Autor Tópico: SSH  (Lida 9014 vezes)

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
SSH
« Online: 27 de Agosto de 2010, 15:19 »
Que pacotes preciso instalar pra usar ssh daqui de casa?
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: SSH
« Resposta #1 Online: 27 de Agosto de 2010, 17:19 »
Pra usar, nenhum. O cliente SSH (chamado "ssh") já vem instalado por padrão, é só abrir um terminal a digitar "ssh <maquina>" pra acessá-la remotamente.

Pra ser acessado, tem que instalar o pacote "ssh":

sudo apt-get install ssh
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Re: SSH
« Resposta #2 Online: 27 de Agosto de 2010, 18:51 »
Dúvida:

Vi a dúvida do autor deste tópico, e aproveitei sua resposta, zekerj, pois estava querendo configurar ssh aqui em casa.

Acabei de instalar com esse comando que vc passou. Ok.

Agora, como faço para configurar (precisa configurar?)?

Detalhe importante: não consigo acessar uma pagina hospedada no meu pc por apache pois comprei recentemente um roteador e não consegui desbloqueá-lo para isso.

Isso influenciará o ssh? Se sim, como faço para resolver este problema de eu estar "escondido" atrás do meu roteador?
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: SSH
« Resposta #3 Online: 27 de Agosto de 2010, 19:12 »
Citar
Agora, como faço para configurar (precisa configurar?)?
A única configuração necessária é criar os usuários e definir senhas pra eles.

Algumas configurações, no entanto, podem ser úteis, como no caso de você estar atrás de uma conexão que te bloqueia a porta 22 (e.g. Velox e Virtua), ou então se a porta 22 já estiver sendo usada em outro micro. Nesse caso, você pode redirecionar outra porta pra sua máquina.

Pra mudar o número da porta, então, vc edita o arquivo /etc/ssh/ssd_config, procura pela linha "Port 22" e adiciona logo após outra linha "Port xxxx", onde xxxx é a porta que vc vai usar. Daí é só reiniciar o serviço, o que vc pode fazer inclusive quando está em acesso remoto.

Não lembro de nenhuma outra configuração que seja útil pra usuário comum.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Re: SSH
« Resposta #4 Online: 27 de Agosto de 2010, 19:48 »
Ondem baixei o WinSCP para acessar meus arquivos no laboratório da UFRJ (onde estudo). Funcionou perfeitamente no meu notebook com Vista. Mas tentei aqui fazer isso tentando colocar no WinSCP o Ip do meu PC Linux e ele, depois de muito tentar conectar, diz "Connection timed out". Sempre, para qualquer usuário que eu tente.

Nota: uso um roteador DLink DI-524 e os dois PCs se reconhecem numa boa (testei com tracroute e PING tanto no Vista como no Ubuntu), só o ssh nao pega. Pq?
« Última modificação: 27 de Agosto de 2010, 20:15 por mhkgalvez »
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: SSH
« Resposta #5 Online: 27 de Agosto de 2010, 20:11 »
firewall? ativação do serviço? endereço errado?

por enquanto, certifique-se de que o serviço esteja ativo:

sudo service ssh start
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Re: SSH
« Resposta #6 Online: 27 de Agosto de 2010, 20:43 »
Testei aqui e tah tudo funcionando. Mas ele nao conecta!

Não sei se vc lembra, mas estou tendo muitos problemas de criar uma rede entre esses meus dois PCS. Criei um tópico há um tempo atrás: "Configurando rede entre Linux e Windows" ou coisa parecida, mas nada foi resolvido...
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: SSH
« Resposta #7 Online: 27 de Agosto de 2010, 21:14 »
Ondem baixei o WinSCP para acessar meus arquivos no laboratório da UFRJ (onde estudo). Funcionou perfeitamente no meu notebook com Vista. Mas tentei aqui fazer isso tentando colocar no WinSCP o Ip do meu PC Linux e ele, depois de muito tentar conectar, diz "Connection timed out". Sempre, para qualquer usuário que eu tente.

Nota: uso um roteador DLink DI-524 e os dois PCs se reconhecem numa boa (testei com tracroute e PING tanto no Vista como no Ubuntu), só o ssh nao pega. Pq?


Faz algum tempo que não uso o Windows então posso estar enganado, mas mesmo assim, meus "two cents": Usei o programa winscp no Windows por um tempo, porém pelo que eu me lembre ele só faz conexões ftp/sftp e não ssh. Para acessar uma máquina Linux rodando um servidor ssh usando um micro windows eu recomendo o uso do programa putty.

Uma outra configuração interessante de se fazer no ssh é não permitir que o usuário root efetue login. Por padrão no Ubuntu não temos que nos preocupar com isso, mas é bom saber para o caso de precisarmos trabalhar com outras distribuições. Há o acesso através de chaves e diversas outras também, fazendo uma pesquisa no Google é possível encontrar muito material.

Espero que tenha ajudado.

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Re: SSH
« Resposta #8 Online: 27 de Agosto de 2010, 21:22 »
WinSCP roda ssh.

E, ainda, ele roda em cima do Putty. tentei, anteriormente, com o Putty tbm. Nada! :o
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: SSH
« Resposta #9 Online: 27 de Agosto de 2010, 21:24 »
Pelo visto então o seu problema é com o roteador. É necessário ver o manual de instruções do mesmo e ver como redirecionar portas ou talvez alterar configurações de firewall, depende muito de qual seja o modelo do roteador em questão.

Para testar se seu ssh está funcionando, você pode tentar uma conexão a partir de seu micro mesmo, com o comando:

ssh localhost

caso peça usuário e senha e passe, ele está funcionando perfeitamente, daí é confirmada a necessidade de configuração do roteador.

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: SSH
« Resposta #10 Online: 27 de Agosto de 2010, 23:28 »
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Re: SSH
« Resposta #11 Online: 28 de Agosto de 2010, 15:09 »
Já havia testado o ssh aqui. Funciona normalmente.

Mas o pc que é servidor, e o que está sendo acessado estão na mesma rede interna. O roteador pode bloquear mesmo assim?
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: SSH
« Resposta #12 Online: 28 de Agosto de 2010, 15:42 »
Há algum firewall instalado nas máquinas?

Em tempo: quando a gente está falando de acesso SSH, o PC servidor é o que está sendo acessado.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Re: SSH
« Resposta #13 Online: 28 de Agosto de 2010, 16:13 »
Eu sei sobre o servidor.

No servidor, o Ubuntu, há o UFW, mas ele não esta bloqueando esta porta. O ssh está configuração corretamente nele e quando tento achar ele do cliente (Vista) pelo tracert ou ping, funciona.

No meu roteador, um DLink DI-524, já configurei toda abertura que consegui, inclusive coloquei o PC servidor em DMZ.
Mas me lembrei que há tempos, quando o comprei, tentei acessar meu servidor apache, também no Ubuntu pelo Vista mas ele não encontra. Certamente, então, é meu roteador que esta com o problema. Mas como resolver isso? Eu não faço a mínima idéia!
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: SSH
« Resposta #14 Online: 28 de Agosto de 2010, 16:31 »
Você está tentando acessar sua máquina a partir da internet? Se está, talvez tenha que usar outra porta que não a 22.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D