Autor Tópico: Ubuntu travando constantemente  (Lida 31307 vezes)

Offline roffs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Ubuntu travando constantemente
« Online: 28 de Agosto de 2010, 22:14 »
Olá pessoal acabei de instalar o ubuntu versão 10.4 no meu pc e estou com um problema:
O computador está constantemente travando por completo, e sou obrigado a reinicia-lo na marra.
Tenho o windows instalado em outra partição mas só está travando com o ubuntu.
Ele liga sem problema e roda sem erro mas quando faço algo que requeira um pouco mais de desempenho do processador ele trava por completo, e quando olho no monitor do sistema vejo que mesmo sem eu usar nada de pesado o processador esta constantemente no seu limite.
Tenho um pc sempron 2800 e 1500 de ram. Será que o ubuntu é pesado demais para meu pc? Não tenho abilitado nenhum efeito visual pesado e tambem nao rodo nada de muito pesado nele o maximo e o netbeans.
O estranho e que ele não esta lento mas ele simplesmente trava do nada. :'( :'(
Será que alguem tem alguma idéia do que poderia ser?
Agradeço a atenção de todos.
« Última modificação: 28 de Agosto de 2010, 23:18 por roffs »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu travando constantemente
« Resposta #1 Online: 29 de Agosto de 2010, 01:54 »
Se o processador está constantemente em 100%, provavelmente sua máquina trava por superaquecimento.

O Ubuntu não é um sistema pesado, pelo contrário. Mas provavelmente vc está com alguma configuração inconveniente.

Uma coisa que poderia causar isso seria uma placa de vídeo fraca e/ou com drivers ruins. Qual é a sua?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu travando constantemente
« Resposta #2 Online: 29 de Agosto de 2010, 01:57 »
Ah... lembrei de outra coisa que pode levar a máquina ao travamento. Pelo menos meu filho é craque nisso: páginas flash. Não sei o que ele arruma, que volta e meia o flash dispara e leva a cpu do meu desktop a 200% (é um dual core). Quando isso acontecia, eu tinha que correr e derrubar o processo (a máquina está configurada pra apitar quando superaquece).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline roffs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Ubuntu travando constantemente
« Resposta #3 Online: 29 de Agosto de 2010, 02:27 »
Olá zekkerj acabei de fazer um teste aqui e vi que ele só trava quando esta habilitada a conexao, pois liguei sem abilitar a rede e abri todos os programas que tenho disponiveis juntos, inclusive video e ele rodou que é uma beleza. Já instalei o kubuntu porque pensava ser talvez alguma incompatibilidade com o gnome mas continua dando erro.  Minha internet é via rede sem fio e uso o ndiswrapper para emular o driver. Será que tem algo a ver com isso??
Pois inicializando no failsafe GNOME sem estar abilitada a rede ele não travou nenhuma vez.
Agradeço a atenção.
« Última modificação: 29 de Agosto de 2010, 02:32 por roffs »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu travando constantemente
« Resposta #4 Online: 29 de Agosto de 2010, 02:41 »
Sim, pode ter a ver também.

Quando você ativa a rede, consegue ver algum processo tomando a cpu? O comando "top", num terminal, pode te dar a dica de qual programa seja.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline roffs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Ubuntu travando constantemente
« Resposta #5 Online: 29 de Agosto de 2010, 16:18 »
Olá zekkerj obrigado por responder. Fiz o teste que voce falou mas o problema e que  tudo parece estar normal quando rodo o teste, parece ate que ele sabe que eu estou olhando.. >:( Mas depois de um tempo ele trava novamente.
Chequei a temperatura do processador logo depois de ele ter travado e parecia normal. Não tenho ideia o  que poderia ser, pois o sistema não esta pesado mas ele simplesmente trava, e isso não acontece em um espaço regular de tempo,
as vezes demora bastante e as vezes acontece do nada. :'( :'( :'(

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu travando constantemente
« Resposta #6 Online: 30 de Agosto de 2010, 01:13 »
Bem, tente atualizar o sistema. E continue acompanhando, alguma hora o culpado se acusa.

Ah, antes que eu esqueça: qual é seu hardware? Placa-mãe, placa de vídeo?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline MaikoID

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
  • Linux - Beginner Ç.Ç
    • Ver perfil
Re: Ubuntu travando constantemente
« Resposta #7 Online: 30 de Agosto de 2010, 09:35 »
Estou com o mesmo problema aqui, da kernel panic após pouco tempo de uso.
Linux - Beginner Ç.Ç

Offline roffs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Ubuntu travando constantemente
« Resposta #8 Online: 30 de Agosto de 2010, 09:49 »
Olá mais uma vez, minha placa mãe é uma pcchips A31g, processador Sempron 2800, 1500 DDR, placa de vídeo é uma on-board mesmo (bem fraquinha por sinal).

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Ubuntu travando constantemente
« Resposta #9 Online: 30 de Agosto de 2010, 09:53 »
Ola, vcs poderiam tentar tbm deixar a sua bios mais generica possivel, fazer um teste com o live cd para ver se trava, um teste com o live-usb tbm, alem de marcar todas as opçoes no inicio com o f6, uma boa revisao no hardware, teste de memoria e ver se esta tudo ok com outro sistema operacional instalado e ver se tbm trava, ver os logs se der tempo.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu travando constantemente
« Resposta #10 Online: 30 de Agosto de 2010, 13:17 »
Estou com o mesmo problema aqui, da kernel panic após pouco tempo de uso.
Kernel panic é sinal de coisa séria, provavelmente problema de hardware. Verifique a integridade de suas memórias.

Olá mais uma vez, minha placa mãe é uma pcchips A31g, processador Sempron 2800, 1500 DDR, placa de vídeo é uma on-board mesmo (bem fraquinha por sinal).
Provavelmente é sua placa de vídeo. Executa o comando abaixo e cola o resultado aqui pra gente analisar.

sudo lshw -C video
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline MaikoID

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
  • Linux - Beginner Ç.Ç
    • Ver perfil
Re: Ubuntu travando constantemente
« Resposta #11 Online: 30 de Agosto de 2010, 13:19 »
Estou com o mesmo problema aqui, da kernel panic após pouco tempo de uso.
Kernel panic é sinal de coisa séria, provavelmente problema de hardware. Verifique a integridade de suas memórias.

Olá mais uma vez, minha placa mãe é uma pcchips A31g, processador Sempron 2800, 1500 DDR, placa de vídeo é uma on-board mesmo (bem fraquinha por sinal).
Provavelmente é sua placa de vídeo. Executa o comando abaixo e cola o resultado aqui pra gente analisar.

sudo lshw -C video

Creio que não seja problema de hardware porque o Windows XP esta instalado e funciona normalmente, o antigo ubuntu 9.1 tambem funcionava (sem adsl, com adsl eu nao sei).
Linux - Beginner Ç.Ç

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu travando constantemente
« Resposta #12 Online: 30 de Agosto de 2010, 14:01 »
Kernel panic costuma ser problema de hardware. Primeiro teste, pra depois descartar.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline roffs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Ubuntu travando constantemente
« Resposta #13 Online: 31 de Agosto de 2010, 10:59 »
Olá pessoal, sobre o teste de memoria fiz, e nao apresentou nenhuma falha, porém o de vídeo fiz apenas uma vez, agora cada vez que eu faço o meu pc trava, será que poderia ser o vídeo então?
Sobre o kernel panic, o meu computador não apresenta essa mensagem..

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu travando constantemente
« Resposta #14 Online: 31 de Agosto de 2010, 11:17 »
O computador trava durante o lshw? :o :o :o :o :o
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D