Autor Tópico: Visual mais leve - Ajuda  (Lida 37727 vezes)

cast

  • Visitante
Visual mais leve - Ajuda
« Online: 12 de Junho de 2006, 22:44 »
Instalei o Ubuntu no meu computador, mas ele nao é dos melhores (meu computador)... e ficou meio pesado... alguém pode me dar idéias pra melhorar o sistema? tipo trocar o visual, sei lá... eu sou bem leigo em linux, por isso nao tenho muitas idéias...

valeu!!!

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Xubuntu
« Resposta #1 Online: 12 de Junho de 2006, 23:06 »
Seja bem-vindo ao Fórum, membro cast!

Sugiro que você instale a versão Xfce do Ubuntu, ela se chama Xubuntu. Você pode conhecer a versão através do sítio a seguir: Xubuntu - Xfce and Ubuntu Dynamite.

O Xubuntu proporcionará a facilidade e rapidez que você deseja no desenvolvimento de suas tarefas. Lembre-se de voltar aqui para informar que medida você, de fato, adotou para satisfazer o seu objetivo.

Piras

  • Visitante
Visual mais leve - Ajuda
« Resposta #2 Online: 13 de Junho de 2006, 14:54 »
Citar
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=190025


O pesado de que você fala se refere à rapidez do sistema ou à aparência. Se for este último o caso, há vários temas que podem ser facilmente instalados no Gnome disponíveis no site abaixo.

http://www.gnome-look.org/

O modo de instalar você encontra na documentação disponível no item Ajuda do menu Sistema.

Outra boa fonte de temas para o Gnome você encontra aqui:

http://art.gnome.org/

Na ligação Tutorials há pequenos textos que explicam como instalar cada um dos tipos de tema disponível. Só em Inglês.

cast

  • Visitante
Visual mais leve - Ajuda
« Resposta #3 Online: 13 de Junho de 2006, 15:34 »
valeu ae galera!!! só queria saber se no caso de usar esse Xubuntu, eu teria que formatar o ubuntu e instalar o Xubuntu ou tem alguma outra forma mais fácil? pq eu já estou com o Ubuntu instalado, estou querendo aprender sobre... tenho o Ubuntu e o Windows XP na mesma maquina, mas o Ubuntu está bem mais lento que o Windows XP... :(

se tiver que reinstalar tudo denovo pra botar o Xubuntu, acho que prefiro a opção do Piras...

valeu as pelas respostas galera!!!

Piras

  • Visitante
Visual mais leve - Ajuda
« Resposta #4 Online: 14 de Junho de 2006, 00:57 »
Citação de: "cast"
valeu ae galera!!! só queria saber se no caso de usar esse Xubuntu, eu teria que formatar o ubuntu e instalar o Xubuntu ou tem alguma outra forma mais fácil? pq eu já estou com o Ubuntu instalado, estou querendo aprender sobre... tenho o Ubuntu e o Windows XP na mesma maquina, mas o Ubuntu está bem mais lento que o Windows XP... :(

se tiver que reinstalar tudo denovo pra botar o Xubuntu, acho que prefiro a opção do Piras...

valeu as pelas respostas galera!!!


Você não precisa reinstalar o Ubuntu. Basta instalar via Synaptic, aptitude ou apt-get o metapacote xubuntu-desktop (sudo apt-get install xubuntu-desktop). Ele instalará não só o Xfce, desktop padrão do Xubuntu, mas também todos os aperfeiçoamentos realizados pelo time do Ubuntu.

Depois disso, se quiser ficar só com o Xfce, basta remover o Gnome (sim, o Gnome, pois o metapacote ubuntu-desktop se presta somente a instalação; ele não remove todos os pacotes do Gnome e demais dependências).

Ocioso dizer que para instalar o KDE no Ubuntu basta um sudo apt-get install kubuntu-desktop.

cast

  • Visitante
Visual mais leve - Ajuda
« Resposta #5 Online: 15 de Junho de 2006, 18:35 »
ah, eu usei o apt-get install xubuntu-desktop, mas nao ficou muito bom, ai baixei o sistema de uma vez e reinstalei tudo, e realmente é bem mais rápido que o Ubuntu normal, só achei menos "maleável", mas faz parte...

valeu peja ajuda ae galera!!!

Abraços...

Offline zmangabeira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
XFCE na prática
« Resposta #6 Online: 16 de Junho de 2006, 19:10 »
Não tenho dúvida que o XFCE (usado por exemplo no xubuntu) é mais leve e rápido, permitindo uma melhor adquação para máquinas antigas. Mas minha dúvida é a seguinte:

Na medida do possível eu tento divulgar o uso de linux em desktops. (principalmente para quem NÃO tem máquinas possantes). E nesse caso, a adaptação ao XFCE seria no mesmo nível dum GNOME da vida ou não ? Pergunto por ser totalmente leigo nesse gerenciador de Janelas.
Seria muito bom mesmo poder instalar um sistema numa máquina antiga e mostrar para o cara a diferença com o windows e o quanto ele ganhará em velocidade, etc.
Mas e a usabilidade e adaptação ?? Hoje em dia o Gnome está tão fácil quanto o windows.

Fica aí minha pergunta :D

Piras

  • Visitante
Visual mais leve - Ajuda
« Resposta #7 Online: 18 de Junho de 2006, 01:48 »
Citar
E nesse caso, a adaptação ao XFCE seria no mesmo nível dum GNOME da vida ou não ? Pergunto por ser totalmente leigo nesse gerenciador de Janelas.
Seria muito bom mesmo poder instalar um sistema numa máquina antiga e mostrar para o cara a diferença com o windows e o quanto ele ganhará em velocidade, etc.
Mas e a usabilidade e adaptação ?? Hoje em dia o Gnome está tão fácil quanto o windows.


Difícil oferecer uma resposta categórica. A adaptação a qualquer sistema operacional ou ambiente gráfico sempre exigirá alguma dedicação e paciência por parte do usuário. Mesmo o Windows, que tem a fama de ser tão fácil, só é realmente dominado por quem se esforça um pouco além do usuário médio.

Na minha opinião, mesmo com os aperfeiçoamentos que o time do Xubuntu imprimiu ao Xfce este ainda não é tão fácil de usar quanto o Gnome, mas chega bem próximo disso. Por outro lado, o Thunar é um navegador de arquivos muito fácil de lidar, talvez até mais do que o Nautilus. Ninguém terá dificuldade com ele!

Se os seus amigos tiverem o mínimo de boa vontade não creio que tenham muita dificuldade em se adaptar ao Xubuntu. E o legal que este aprendizado com o Xfce será como 4/5 dos passos necessários para se adaptar depois ao Gnome!

Offline zmangabeira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Visual mais leve - Ajuda
« Resposta #8 Online: 18 de Junho de 2006, 10:37 »
Legal seu argumento,

mas nada melhor que experimentar pra ver né. Vou instalar o bicho e fazer uma análise

abraço

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Visual mais leve - Ajuda
« Resposta #9 Online: 24 de Julho de 2006, 23:22 »
Já configurei o XFCE em uma máquina antiga para um cliente, que ficou tão parecido com o visual proprietário que ele mal notou diferenças do antigo sistema operacional, aliás até gostou mais, já que com ajuda de um tema, ficou idêntico a versão XP.  ;D
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Visual mais leve - Ajuda
« Resposta #10 Online: 25 de Julho de 2006, 02:27 »
Já configurei o XFCE em uma máquina antiga para um cliente, que ficou tão parecido com o visual proprietário que ele mal notou diferenças do antigo sistema operacional, aliás até gostou mais, já que com ajuda de um tema, ficou idêntico a versão XP.  ;D


Que tema você usou no XFCE? E o lance da lixeira? Usou qual gerenciador de arquivos?
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline robertobech

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
    • Ver perfil
    • LINUX para o resgate
Re: Visual mais leve - Ajuda
« Resposta #11 Online: 25 de Julho de 2006, 13:57 »
ah, eu usei o apt-get install xubuntu-desktop, mas nao ficou muito bom, ai baixei o sistema de uma vez e reinstalei tudo, e realmente é bem mais rápido que o Ubuntu normal

Eu já ouvi dizer que isso acontece quando instalamos o xubuntu via apt-get... isso procede? Eu instalei pela apt-get e achei bom o resultado, tanto que estou usando o xubuntu, mas se eu instalar do zero vai ficar mais rápido? Por quê?
Minha máquina velha de guerra:
ASUS A7S333, CPU Duron 1200Mhz
256MB RAM, HD 40GB
É velha, mas eu gosto :-)

Visitem meu site para técnicos de LINUX, o LINUX para o resgate

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Visual mais leve - Ajuda
« Resposta #12 Online: 25 de Julho de 2006, 15:06 »
robertobech,
vai ficar mais rápido porque a instalação de raiz do xubuntu não instala alguns serviços que foram instalados com o ubuntu.
Instalar o xubuntu por apt-get não vai desinstalar/desactivar estes serviços.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Visual mais leve - Ajuda
« Resposta #13 Online: 25 de Julho de 2006, 21:14 »
Já configurei o XFCE em uma máquina antiga para um cliente, que ficou tão parecido com o visual proprietário que ele mal notou diferenças do antigo sistema operacional, aliás até gostou mais, já que com ajuda de um tema, ficou idêntico a versão XP.  ;D


Que tema você usou no XFCE? E o lance da lixeira? Usou qual gerenciador de arquivos?

Tema "Redmond XP", que na verdade nem é lá tãããããão parecido assim, mas o usuário gostou, e é isso que importa.  ;D

Não me preucupei com a lixeira e o gerenciador de arquivos é o padrão, o Thunar. Algumas mudanças que fiz foi escrever "Iniciar" no meu do XFCE e depois baixar a barra lá de cima, deixando sem barra superior. Alguns ícones básicos de programas de navegação na internet, editor de texto e tocador de música por exemplo eu deixei na barra, ao lado do menu "Iniciar".

Simples assim, um Celeron 400 devidamente "ressuscitado", sem travar e como antigamente e com a segurança contra vírus e worms.

Pelo o que eu percebo, o usuário básico nem se importa muito com o sistema operacional um pouco diferente, tendo os ícones para ele clicar e encontrar seus programas preferidos já é o bastante. O usuário avançado também não tem muitos problemas com mudanças, o grande problema que eu percebo na troca de sistemas é com o usuário "médio". Este é o mais resistente a mudanças, porque ele sabe bastante, tem orgulho disso, mas tudo o que sabe é restrito e limitado a um determinado ambiente ou sistema, qualquer mudança é desesperadora...  ::)
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Visual mais leve - Ajuda
« Resposta #14 Online: 25 de Julho de 2006, 23:25 »
Já configurei o XFCE em uma máquina antiga para um cliente, que ficou tão parecido com o visual proprietário que ele mal notou diferenças do antigo sistema operacional, aliás até gostou mais, já que com ajuda de um tema, ficou idêntico a versão XP.  ;D


Que tema você usou no XFCE? E o lance da lixeira? Usou qual gerenciador de arquivos?

Tema "Redmond XP", que na verdade nem é lá tãããããão parecido assim, mas o usuário gostou, e é isso que importa.  ;D

Não me preucupei com a lixeira e o gerenciador de arquivos é o padrão, o Thunar. Algumas mudanças que fiz foi escrever "Iniciar" no meu do XFCE e depois baixar a barra lá de cima, deixando sem barra superior. Alguns ícones básicos de programas de navegação na internet, editor de texto e tocador de música por exemplo eu deixei na barra, ao lado do menu "Iniciar".

Simples assim, um Celeron 400 devidamente "ressuscitado", sem travar e como antigamente e com a segurança contra vírus e worms.

Pelo o que eu percebo, o usuário básico nem se importa muito com o sistema operacional um pouco diferente, tendo os ícones para ele clicar e encontrar seus programas preferidos já é o bastante. O usuário avançado também não tem muitos problemas com mudanças, o grande problema que eu percebo na troca de sistemas é com o usuário "médio". Este é o mais resistente a mudanças, porque ele sabe bastante, tem orgulho disso, mas tudo o que sabe é restrito e limitado a um determinado ambiente ou sistema, qualquer mudança é desesperadora...  ::)

Obrigado pela resposta. Eu sinto muita falta de uma lixeira no XFCE e apesar do thunar sem bem melhor que o antigo navegador do XFCE, ainda fica devendo para o Nautilus e o Konqueror. Eu acabo instalando o Nautilus no XFCE.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2