Autor Tópico: Instalação , /home, windows xp/2000, partição!  (Lida 3768 vezes)

andre Foad

  • Visitante
Instalação , /home, windows xp/2000, partição!
« Online: 11 de Junho de 2006, 18:51 »
Ola a todos.

Sou novato aqui no fórum e sou novato nesse mundo do linux! Tenho várias dúvidas e gostaria da ajuda de todos. Já andei procurando algumas coisas no fórum a respeito das minhas dúvidas, que são pertinentes, e não achei algo satisfatório ainda! Então resolvi postar esse tópico!

Bem já baixei o ubuntu 6.06 desktop i386 e preciso saber de algumas coisas antes de instalá-lo e fazer alguma besteira!

São perguntas de iniciantes.

A primeira delas é a seguinte: tenho um hd de 80GB, gostaria de saber qual o tamanho das partições idéias para a instalação e uso do ubuntu e do win XP/2000 que vou instalar na minha máquina, com 512 de memória DDR333. Bem ai me perguntam, qual a minha necessidade? Bem, a minha necessidade é migrar pro linux e deixar de usar o Windows, só que, como sou iniciante quero ir aos poucos até me acostumar com o linux e deixar de ir usando o Windows, por isso ainda quero os dois sistema operacionais na minha máquina.

A segunda dúvida é a seguinte: ainda não consegui entender direito como funciona o "/home", seria o lugar onde os arquivos pessoas ficam, certo? Nessa parte tenho várias dúvidas. A primeira delas é na instalação: quando o linux é instalado os arquivos do sistema ficam no mesmo lugar que o "/home"? Eu preciso ter duas partições, uma pro "/home" e outra pro sistema linux? O "/home" pode ser lido/gravado/modificado quando eu estiver usando o Windows e vice e versa, quando eu tiver usando o linux ubuntu poderei acessar as pastas dos arquivos pessoais na partição que o Windows estiver instalado? Eu já tenho uma outra máquina com um hd de 40Gb sendo que 25Gb estão na partição onde o Windows XP está instalado e 15 GB em outra partição. Eu quero instalar o linux ubuntu nessa partição de 15GB, eu terei que criar outra partição para o “/home”? O que eu preciso fazer antes de instalar o linux ubuntu nessa partição, há alguma dica ou alguma precaução que eu devo tomar antes e durante o processo de instalação?

A terceira dúvida é a seguinte: alguns amigos, quando perguntei a eles, não souberam me responder direito. Na instalação do linux ubuntu precisa escolher um "swap", o que é e pra que serve? Aconselharam-me escolher acima de 500Mb. Esses 500Mb ficamos separados para o swap e inutilizados como espaço para outros aplicativos ou armazenamento de arquivos? Qual o tamanho aconselhável pro swap?

A quarta dúvida é a seguinte: Qual é o aconselhável, instalar primeiro o Windows ou o linux? Ou tanto faz? Bem o que eu li sobre o software de partição que o linux ubuntu possui ainda não é razoavelmente bom e o aconselhado é criar as partições antes da instalação. Isso procede?

Espero a ajuda de todos e com certeza estarei postando mais dúvidas de iniciantes dessa até me sentir confiante a instalar o linux na minha máquina.

Obs.: Eu pretendo começar tudo do zero, vou fazer um backup da minha máquina atual e instalar tudo do zero, o Windows XP/2000 e o linux ubuntu.

Desculpem-me se já postaram dúvidas iguais a essas mas o que eu encontrei no fórum ainda, por mais que eu sei que tais informações que procuro já existam, ainda não foram satisfatórias. Continuarei procurando informações sobre minhas dúvidas, mas agradeceria se alguém pudesse me ajudar com essas que postei aqui!



 :?:  :?:  :?:

Desde já agradeço!

Offline migraineboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Re: Instalação , /home, windows xp/2000, partição!
« Resposta #1 Online: 11 de Junho de 2006, 19:22 »
Citação de: "andre Foad"
Ola a todos.

Sou novato aqui no fórum e sou novato nesse mundo do linux! Tenho várias dúvidas e gostaria da ajuda de todos. Já andei procurando algumas coisas no fórum a respeito das minhas dúvidas, que são pertinentes, e não achei algo satisfatório ainda! Então resolvi postar esse tópico!

