Autor Tópico: Visual mais leve - Ajuda  (Lida 37721 vezes)

Offline capeleiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
    • Site Família Capeleiro
Re: Visual mais leve - Ajuda
« Resposta #30 Online: 08 de Agosto de 2006, 10:00 »
Polaco,
Por favor me ajuda ai!!!!!, é que instalei a pouco o xubuntu, e não sei usar bem o XFCE, gostaria de saber como posso personalizar o mesmo, ou seja criar atalhos no desktop, e mudar algumas configurações.

Obrigado.

Abraços

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Visual mais leve - Ajuda
« Resposta #31 Online: 08 de Agosto de 2006, 14:03 »
Polaco,
Por favor me ajuda ai!!!!!, é que instalei a pouco o xubuntu, e não sei usar bem o XFCE, gostaria de saber como posso personalizar o mesmo, ou seja criar atalhos no desktop, e mudar algumas configurações.

Obrigado.

Abraços


Olá capeleiro

Para configurar o XFCE, basta acessar o menu de configuração dele, ele é bem parecido com o "Painel de Controle" do outro sistema operacional. Por ali você pode configurar praticamente tudo do XFCE e até mesmo algumas configurações de seu hardware.

Não posso lhe passar uma dica mais específica, porque neste momento não estou usando o XFCE, mas para facilitar a localização, este ítem está no menu principal do sistema, dê uma "fuçada" nos submenus chamados "sistema" ou "preferências" ele com certeza vai estar por lá. ;)

Quanto aos ícones no desktop, vou copiar e colar o que eu postei uma ou duas páginas atrás:

Citar
(...) sobre os ícones do desktop, é preciso instalar e/ou configurar um programa/pacote chamado ROX, ele adiciona ícones aos desktops mais leves, como o XFCE e o IceWM por exemplo.

Uma pesquisada no google, ou em alguns fórums pode te ajudar a instalar. Wink
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline robertobech

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
    • Ver perfil
    • LINUX para o resgate
Re: Visual mais leve - Ajuda
« Resposta #32 Online: 09 de Agosto de 2006, 08:19 »
Olha só, o XFCE agora vem com um ótimo file manager chamado Thunar. Para criar ícones no Desktop, abra o Thunar, vá para a pasta Desktop e crie o que precisar. No momento não dá para criar ícones no Desktop doretamente, mas o que você fizer no Thunar vai aparecer no Desktop.
Minha máquina velha de guerra:
ASUS A7S333, CPU Duron 1200Mhz
256MB RAM, HD 40GB
É velha, mas eu gosto :-)

Visitem meu site para técnicos de LINUX, o LINUX para o resgate

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Visual mais leve - Ajuda
« Resposta #33 Online: 09 de Agosto de 2006, 11:53 »
Olha só, o XFCE agora vem com um ótimo file manager chamado Thunar. Para criar ícones no Desktop, abra o Thunar, vá para a pasta Desktop e crie o que precisar. No momento não dá para criar ícones no Desktop doretamente, mas o que você fizer no Thunar vai aparecer no Desktop.

Hummm, interessante! Essa do Thunar eu não sabia, parece ser bem mais simples do que instalar mais um programa para fazer essa tarefa. :)
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline drfritz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Re: Visual mais leve - Ajuda
« Resposta #34 Online: 09 de Agosto de 2006, 23:45 »
tipo, como é que pode se desenvolver um gerenciador de desktop e nao criar uma forma, fácil e intuitiva, de criar um simples atalho no desktop?

espero que na proxima versao do XFCE isso esteja implementado


de resto o XFCE esta muito bom

Offline robertobech

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
    • Ver perfil
    • LINUX para o resgate
Re: Visual mais leve - Ajuda
« Resposta #35 Online: 21 de Agosto de 2006, 22:30 »
tipo, como é que pode se desenvolver um gerenciador de desktop e nao criar uma forma, fácil e intuitiva, de criar um simples atalho no desktop?

Concordo, e acredito que logo o problema será resolvido. Como eu disse, o gerenciador de arquivos do XFCE mudou. Eu tinha tentado usar o XFCE há alguns meses mas detestava o gerenciador. Agora, com o Thunar, tudo ficou mil vezes melhor: ele parece o Nautilus, só que beeeeem mais leve. Acho que a idéia é ir aos poucos implementando novidades. Por exemplo, na versão do Dapper ele não acessa a rede samba, mas parece que já tem versão que faz isso.
Minha máquina velha de guerra:
ASUS A7S333, CPU Duron 1200Mhz
256MB RAM, HD 40GB
É velha, mas eu gosto :-)

Visitem meu site para técnicos de LINUX, o LINUX para o resgate

Offline rodrigo666

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 150
    • Ver perfil
    • http://toca-do-lobo.blogspot.com
Re: Visual mais leve - Ajuda
« Resposta #36 Online: 22 de Agosto de 2006, 00:22 »

Pelo o que eu percebo, o usuário básico nem se importa muito com o sistema operacional um pouco diferente, tendo os ícones para ele clicar e encontrar seus programas preferidos já é o bastante. O usuário avançado também não tem muitos problemas com mudanças, o grande problema que eu percebo na troca de sistemas é com o usuário "médio". Este é o mais resistente a mudanças, porque ele sabe bastante, tem orgulho disso, mas tudo o que sabe é restrito e limitado a um determinado ambiente ou sistema, qualquer mudança é desesperadora...  ::)

Essa é uma infeliz e grande verdade!

