Autor Tópico: Dá para usar Ip Fixo?  (Lida 4795 vezes)

Offline jvis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Dá para usar Ip Fixo?
« Online: 23 de Agosto de 2010, 10:42 »
Pessoal, tudo bem?
Bom... eu sou um pouco leigo nesses assuntos...
Eu tenho uma rede doméstica, com dois PCs e dois Notebooks, três deles com Windows, e um com Ubuntu.
Gostaria de saber se eu posso usar IP fixo neles, e de preferência no Ubuntu. É que ele não salva o dns, então toda a vez que reinicio o note eu tenho que digitar o dns, e pelo que eu vi, eu só posso salvar o dns se eu tiver ip fixo.
Bom, me corrigam se eu estou errado, e se possível, respondam todas as minhas perguntas, porque em todos os lugarem que eu leio material referente, eu fico na dúvida quanto a usar ip fixo...

bom... desde já agradeço a paciência de vocês!!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Dá para usar Ip Fixo?
« Resposta #1 Online: 23 de Agosto de 2010, 11:03 »
Sim, dá pra usar IP fixo em todos eles; é só escolher um IP livre na mesma faixa que o seu roteador (você tem um roteador, não?) te dá.

Mas não precisa: você pode, sim, fixar apenas o DNS, mantendo o IP dinâmico. No Ubuntu, se estiver usando a conexão "auto wlan0", tem que apagá-la e criar uma outra conexão sem-fio.

Ah, falar em roteador, a melhor solução pra esse problema de DNS que não fixa é fixá-lo no próprio roteador, nas configurações do DHCP.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline jvis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Dá para usar Ip Fixo?
« Resposta #2 Online: 23 de Agosto de 2010, 11:18 »
Hummm entendi a parte de dns.
Sim, eu tenho um modem adsl/router dsl-2640b
Eu vou fixar o dns no proprio modem mesmo, nem tinha pensando nessa possibilidade...

Bom... quanto ao ip fixo, para fins de estudo, como eu fixaria o ip fixo?

no arquivo /etc/network/interfaces
tinha eth0 dai coloquei wlan0, não sei se está certo...

auto wlan0
iface wlan0 inet static
address 192.168.1.10
netmask 255.255.255.0
gateway 192.168.1.254
network 192.168.254.0 --> Esse network que eu não sei para que serve... não entendi muito bem...

o dns eu configuro direto no /etc/resolv.conf, isso eu sei uahushasuh

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Dá para usar Ip Fixo?
« Resposta #3 Online: 23 de Agosto de 2010, 11:33 »
Na verdade o network não serve pra nada, nem o broadcast (que vc não configurou). E está errado... ;)
O certo seria "192.168.1.0".

Mas não tente fixar o IP da wireless no arquivo interfaces, vc vai ficar sem conexão. Configure no próprio Gerenciador de Redes. Apague a conexão "auto wlan0" e crie outra, com o IP fixo que vc deseja.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline jvis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Dá para usar Ip Fixo?
« Resposta #4 Online: 23 de Agosto de 2010, 22:05 »
certo, vou fazer isso... mas tenho maaais uma duvida, onde fica gravado os dados da conexao, quando configurados no gerenciador?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Dá para usar Ip Fixo?
« Resposta #5 Online: 23 de Agosto de 2010, 22:42 »
Dentro do seu perfil, numa pasta oculta. Pq a pergunta?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline jvis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Dá para usar Ip Fixo?
« Resposta #6 Online: 23 de Agosto de 2010, 22:55 »
por nada nao... por isso eu nao achei... pensei que ficava no mesmo arquivo de configuracao do etc/network/interfaces

cara, e o que significa auto wlan0?
e pra pega configuracao automatica?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Dá para usar Ip Fixo?
« Resposta #7 Online: 23 de Agosto de 2010, 23:37 »
Ah. Pq dependendo do que vc estivesse tentando fazer, a gente iria pra um lado ou pra outro.

"auto wlan0" significa uma conexão criada automaticamente pelo gerenciador de redes. Essa conexão só pode ser usada assim, com configuração automática.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline worm83

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
  • Vinyl Audio.
    • Ver perfil
Re: Dá para usar Ip Fixo?
« Resposta #8 Online: 23 de Agosto de 2010, 23:55 »
Deixa em dhcp mesmo, ai vc edita o arquivo /etc/dhcp/dhclient.conf . Procura a linha "prepend domain-name-servers 127.0.0.1;", descomenta ela e no lugar de 127.0.0.1 vc coloca seu ip de dns.

Offline jvis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Dá para usar Ip Fixo?
« Resposta #9 Online: 23 de Agosto de 2010, 23:59 »
ahhh entao esse auto wlan0 eu tenho que tirar quando vou configurar manualmente o ip fixo?

tipo... entao em quais situacoes eu edito o arquivo interface?
porque cada vez aparece mais opcoes hahaha

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Dá para usar Ip Fixo?
« Resposta #10 Online: 24 de Agosto de 2010, 01:11 »
Citar
ahhh entao esse auto wlan0 eu tenho que tirar quando vou configurar manualmente o ip fixo?
Sim, eu cheguei a dizer isso explicitamente, não?

Citar
ipo... entao em quais situacoes eu edito o arquivo interface?
O "interfaces" serve pra ser usado em servidores que não usam gráficos. Alguns programas, como o "pppoeconf", gravam suas configurações diretamente lá.

Quando o Gerenciador de Redes encontra uma interface configurada no "interfaces", ele marca essa interface como "não-gerenciável", e não mexe nela.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline jvis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Dá para usar Ip Fixo?
« Resposta #11 Online: 24 de Agosto de 2010, 08:24 »
ahhh entendi cara!!

poiseh... só não entendo porque não deu pra mim configurar diretamente pelo interfaces...

bom... vou fazer como vocês falaram e depois eu post aqui...

valeu mesmo!!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Dá para usar Ip Fixo?
« Resposta #12 Online: 24 de Agosto de 2010, 09:22 »
Citar
poiseh... só não entendo porque não deu pra mim configurar diretamente pelo interfaces...
Nem só de configuração de IP se faz uma conexão wireless. Por isso não funciona, vc precisa configurar outras coisas. ;)
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline jvis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Dá para usar Ip Fixo?
« Resposta #13 Online: 24 de Agosto de 2010, 11:01 »
cara, se por dhcp ela funciona... então acho que deveria funcionar neh hahah

mas não tive tempo ainda de fazer outro teste, assim que chegar em casa eu vou testar

mas valeu pela mão, até agora!!

qualquer coisa eu volto a encomodar vocês!! hahaha

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Dá para usar Ip Fixo?
« Resposta #14 Online: 24 de Agosto de 2010, 12:29 »
Ela funciona por DHCP no "auto wlan0" do Gerenciador de Redes. Mas vc pensa que é só setar o IP? Nananinanão. Tem vários outros parâmetros que o Gerenciador seta pra vc, antes de pensar em chamar o DHCP.

Entende? Não é pq está em DHCP que funcionou, é pq o Gerenciador configurou a interface. Mas se vc tenta usar o arquivo "interfaces", o GR não se mete, deixa que vc faça tudo. E tudo, é tudo mesmo: desde ativar a interface, até configurar a criptografia dela. Vai encarar?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D