Autor Tópico: Vírus no Linux  (Lida 2035 vezes)

Offline Osz.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Vírus no Linux
« Online: 18 de Agosto de 2010, 11:08 »
Estou usando o Firefox e o Chromium para Linux, e tenho uma conta no Gmail e, estes últimos dias,
recebi uma série de mensagens de retorno da minha lista de contatos, sobre um Adware que eu teria enviado.

Não há registro de e-mails enviados.

Não sei se o problema é dos Browsers ou do Linux ou até do Gmail do Google. Sempre ouvi que não havia
vírus (Adware, Spyware) para o Linux mas agora estou em dúvida.

Só para constar a mensagem é a seguinte:

Citar
Hello!

To recommend to you a powerful Shopping Network Station:
http://www.makoys.com/
This is a very large company, it is fit by several well-known brands
to establish a network marketing company. The company sells
motorcycles, computers, televisions, mobile phones, its quality can be
guaranteed. Now they are for the expansion of company size , increase
sales efforts, promotional activities are being held. If you need to
go to the web site.
Look forward to your visit!

Best wishes

Gostaria, se possível, que alguém me indicasse a quem devo recorrer.

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Vírus no Linux
« Resposta #1 Online: 18 de Agosto de 2010, 11:28 »
Creio que isso não tem nada haver com o linux, mas algumas dicas de segurança devem ser usadas tipo:

- use senhas fortes (letras, números, símbolos com 8 ou mais dígitos etc);
- Nas configurações do Gmail na aba Geral deixe selecionado a opção sempre usar https que é mais seguro;
- Não acesse seu email em computadores, públicos por exemplo, do qual não tem confiança;
- Altere sua senha de acesso constantemente.

E por aí vai.

Se você tem dual-boot e usa windows é provável que um vírus por lá é que tenha obtido acesso a seu email e a sua lista de contatos e não pelo linux ok.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Vírus no Linux
« Resposta #2 Online: 18 de Agosto de 2010, 11:33 »
Estou usando o Firefox e o Chromium para Linux, e tenho uma conta no Gmail e, estes últimos dias,
recebi uma série de mensagens de retorno da minha lista de contatos, sobre um Adware que eu teria enviado.

Não há registro de e-mails enviados.

Não sei se o problema é dos Browsers ou do Linux ou até do Gmail do Google. Sempre ouvi que não havia
vírus (Adware, Spyware) para o Linux mas agora estou em dúvida.

Só para constar a mensagem é a seguinte:

Citar
Hello!

To recommend to you a powerful Shopping Network Station:
http://www.makoys.com/
This is a very large company, it is fit by several well-known brands
to establish a network marketing company. The company sells
motorcycles, computers, televisions, mobile phones, its quality can be
guaranteed. Now they are for the expansion of company size , increase
sales efforts, promotional activities are being held. If you need to
go to the web site.
Look forward to your visit!

Best wishes

Gostaria, se possível, que alguém me indicasse a quem devo recorrer.
Isso não veio de sua máquina. A máquina infectada é outra, alguém que tem você e alguns contatos em comum com você.

O vírus (na verdade um verme) infecta a máquina, e sorteia uma vítima na lista de contatos. Depois, envia mensagens pro resto dos contatos, como se fosse o sorteado. Dessa vez, o sorteado foi você [engraçado que sortear um carro, um computador novo, uma viagem pra Paris, nunca acontece com a gente, né?  :'(].

Se os seus contatos estão escrevendo de volta, reclamando, e anexaram a mensagem original, dá pra rastrear até a máquina original pelos cabeçalhos.

Outra possibilidade é da própria mensagem de status já ser um spam. Eu mesmo já recebi um monte de spams aparentemente vindos de um colega meu, eu zoei ele pra caramba quando isso aconteceu da primeira vez, pq a mensagem ficou meio comprometedora, se é que vc me entende.  ;D
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Osz.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Vírus no Linux
« Resposta #3 Online: 18 de Agosto de 2010, 12:17 »
Citar
Isso não veio de sua máquina. A máquina infectada é outra, alguém que tem você e alguns contatos em comum com você.

O vírus (na verdade um verme) infecta a máquina, e sorteia uma vítima na lista de contatos. Depois, envia mensagens pro resto dos contatos, como se fosse o sorteado. Dessa vez, o sorteado foi você [engraçado que sortear um carro, um computador novo, uma viagem pra Paris, nunca acontece com a gente, né?  ].

Se os seus contatos estão escrevendo de volta, reclamando, e anexaram a mensagem original, dá pra rastrear até a máquina original pelos cabeçalhos.

Outra possibilidade é da própria mensagem de status já ser um spam. Eu mesmo já recebi um monte de spams aparentemente vindos de um colega meu, eu zoei ele pra caramba quando isso aconteceu da primeira vez, pq a mensagem ficou meio comprometedora, se é que vc me entende.


Espero que seja verdade, hoje recebi, apenas, uma nova mensagem de um grupo de discussão de que participo. Primeiro fiquei assustado e apaguei todas as mensagens que recebia.

Offline phaleixo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 369
  • No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade.
    • Ver perfil
Re: Vírus no Linux
« Resposta #4 Online: 18 de Agosto de 2010, 12:49 »
caso ja nao tenha alterado,altere a senha da conta de email
No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade.

Offline Osz.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Vírus no Linux
« Resposta #5 Online: 19 de Agosto de 2010, 20:51 »
Olás:

Só para informá-los, recebi uma mensagem do Google, Gmail depois de entrar no
Activity Information ou Account Information, de que mo dia 12/08/2010 houve atividade/invasão no meu e-mail,
de um IP localizado na China.

Parece que o ataque ao Google naquele país continua... tomei as providências sugeridas por vocês e agora vou torcer para
que tudo volte ao "normal", se sei o que isto quer dizer.

Obrigado a todos.