Autor Tópico: A mais leve  (Lida 16931 vezes)

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
A mais leve
« Online: 28 de Agosto de 2010, 15:01 »
Gostaria de opinioes sobre qual distro ubuntu based eh a mais leve de todas =P.
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: A mais leve
« Resposta #1 Online: 28 de Agosto de 2010, 15:18 »
Oficial acho que é o lubuntu. Mas pra ficar leve não precisa de muito, é só usar o "minimal cd" e montar você mesmo.

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: A mais leve
« Resposta #2 Online: 28 de Agosto de 2010, 17:43 »
Oficial acho que é o lubuntu. Mas pra ficar leve não precisa de muito, é só usar o "minimal cd" e montar você mesmo.

Concordo.

O openbox usa muito pouca ram, mas nada adianta um ambiente leve com programas pesados, é preciso usar programas alternativos.

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: A mais leve
« Resposta #3 Online: 29 de Agosto de 2010, 02:51 »
A distrubuição mais leve e bonita por sinal é a Puppy Linux baseado no debian e compátivel com ubuntu lucid.

Puppy tamanho 50a60MB.

O live CD-se-á a inicialização em sistemas com apenas 32M de RAM, mas quanto mais RAM você tem o sistema  que é capaz de manter arquivos permanentemente no ramdisk, portanto, mais velocidade. Um PC com 128MB de RAM é o mínimo recomendado.

Você pode precisar ter uma partição swap para executar o Firefox ou o Mozilla em PCs com menos de 64M RAM. Certamente, para um PC com apenas 32M de RAM, uma partição swap é necessária para executar a maior parte das grandes aplicações GUI.

Não deixe de ver as screenshoots aqui em baixo.
Screenshoot 1

Screenshoot 2

Screenshoot 3

Screenshoot 4




« Última modificação: 29 de Agosto de 2010, 02:53 por ucastrobr »
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline fernando_pinhal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
    • Jurassico
Re: A mais leve
« Resposta #4 Online: 17 de Agosto de 2011, 10:55 »
Oficial acho que é o lubuntu. Mas pra ficar leve não precisa de muito, é só usar o "minimal cd" e montar você mesmo.

Concordo.

O openbox usa muito pouca ram, mas nada adianta um ambiente leve com programas pesados, é preciso usar programas alternativos.

Pior... tentei usar o openbox no ubuntu 11.04 com máquina virtual e outros aplicativos que eram um tijolos... e no fim... ficou a mesma m#$%@... hoje  troquei para o lubuntu... só o sistema carregado usa quase nada de processador e 128 de ram... pelo menos é isso que o monitor do sistema informou.

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: A mais leve
« Resposta #5 Online: 17 de Agosto de 2011, 13:47 »
Oficial acho que é o lubuntu. Mas pra ficar leve não precisa de muito, é só usar o "minimal cd" e montar você mesmo.

baixei a imagem mini.iso, com quase 10mb.

Como faço para usar num pen para instalar? Não tenho gravador para queimar em um cd e gostaria de dar o boot pelo pen, pra instalar o minimal.

Porém, quando uso o criador de disco inicializável do ubuntu para gerar o pen com mini.iso, essa imagem não aparece na lista, ou seja, só dá pra fazer com as imagens do ubuntu que tenho baixado, as grandes.

Se eu montar a iso como partição e copiar o conteúdo para o pen, resolve? Como faço ele ficar bootável? Posso apenas usar o gparted pra colocar label  boot nele?


clodoaldops

  • Visitante
Re: A mais leve
« Resposta #6 Online: 17 de Agosto de 2011, 17:09 »

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: A mais leve
« Resposta #7 Online: 18 de Agosto de 2011, 13:28 »

Offline _RM_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: A mais leve
« Resposta #8 Online: 28 de Outubro de 2011, 17:57 »
e para um pc com:
processador: intel pentium 4 1.50ghz
ram: 314mb

qual aconselham?

Offline Leonardo C

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: A mais leve
« Resposta #9 Online: 28 de Outubro de 2011, 21:59 »
e para um pc com:
processador: intel pentium 4 1.50ghz
ram: 314mb

qual aconselham?

Cara teu pc só teria problemas com o ubuntu 11.04 em diante.
Meu netbook tem um processador de 1.2 e roda tranquilão o 10.04. Tem um pouco mais de ram que seu pc, mas acho que se vc não deixar 300 programas abertos simultaneamente fica tranquilo.

Mas se você quer leveza mesmo tenta o lubuntu.

Offline Henrique1977

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
    • Ver perfil
Re: A mais leve
« Resposta #10 Online: 29 de Outubro de 2011, 03:46 »
e para um pc com:
processador: intel pentium 4 1.50ghz
ram: 314mb

qual aconselham?

Para  o  seu  caso,  com  um  computador  com  essas  configurações  recomendo  o  Lubuntu.
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: A mais leve
« Resposta #11 Online: 29 de Outubro de 2011, 09:54 »
Confesso que desconhecia essas distros baseadas no Ubuntu mais leves, me interessei vou pesquisar sobre o assunto. Gostei desse tópico...  :)

e para um pc com:
processador: intel pentium 4 1.50ghz
ram: 314mb

qual aconselham?
Eu possuo um Intel P4 3,00GHZ com 1280Mbs de ram e consigo rodar o Ubuntu e Kubuntu 11.10 numa boa(2D), Nessa configuração sua acredito que rode também, se possivel adicione mais ram.



[]'s

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: A mais leve
« Resposta #12 Online: 01 de Novembro de 2011, 23:17 »
Você está comparando uma máquina com o dobro da velocidade de processador e 4 vezes a quantidade de memória ram. Não tem muito choro, se a máquina é mais antiga, o ideal é mesmo usar uma versão mais leve, como a Lubuntu. A funcionalidade vai ser a mesma, você só perde os efeitos toscos de cubo e queimar e aquelas outras baboseiras...
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: A mais leve
« Resposta #13 Online: 02 de Novembro de 2011, 13:51 »
Meu notebook é um MSI X340 com processador Intel SU3500 (Core2 Solo 1.4Ghz) ,2Gb de Ram e placa Video Intel 4500MHD e roda Ubuntu 11.10 com Gnome-Shell e Cairo Dock ativados numa boa. Esse Pentium 4 de 1.5 Ghz deve rodá-lo sem problemas também. A única coisa que está pegando é a quantidade de memória ram. Veja se consegue colocar ao menos mais 1GB de ram que tenho certeza rodará o Ubuntu sem problemas.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline novubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: A mais leve
« Resposta #14 Online: 09 de Janeiro de 2012, 09:53 »
Estou procurando isso também. Vi referência a um "minimal cd", que você mesmo monta, mas não consegui encontrar. Na verdade quero instalar um ubuntu mais leve (sem jogos nem programas que não uso, como Gwibber, Evolution, Empathy e outros, em um pen drive de 4 Gb. Não quero um pen drive de instalação, mas um já instalado, como se fosse no hd.
Já consegui fazer isso com um pendrive de 8 Gb, mas é desperdício.
Se você já conseguiu isso, por favor, avise-me.
Grato.