Bem já baixei o ubuntu 6.06 desktop i386 e preciso saber de algumas coisas antes de instalá-lo e fazer alguma besteira!

São perguntas de iniciantes.

A primeira delas é a seguinte: tenho um hd de 80GB, gostaria de saber qual o tamanho das partições idéias para a instalação e uso do ubuntu e do win XP/2000 que vou instalar na minha máquina, com 512 de memória DDR333. Bem ai me perguntam, qual a minha necessidade? Bem, a minha necessidade é migrar pro linux e deixar de usar o Windows, só que, como sou iniciante quero ir aos poucos até me acostumar com o linux e deixar de ir usando o Windows, por isso ainda quero os dois sistema operacionais na minha máquina.


Bom, sou tão iniciante quanto vc, bom talvez só um pouco menos, mas vou dar dicas que apliquei, é claro que vc poderá escolher fazer de outra forma. Aqui na minha casa uso dual boot XP/Dapper. No meu caso eu criei 4 partições, duas de 5Gb para os OS(vc pode aumentar esse tamanho caso goste de se sentir mais "livre", é claro), 1 de 1Gb para o Swap do Linux e o resto do HD eu formatei como FAT32, de modo que ali posso salvar todos os arquivos que quiser, esteja logado pelo XP ou pelo Dapper. Dessa forma não criei uma partição específica para Home.

Citação de: "andre Foad"
A segunda dúvida é a seguinte: ainda não consegui entender direito como funciona o "/home", seria o lugar onde os arquivos pessoas ficam, certo? Nessa parte tenho várias dúvidas. A primeira delas é na instalação: quando o linux é instalado os arquivos do sistema ficam no mesmo lugar que o "/home"? Eu preciso ter duas partições, uma pro "/home" e outra pro sistema linux? O "/home" pode ser lido/gravado/modificado quando eu estiver usando o Windows e vice e versa, quando eu tiver usando o linux ubuntu poderei acessar as pastas dos arquivos pessoais na partição que o Windows estiver instalado? Eu já tenho uma outra máquina com um hd de 40Gb sendo que 25Gb estão na partição onde o Windows XP está instalado e 15 GB em outra partição. Eu quero instalar o linux ubuntu nessa partição de 15GB, eu terei que criar outra partição para o “/home”? O que eu preciso fazer antes de instalar o linux ubuntu nessa partição, há alguma dica ou alguma precaução que eu devo tomar antes e durante o processo de instalação?


Se vc criar durante a instalação uma partição Home, acredito que os arquivos do sistema ficarão mesmo na partição raiz, não se misturando com essa. Se vc fizer como eu e não criar uma partição Home, uma parte da sua partição raiz será dedicada a Home(não saberia te dizer que parte seria essa, salvo quase tudo na partição FAT32). Do XP vc não poderá ver os arquivos do Linux(talvez até dê pra fazer isso com o samba e tal, mas aí já complicou demais pra mim), mas vc poderá ver e mexer nos arquivos da partição FAT32. O mesmo se aplica na contramão.

Citação de: "andre Foad"
A terceira dúvida é a seguinte: alguns amigos, quando perguntei a eles, não souberam me responder direito. Na instalação do linux ubuntu precisa escolher um "swap", o que é e pra que serve? Aconselharam-me escolher acima de 500Mb. Esses 500Mb ficamos separados para o swap e inutilizados como espaço para outros aplicativos ou armazenamento de arquivos? Qual o tamanho aconselhável pro swap?


O Swap é como se fosse uma memória extra que vc acrescentará ao sistema(eu vejo assim, pelo menos). Com relação ao tamanho normalmente é 2X o da sua memória.

Citação de: "andre Foad"
A quarta dúvida é a seguinte: Qual é o aconselhável, instalar primeiro o Windows ou o linux? Ou tanto faz? Bem o que eu li sobre o software de partição que o linux ubuntu possui ainda não é razoavelmente bom e o aconselhado é criar as partições antes da instalação. Isso procede?


Primeiro instale o Windows e depois instale o Ubuntu, desse modo o grub criará o dual boot.
Bom, não sou exatamente expert em Linux, mas espero ter ajudado de alguma forma.

