Autor Tópico: Como configurar compartilhamento entre dois computadores numa rede interna? [Re]  (Lida 13403 vezes)

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Olá pessoal, recentemente comprei pela Internet um roteador DLink DI 524 Wireless.

Hoje chegou, e configurei corretamente o aparelho. Tenho em casa uma conexão de 350K e um Desktop com Ubuntu 10.04 LTS e um Notebook com Windows.

Tenho lido que para compartilhar arquivos e impressoras entre ambos preciso instalar o Samba. Já instalei e junto instalei o swat, mas não faço a mínima e como configurar isso.

Alguém pode dar uma ajuda simples e objetiva?
« Última modificação: 18 de Setembro de 2010, 20:08 por mhkgalvez »
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como configurar compartilhamento entre dois computadores numa rede interna?
« Resposta #1 Online: 13 de Agosto de 2010, 12:10 »
Ajuda simples e objetiva? Sim, claro, use a pesquisa.  :P ;D


Ah, vc quer alguma coisa mais imediata, não? OK.
Use o swat para configurar a máquina Linux para usar o mesmo grupo (workgroup) que o Windows. Depois, se quiser que o Windows acesse os arquivos na máquina Linux, é só usar o swat para criar compartilhamentos.

Ainda no próprio swat, certifique-se de que os serviços do Samba (smbd e nmbd) estão ativos.

A menos da configuração na máquina windows (que foge ao nosso escopo), isso deve ser suficiente.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Re: Como configurar compartilhamento entre dois computadores numa rede interna?
« Resposta #2 Online: 13 de Agosto de 2010, 18:42 »
Entendi. O problema é que já baixei o samba 4 e o swat. Só que não encontrei no swat nenhuma interface de configuração. Ele só mostra alguns status.

Nota: pra acessar o swat eu usei http://localhost:901

"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Re: Como configurar compartilhamento entre dois computadores numa rede interna?
« Resposta #3 Online: 14 de Agosto de 2010, 15:42 »
Descobri que para configurar o samba pelo swat tinha que logar como root. Até aí ok. Seguindo um tutorial do Morimoto - disponível em http://www.guiadohardware.net/tutoriais/samba-swat/pagina3.html - configurei o SAMBA pelo SWAT. O problema está que o Windows Vista do meu notebook não reconhece meu Desktop no mapeamento da rede. Alguém pode me ajudar?

Segue abaixo o arquivo /etc/samba/smb.conf

Citar
# Samba config file created using SWAT
# from UNKNOWN (127.0.0.1)
# Date: 2010/08/14 14:58:10

[global]
   workgroup = HOME
   server string = %h server (Samba, Ubuntu)
   map to guest = Bad User
   obey pam restrictions = Yes
   pam password change = Yes
   passwd program = /usr/bin/passwd %u
   passwd chat = *Enter\snew\s*\spassword:* %n\n *Retype\snew\s*\spassword:* %n\n *password\supdated\ssuccessfully* .
   unix password sync = Yes
   syslog = 0
   log file = /var/log/samba/log.%m
   max log size = 1000
   os level = 100
   preferred master = Yes
   dns proxy = No
   wins support = Yes
   usershare allow guests = Yes
   panic action = /usr/share/samba/panic-action %d
   hosts allow = 192.168.0.

[printers]
   comment = All Printers
   path = /var/spool/samba
   create mask = 0700
   printable = Yes
   browseable = No
   browsable = No

[print$]
   comment = Printer Drivers
   path = /var/lib/samba/printers

[Compartilhamento]
   comment = Compartilhamento de Arquivos
   path = /Compartilhamentos
   valid users = mhk
   read only = No
[printers]
   comment = All Printers
   path = /var/spool/samba
   create mask = 0700
   printable = Yes
   browseable = No
   browsable = No
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como configurar compartilhamento entre dois computadores numa rede interna?
« Resposta #4 Online: 14 de Agosto de 2010, 17:29 »
Confirme (no próprio Swat) que os serviços do Samba [smbd e nmbd] estejam ativos.