Offline drfritz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Re: Visual mais leve - Ajuda
« Resposta #37 Online: 22 de Agosto de 2006, 17:08 »
eu me enquadro nos usuários médios entao.
Acho q chego a ser quase avançado, mas no windows.

O que impede minha migracao total pra linux hoje é:

1 - acessar bancos (pessoa juridica)
2 - falta de suporte para conexao com celular (facil)
3 - nao sei se tem como clonar DVD igual ao dvdshink (ou se ele instala no wine)
4- e outros detalhes menores que sempre aparecem pra complicar a vida

Mas o xubuntu e ubuntu estao instalados em maquinas do meu consultorio e também tenho ubuntu no vmware aqui pra brincar



Offline augustocmbrito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 66
    • Ver perfil
Re: Visual mais leve - Ajuda
« Resposta #38 Online: 20 de Setembro de 2006, 15:24 »
Interessante... será que não tem como eu deixei meu xubuntu "apt-getado" mais parecido com um xubuntu puro? Alguém saberia que serviços desabilitar e coisas do gênero? Por exemplo, se eu desinstalar o gnome meu xubuntu já vai dar uma melhorada?

Reiraindo o Gnome o xubuntu deve melhorar em desempenho, mas você vai perder facilidades do Gnome que estarão presentes no XFCE, como o acesso fácil ao Disquete para começar!

Tipo, o aparecimento de ícones no desktop quando inserimos um CD/USB ddevice/disquete no drive? Eu preciso do GNOME pra isso??? Que pena... Tava pensando em remover TUDO do GNOME e tornar meu Ubuntu num Xubuntu...

(Me corrija se eu estiver errado)

Offline dks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Visual mais leve - Ajuda
« Resposta #39 Online: 20 de Setembro de 2006, 17:30 »
Interessante... será que não tem como eu deixei meu xubuntu "apt-getado" mais parecido com um xubuntu puro? Alguém saberia que serviços desabilitar e coisas do gênero? Por exemplo, se eu desinstalar o gnome meu xubuntu já vai dar uma melhorada?

Reiraindo o Gnome o xubuntu deve melhorar em desempenho, mas você vai perder facilidades do Gnome que estarão presentes no XFCE, como o acesso fácil ao Disquete para começar!

Tipo, o aparecimento de ícones no desktop quando inserimos um CD/USB ddevice/disquete no drive? Eu preciso do GNOME pra isso??? Que pena... Tava pensando em remover TUDO do GNOME e tornar meu Ubuntu num Xubuntu...

(Me corrija se eu estiver errado)

A minha camera digital monta automaticamente no xubuntu, assim como cds e dvds, só tenho problemas com disquetes. :P

[]'s
« Última modificação: 20 de Setembro de 2006, 17:32 por dks »

Offline augustocmbrito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 66
    • Ver perfil
Re: Visual mais leve - Ajuda
« Resposta #40 Online: 21 de Setembro de 2006, 15:40 »
A minha camera digital monta automaticamente no xubuntu, assim como cds e dvds, só tenho problemas com disquetes. :P

[]'s

Valeu então dks! Vou instalar o xfce-desktop nesse fim de semana...  :D

Abração.

Offline augustocmbrito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 66
    • Ver perfil
Re: Visual mais leve - Ajuda
« Resposta #41 Online: 25 de Setembro de 2006, 15:54 »
É,

instalei, usei mas, como tava apanhando muito para personalizar o menu e reconhecer os acentos do meu teclado ABNT2, resolvi resistalá-lo (xubuntu-desktop).

Só tem um problema: A tela de inicialização (que apresenta a carga dos módulos) e de encerramento (que apresenta o encerramento dos módulos) está com a cara do Xubuntu e o restante (tela de login e desktop) com a cara do Ubuntu.

Tem como deixar tudo com a carado Ubuntu?

Offline augustocmbrito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 66
    • Ver perfil
Re: Visual mais leve - Ajuda
« Resposta #42 Online: 25 de Setembro de 2006, 16:05 »
Num flash instantâneo de funcionamento neural lembrei-me de que havia instalado alguns pacotes pelo Synaptic (*). Bastou removê-los para que o ubuntu voltasse a ter 100% a carinha original, exceto a tela que carrega os módulos, que ainda aparece a do Xubuntu...

(*) Pesquisei xubunto no Synaptic e marquei para desistalação completa tudo referente ao xubuntu...

Offline Thiago (bsb)

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Visual mais leve - Ajuda
« Resposta #43 Online: 25 de Setembro de 2006, 17:48 »
pelo wiki tem falando como apagar todos os arquivos do x/k/ubuntu..procura lá

-> wiki.ubuntubrasil.org