Citação de: "andre Foad"
Espero a ajuda de todos e com certeza estarei postando mais dúvidas de iniciantes dessa até me sentir confiante a instalar o linux na minha máquina.

Obs.: Eu pretendo começar tudo do zero, vou fazer um backup da minha máquina atual e instalar tudo do zero, o Windows XP/2000 e o linux ubuntu.

Desculpem-me se já postaram dúvidas iguais a essas mas o que eu encontrei no fórum ainda, por mais que eu sei que tais informações que procuro já existam, ainda não foram satisfatórias. Continuarei procurando informações sobre minhas dúvidas, mas agradeceria se alguém pudesse me ajudar com essas que postei aqui!



 :?:  :?:  :?:

Desde já agradeço!

Offline efraim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 153
    • Ver perfil
Re: Instalação , /home, windows xp/2000, partição!
« Resposta #2 Online: 11 de Junho de 2006, 20:17 »
Andre, o tamanho das partições é coisa muito particular, uma sugestão seria

-  512MB para swap;
- uns 5GB para a instalação do Windows (aumente se quiser instalar muitos softwares nele);
- 5GB (pode ser qualquer tamanho) formatada como Fat32 para ser acessada tanto pelo Ubuntu como peo Windows;
- 10 a 20 GB para a partição /;
- o restante para /home.

Faça o particionamento usando o particionador da instalação do Ubuntu ou outro LiveCD Linux, instale o Windows, depois
instale o Ubuntu e o Grub já fará a configuração automática do boot;

O /home é onde (por padrão) devem ser colocados os dados dos usuários, cada usuário tem um diretório no mesmo
onde ficam seus arquivos de configurações individuais, assim, por exemplo, se você reinstala o Ubuntu, as configurações
dos softwares anteriores se mantém, você pode até levá-las para outra máquina;

Dê uma lida sobre o processo de montagem de partições no Linux, o diretório /home não precisa necessariamente estar
em outra partição, se você não criar uma partição pra ele ficará na mesma partição da /, porém é recomendável que o
mesmo esteja numa partição separada;

O recomendável é que use Ext3 ou ReiserFS nas suas partições, e o Windows não conseguirá lê-las, uma opção seria
usar Fat32 na partição /home, assim o Windows a leria,  mas isto seria um contrasenso

O swap é a área de troca do Linux, um área onde os dados são colocados se não couberem na RAM, o ideal é um
múltiplo da RAM, no seu caso 512 seriam mais que o suficiente, esta área fica reservada para o SO;

Qualquer dúvida pergunte, e quando aprender, ajude os outros, este é o espirito.

[]s

Offline Marcus VBP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 355
  • Anuncie aqui!
    • Ver perfil
    • http://www.marcusvbp.com.br
Re: Instalação , /home, windows xp/2000, partição!
« Resposta #3 Online: 11 de Junho de 2006, 21:53 »
Citação de: "efraim"


-  512MB para swap;
- uns 5GB para a instalação do Windows (aumente se quiser instalar muitos softwares nele);
- 5GB (pode ser qualquer tamanho) formatada como Fat32 para ser acessada tanto pelo Ubuntu como peo Windows;
- 10 a 20 GB para a partição /;
- o restante para /home.



eu concordo contigo, mas apenas se ele já estiver seguro q vai usar o ubuntu como sistema principal. se ele ainda estiver conhecendo, eu axo q ele deveria deixar a partição home bem menor e aumentar a do windows.

no meu caso, formatei meu hd completamente e refi as partições mais ou menos como você descreveu aí.

andre Foad

  • Visitante
Instalação , /home, windows xp/2000, partição!
« Resposta #4 Online: 15 de Junho de 2006, 02:19 »
Ola a todos!

Primeiramente gostaria de agradecer a todos que me ajudaram!

Seguinte pessoal!

Ao ler as respostas de vocês, juro que algumas dúvidas foram respondidas parcialmente, e logicamente surgiram outras.
Comecei a escrever todas as dúvidas e vi que eram muitas. Então resolvi pesquisar mais a fundo algumas coisas e depois postar as respostas de algumas dúvidas que eu achei e tirar mais alguma dúvidas que ainda possuo!

Agradecido!