Confirme também que a máquina Windows esteja usando o mesmo workgroup (HOME).
« Última modificação: 14 de Agosto de 2010, 17:30 por zekkerj »
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Re: Como configurar compartilhamento entre dois computadores numa rede interna?
« Resposta #5 Online: 14 de Agosto de 2010, 17:46 »
Sim, estão.

Todos os três:

smbd:   running      
nmbd:   running      
winbindd:   running

grupo de trab.: estava WORKGROUP e mudei pra HOME.

Problema continua!
« Última modificação: 14 de Agosto de 2010, 18:22 por mhkgalvez »
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Re: Como configurar compartilhamento entre dois computadores numa rede interna?
« Resposta #6 Online: 14 de Agosto de 2010, 18:50 »
Veja o que aconteceu:

No vista, em "Central de Rede e Compartilhamento" eu desativei a proteção por senha da rede. Na hora, quando abri em "redes" ele reconheceu o desktop, "Matheus-Desktop". Só que quando abro ele, gera o erro: "O Windows não pode acessar \\MATHEUS-DESKTOP. Verifique a ortografia do nome. Caso contrário, pode ocorrer um problema na rede.(...) Código de erro: 0x80070035"

Aí eu fui e mudei no swat o nome da rede para MATHEUS. Reiniciei o Windows, liguei e desliguei a senha e ele voltou a reconhecer, mas somente como MATHEUS-DESKTOP, mesmo eu tendo mudado para MATHEUS.

Outro problema: percebi que sempre que reinicio o meu desktop o swat fica inacessível. Não adianta nem eu dar restart no xinetd. Para ele voltar eu tenho que desinstalar o swat e o xinetd e reinstalá-los. Por que será?
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como configurar compartilhamento entre dois computadores numa rede interna?
« Resposta #7 Online: 14 de Agosto de 2010, 21:55 »
Veja o que aconteceu:

No vista, em "Central de Rede e Compartilhamento" eu desativei a proteção por senha da rede. Na hora, quando abri em "redes" ele reconheceu o desktop, "Matheus-Desktop". Só que quando abro ele, gera o erro: "O Windows não pode acessar \\MATHEUS-DESKTOP. Verifique a ortografia do nome. Caso contrário, pode ocorrer um problema na rede.(...) Código de erro: 0x80070035"
Estou pesquisando sobre esse erro. Achei várias respostas, achei esta aqui muito interessante:
http://www.guiadohardware.net/comunidade/tutorial-rede/813471/
Citar
Mesagem de erro: 0x80070035 é falta de atualização no cliente, ou seja, digamos que vc está com Windows Vista e está tentando acessar o servidor com Windows Server, e vem a mensagem: "Código de Erro: 0x80070035, O caminho de rede não foi encontrado"

Verifique se o servidor ou o computador que está tentando acessar está devidamente atualizado.

Estes aqui também são interessantes:
http://social.answers.microsoft.com/Forums/pt-BR/w7networkpt/thread/2c6ef9e1-3e33-4c24-b826-9acdbedbfbd7
http://www.techsupportforum.com/networking-forum/networking-support/175665-solved-error-code-0x80070035-network-path-not-found.html

Citar
Aí eu fui e mudei no swat o nome da rede para MATHEUS. Reiniciei o Windows, liguei e desliguei a senha e ele voltou a reconhecer, mas somente como MATHEUS-DESKTOP, mesmo eu tendo mudado para MATHEUS.
E o Linux, chegou a reiniciar? Pq se não me engano tem q reiniciar o serviço nmbd pra registrar a troca do nome.

Citar
Outro problema: percebi que sempre que reinicio o meu desktop o swat fica inacessível. Não adianta nem eu dar restart no xinetd. Para ele voltar eu tenho que desinstalar o swat e o xinetd e reinstalá-los. Por que será?
xinetd? Jurava que o swat era baseado no "openbsd-inetd"...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Re: Como configurar compartilhamento entre dois computadores numa rede interna?
« Resposta #8 Online: 15 de Agosto de 2010, 12:23 »
Citar
xinetd? Jurava que o swat era baseado no "openbsd-inetd"...
No tutorial que eu citei do Morimoto, ele diz que pode-se usar o xinetd sem problemas. Depois vou tentar instalar o inetd para ver se funciona bem.

Outra coisa: sempre que eu inicio o PC, um dos serviços do samba começa por padrão desatualizado.

Como faço, sem usar o swat, para inicializá-los?

Citar
http://social.answers.microsoft.com/Forums/pt-BR/w7networkpt/thread/2c6ef9e1-3e33-4c24-b826-9acdbedbfbd7

Vi isso aí e o serviço de "Auxiliar NetBios por TCP/Ip" já está, por padrão, habilitado.

No link http://www.techsupportforum.com/networking-forum/networking-support/175665-solved-error-code-0x80070035-network-path-not-found.html está escrito:

Citar
If you encounter difficulties accessing computers that are visible in Network Neighborhood, make sure the computer being accessed has an account with the same name/password as the system connecting to it uses to login.

No servidor samba, eu configurei uma conta de usuário (também no ubuntu) chamada mhk. No Vista, do notebook, não tem esse usuário. Será que tem algum problema?

Por último:

Citar
Verifique se o servidor ou o computador que está tentando acessar está devidamente atualizado.

Como ver isso se o servidor usado é o Samba, e não um servidor Windows normal?

----------

Acabei de ligar o Linux. Desta vex o windows nao reconhece nem a maquina como Matheus nem como Matheus-Desktop...  ??? ??? >:(
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Re: Como configurar compartilhamento entre dois computadores numa rede interna?
« Resposta #9 Online: 15 de Agosto de 2010, 12:36 »
Desinstalei o SWAT e o XINETD. Reinstalei o SWAT e o OpenBSD-inetd

Resultado: ao reinciar, o swat continua indisponível. Mas, pelo menos, não preciso reinstalar os dois serviços. Basta dar um start no openbsd-inetd usando:

Código: [Selecionar]
sudo service openbsd-inetd start
Então, isso gera mais duas perguntas secundárias:

-> Como iniciar o openbsd-inetd automaticamente?
-> Qual o arquivo de configuração dele? É o /etc/inetd.conf?
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como configurar compartilhamento entre dois computadores numa rede interna?
« Resposta #10 Online: 15 de Agosto de 2010, 14:13 »
No tutorial que eu citei do Morimoto, ele diz que pode-se usar o xinetd sem problemas. Depois vou tentar instalar o inetd para ver se funciona bem.
Não que não possa usar o xinetd, mas a instalação do swat já instala e configura automaticamente o openbsd-inetd (pelo menos na minha máquina de testes foi assim).

Citar
Outra coisa: sempre que eu inicio o PC, um dos serviços do samba começa por padrão desatualizado.
Como faço, sem usar o swat, para inicializá-los?
sudo update-rc.d nmbd defaults
sudo update-rc.d smbd defaults


Citar
Citar
http://social.answers.microsoft.com/Forums/pt-BR/w7networkpt/thread/2c6ef9e1-3e33-4c24-b826-9acdbedbfbd7

Vi isso aí e o serviço de "Auxiliar NetBios por TCP/Ip" já está, por padrão, habilitado.

No link http://www.techsupportforum.com/networking-forum/networking-support/175665-solved-error-code-0x80070035-network-path-not-found.html está escrito:

Citar
If you encounter difficulties accessing computers that are visible in Network Neighborhood, make sure the computer being accessed has an account with the same name/password as the system connecting to it uses to login.

No servidor samba, eu configurei uma conta de usuário (também no ubuntu) chamada mhk. No Vista, do notebook, não tem esse usuário. Será que tem algum problema?
Eu acho que tem sim. Por via das dúvidas, crie os mesmos usuários nos dois sistemas.

Citar
Citar
Verifique se o servidor ou o computador que está tentando acessar está devidamente atualizado.

Como ver isso se o servidor usado é o Samba, e não um servidor Windows normal?
Você pode configurar o Samba pra se identificar como uma versão mais nova do windows.

Citar
Acabei de ligar o Linux. Desta vex o windows nao reconhece nem a maquina como Matheus nem como Matheus-Desktop...  ??? ??? >:(
Você confirmou que, nesse momento, o servidor nmbd estava ativo?

Desinstalei o SWAT e o XINETD. Reinstalei o SWAT e o OpenBSD-inetd

Resultado: ao reinciar, o swat continua indisponível. Mas, pelo menos, não preciso reinstalar os dois serviços. Basta dar um start no openbsd-inetd usando:

Código: [Selecionar]
sudo service openbsd-inetd start
Então, isso gera mais duas perguntas secundárias:

-> Como iniciar o openbsd-inetd automaticamente?

sudo update-rc.d openbsd-inetd defaults

Citar
-> Qual o arquivo de configuração dele? É o /etc/inetd.conf?
Sim, esse mesmo.
« Última modificação: 01 de Setembro de 2010, 11:28 por zekkerj »
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Re: Como configurar compartilhamento entre dois computadores numa rede interna?
« Resposta #11 Online: 15 de Agosto de 2010, 14:33 »
Resultados:

a) Acabei de criar, no Windows, uma conta chamada mhk com a mesma senha da conta no Linux e no Samba. Ao logar nesta conta, o meu Desktop foi reconhecido, desta vez, com o nome de MATHEUS. Mesmo antes de logar, os serviços do samba estavam rodando normalmente. O problema é que o erro

O Windows não pode acessar \\MATHEUS. Verifique a ortografia do nome. Caso contrário, pode ocorrer um problema na rede.(...) Código de erro: 0x80070035

persiste!

---------------

b)
Citar
Você pode configurar o Samba pra se identificar como uma versão mais nova do windows.

Como faço isso?

---------------
Citar
Desinstalei o SWAT e o XINETD. Reinstalei o SWAT e o OpenBSD-inetd

Resultado: ao reinciar, o swat continua indisponível. Mas, pelo menos, não preciso reinstalar os dois serviços. Basta dar um start no openbsd-inetd usando:

Código:
sudo service openbsd-inetd start

Então, isso gera mais duas perguntas secundárias:

-> Como iniciar o openbsd-inetd automaticamente?

sudo update-rc.d openbsd-inetd defaults

Citar
-> Qual o arquivo de configuração dele? É o /etc/inetd.conf?
Sim, esse mesmo.

Vamos deixar esta situação secundária do inetd e do swat para depois, senão fica muito desorganizado. Um problema de cada vez.  :P :P

E então, amigo zekkerj, mais alguma idéia?  ;D
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como configurar compartilhamento entre dois computadores numa rede interna?
« Resposta #12 Online: 15 de Agosto de 2010, 19:31 »
Estou vendo aqui, parece que o Vista exige que a autenticação dos outros parceiros seja feita com NTLMv2, e o Samba tenta fazer em LANMAN, por isso o erro.
http://www.google.com/search?q=ubuntu+samba+vista+ntlmv2

Os links que eu vi até agora todos apontam pra alteração no Vista, pra que ele aceite autenticação NTLMv1 (usada no XP). Mas isso na verdade diminui a segurança.
Eu acho que o mais correto seria configurar o Samba pra subir o nível de segurança, com a diretiva

client ntlmv2 auth = yes

na seção global. Mas isso vai trazer um efeito colateral: você não vai mais conseguir se conectar com estações XP e NT, e o modo "security = share" não vai mais funcionar (na verdade isso é uma vantagem, não um problema).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Re: Como configurar compartilhamento entre dois computadores numa rede interna?
« Resposta #13 Online: 15 de Agosto de 2010, 23:20 »
Vou testar amanhã estas mudanças. Posto os resultados assim que os tiver.

"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Re: Como configurar compartilhamento entre dois computadores numa rede interna?
« Resposta #14 Online: 18 de Agosto de 2010, 20:12 »
Nada feito. Problema persiste! >:( >:(
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."