11:29 »
Mesmo modelo de notebook que tenho, quanto a jogos não posso dizer nada, mas quanto ao vídeo, na época que comprei fiz isso:

http://blog.ffelix.eti.br/dicas-linux/ubuntu-9-10-xorg-conf-sis-771671-problemas/

Na versão atual do Ubuntu não testei pois estou usando Debian atualmente.

Offline phaleixo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 369
  • No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade.
    • Ver perfil
Re: Windows, talvez seja a melhor opção pra mim!
« Resposta #10 Online: 12 de Agosto de 2010, 12:47 »
ola,quanto a resolucao/desempenho do video placa sis 771/671 instale o driver video sis(sim existe drive sis para linux) para isto baixe o drive 32 bits neste link:
http://ajoliveira.com/ajoliveira/gen/bin/sis_driver_32-bit_10.04.tar.gz
Baixe tambem o xorg configurado neste link:
http://ajoliveira.com/ajoliveira/gen/bin/xorg.conf.tar.gz
Obs:baixe estes dois arquivos na sua pasta pessoal(home) assim fica mais facil de instalar
Abra um terminal e execute(copie e cole) como usuario normal sem o sudo o comando abaixo:
cd /etc/X11/
depois execute(copie e cole)estes comandos:
sudo cp /home/sis_driver_* ./
sudo cp /home/xorg.conf.tar.gz ./
sudo tar zxvf sis_driver_*
sudo tar zxvf xorg.conf.tar.gz

Até este passo já baixamos e descompactamos os arquivos no diretório padrão. O arquivo do xorg.conf já esta nele. Quanto ao arquivo do driver, vamos copiá-lo para o seu destino. Dentro de /etc/X11/ foi criado um diretório 32-bit

Entre no diretorio criado para isto execute no terminal:
cd 32-bit/
e agora copie os arquivos que faltam com o comando:
sudo cp sis671_drv.* /usr/lib/xorg/modules/drivers

agora o só reiniciar o note que vc ja deve ter um melhor desempenho do video

fonte: http://www.vivaolinux.com.br/dica/Driver-SIS-671-771-+-Xorg-no-Ubuntu-10.04-Lucid-Lynx
No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade.

Offline gandaran

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 186
  • Ubuntu 16.04
    • Ver perfil
Re: Windows, talvez seja a melhor opção pra mim!
« Resposta #11 Online: 12 de Agosto de 2010, 16:16 »
veja isto, pode ser que este driver lhe resolva o problema
http://www.winischhofer.eu/linuxsispart4.shtml#download

clodoaldops

  • Visitante
Re: Windows, talvez seja a melhor opção pra mim!
« Resposta #12 Online: 12 de Agosto de 2010, 18:51 »
Vai de xp mesmo.
Deixei de comprar certos notebooks por causa do hardware pois pretendia instalar linux.
O melhor SO é aquele que funfa na sua makina!

Offline marcosalvesps

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 362
  • Seja Livre, use Linux!
    • Ver perfil
    • Teoria Nerd
Re: Windows, talvez seja a melhor opção pra mim!
« Resposta #13 Online: 12 de Agosto de 2010, 23:33 »
Vai de xp mesmo.
Deixei de comprar certos notebooks por causa do hardware pois pretendia instalar linux.
O melhor SO é aquele que funfa na sua makina!
+ 1

Exatamente!
Prefiro o Ubuntu, mais é claro que se não funcionasse no meu PC eu não ia usá-lo! Se o XP roda redondo, use-o!

A não ser que seja Piratex, comigo não rola!
Marcos Silva - http://www.teorianerd.com.br
Ubuntu 17.10 - 64 bits no Notebook Dell Inspiron 14 5000

Offline mpmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 516
  • Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Windows, talvez seja a melhor opção pra mim!
« Resposta #14 Online: 13 de Agosto de 2010, 08:15 »
Faz um teste com o "XP" do mundo linux. Tentar usar o Debian...
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW