Valeu a resposta, Galactus. Decidi fazer o teste e reinstalar o dapper.
Tenho a partição home separada, então não foi nada muito traumático. Cara... que diferença! Deixa eu compartilhar minha experiência.
Como meu Dapper estava muito lento, instalei o xubuntu via apt-get. A coisa melhorou bastante, mas eu senti que podia ficar melhor. Então decidi baixar a imagem do Xubuntu e instalar do zero para ver se o xubuntu "puro" era melhor do que o instalado via apt-get.
Pois bem: o sistema está MUITO mais rápido. Só tenho 256 de RAM, e mesmo fazendo aqueles ajustes de memória o openoffice levava quase um minuto para abrir. Eu nem usava o Firefox, tinha partido para o Epiphany, pois até o swiftfox (minha arquitetura é k7) custava a abrir, e quando abria tudo ficava mais lento. Não era assim algo dramático e arrastado, era só um PC meio "carregado".
Agora não: o sistema boota em exatos 60 segundos - antes levava o dobro do tempo. O openoffice abriu em 20 segundos! O firefox abre rapidíssimo, nem vou instalar o Epiphany. Estou super feliz com as coisas por aqui, e olha que ainda nem mexi nas configurações do hdparm e afins, que eu já tinha ajustado no meu Dapper lerdão. Show de bola.