Olá,
Sou completamente novo no fórum e no Linux. Pesquisei bastante sobre o problema que estou enfrentando antes de decidir postar esta mensagem pedindo ajuda, pois ainda não encontrei solução que contemplasse minha questão. É o seguinte:
Comprei há menos de um mês um Acer Aspire 1410 (diz que é notebook, mas não tem drive de CD/DVD; portanto, até onde entendo, é um netbook), que veio com o Windows 7 Starter Edition instalado. Eu já estava interessado em me iniciar pelo mundo do Linux e daí, pesquisando a respeito, decidi instalar primeiro um drive virtual (Daemon Tools) no netbook, para poder instalar o Ubuntu 10.04 pelo usb. Ontem consegui então fazer a instalação (criei uma partição "U", com 20G, para o Ubuntu) e iniciei o sistema numa boa. Já estava gostando da escolha, mas após o Ubuntu fazer as devidas atualizações de segurança pela internet (DSL), o netbook não conseguiu mais dar boot, retornando na tela aquela mensagem de "grub rescue".
Tentei dar boot com o pen-drive, mas retornava uma mensagem indicando algum erro no disco de boot (já não lembro mais exatamente qual era a msg nem tenho acesso a ela). Após mais algumas pesquisas em fóruns do Ubuntu, decidi tentar recuperar o grub com o unetlogin (nossa, como é difícil encontrar infos sobre instalação e recuperação do Ubuntu através usb...). Daí, espetei o pen-drive com a nova configuração e o Ubuntu inicializou normalmente, embora eu tenha ficado com a impressão de que estava acessando um "novo" Ubuntu, acessível somente enquanto o meu pen-drive estava espetado.
Reiniciei o netbook e dei "tab" na tela inicial (que indicava ser o caminho para configuração), com outro pc (windows) conectado, para me informar sobre os procedimentos necessários para recuperar meus sistemas em pesquisas na rede. No entanto, entrou numa espécie de prompt, da qual não consigo sair até agora (está assim por horas a fio), além de não conseguir nem ao menos desligar o netbook no botão de power. Tentei pesquisar comandos do initramfs em alguns fóruns, mas nenhum me iluminou acerca de como faço para ao menos sair desta tela e/ou reinicializar o netbook para descobrir como posso recuperar o acesso a algum sistema operacional. Não consegui sequer descobrir como funcionam os comandos listados pelo "help" do initramfs.
Espero que alguém aqui no fórum possa, o mais rápido possível, me ajudar nisso.
Agradeço de antemão e aguardo contatos!