Olá pessoal...
Quando tive a necessidade de criar uma rede entre meus dois ubuntus (9.04 e 10.04) e iniciei as pesquisas no fórum, encontrei muita coisa sobre rede entre linux e windows... mas pouco sobre redes entre linux, e o que encontrei não estava bem explicado.
tive a sensação de ser um assunto tão óbvio que pouco se necessita falar, mas necessita sim, muitos novatos como eu não conseguem configurar soh com uma dica de um comando ifconfig (não estou criticando quem respondeu simplificadamente, pois foi juntando as respostas que obtive sucesso). então pensando nisso, resolvi escrever este post. Segue:
Situação: Necessidade de criar uma rede entre 2 ubuntus para compartilhamento de arquivos
Computador 1: Ubuntu 10.04 32 bits / samba / endereço de rede (IP): 192.168.0.1
Computador 2: Ubuntu 9.04 32 bits / samba / endereço de rede (IP): 192.168.0.2
*Caso o samba não esteja instalado, voce pode instalar pela central de programas do ubuntu, ou digitando o seguinte comando no terminal:
$ sudo apt-get install samba
(requer internet)
Configurações no Computador 1:
No terminal, digite: $ sudo ifconfig eth0 192.168.0.1 up
isso atribui o endereço ip para a placa de rede (eth0) e "levanta" a interface de rede
Essa etapa tambem pode ser feita em: Sistema --> Preferências --> Conexões de rede
Após configurado o ip, entre em Sistema --> Administração --> Samba
Adicione um compartilhamento: para fazer isso tem que clicar no ícone + (adicionar compartilhamento), especificar o diretório (pasta) que vai ser compartilhada (use o botão navegar), ative as opções permitir escrita e visível. Na outra guia chamada Acesso, ative a opção Permitir Acesso a todos. Confirme em OK
Agora, entre em Locais --> Computador, vá até a pastra que vc escolheu para compartilhar o conteudo e clique com o botão direito do mouse em cima da pasta. Vai aparecer um menu, va ate a ultima opcao Propriedades, clique na guia Permissões e na sessão Outros, escolha Acesso a pasta: Criar e excluir arquivos. Feche a janela
Outra alternativa para liberar o acesso total a pasta que sera compartilhada é:
$ sudo chmod 777 /pasta/que/vai/ser/compartilhada
Configurações no Computador 2:
$ sudo ifconfig eth0 192.168.0.2 up
Sistema --> Administração --> Samba e faz a mesma coisa que no computador 1
Feitas essas configurações nos computadores, pressione ALT + F2 para executar aplicativo. Digite:
smb://ip.da.maquina
Exemplo: Se estou no computador 1: smb://192.168.0.2
no computador 2: smb://192.168.0.1
Deve aparecer a janela com o nome da pasta compartilhada, ae pra copiar é só clicar e arrastar
Espero ter ajudado, (: