Autor Tópico: Relato de um iniciante  (Lida 3953 vezes)

Offline Zeox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
  • Não sei o que digitar
    • Ver perfil
Relato de um iniciante
« Online: 31 de Agosto de 2010, 17:57 »
Após algum tempo indo e vindo de uma distribuição em outra, me encontrei no Ubuntu, mais precisamente Kubuntu (não fui com a cara do gnome). Tudo começou a muitos anos atrás quando este jovem aprendiz de linux estava no lado Windows da força lutando contra os temíveis ataques de vírus, worms, tudo que é praga intergaláctica já criada pelo ser humano. Até que, em uma quarta feira chuvosa, meu pobre HD de 4gb rodou, eu precisava acessar a internet para ver um e-mail do meu professor orientando-me sobre o trabalho de História que estava fazendo. Após alguns instantes, em uma velha e empoeirada gaveta brilhava de forma reluzente uma mídia, esta estava um pouco riscada em sua parte ótica, já na outra face reluzia o nome Kurumin 5  em letras azuis. Saquei o cd, limpei cuidadosamente e inseri no meu antigo leitor de CD-ROM de 40x da LG, na hora o sistema deu seu boot inicializando assim um mundo de luz. Eis que surge no monitor o bom e velho Kurumin, em questão de minutos eu já tinha lido meu e-mail enviando-o ao seu destino final. Passado algum tempo, o jovem aprendiz resolve definitivamente seguir o lado Linux da força, mesmo que estes sendo minoria devido ao poderio do lado Windows da força devido aos seu marketing brutal, ele consegue galgar em um aprendizado retilíneo embora com alguns intempéries, mas nada que impeça-o de seguir adiante e, dia após dia, usar efetivamente o pinguim como sistema fixo. Passado este tempo, viajando entre os planetas Ubuntu / Slackware, eis que o jovem aprendiz retorna para o planeta Ubuntu migrando para a zona KDE 4, uma zona incrivelmente agradável de viver com vários outros aprendizes. As encomendas, muitas vezes sendo feitas por pacotes DEB facilitam demais nossas vidas, sem contar que com alguns canticos shamanicos podemos invocar o Pai de todo conhecimento Synaptic que, após algumas breves conversas, ele invoca facilmente tudo o que desejamos. Abraços a todos, e que a força esteja com vocês.

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Relato de um iniciante
« Resposta #1 Online: 31 de Agosto de 2010, 18:48 »
Que a Força esteja com você também.
Bem-vindo !
Usuário Linux- 449417

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Relato de um iniciante
« Resposta #2 Online: 31 de Agosto de 2010, 18:49 »
Você deveria ser poeta!kkkk!
Venha para o lado bom da força.
Tome a pilula azul de matrix e saia do mundo windows, cheio de bugs.
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: Relato de um iniciante
« Resposta #3 Online: 31 de Agosto de 2010, 20:13 »
 ;D

Offline ccan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Relato de um iniciante
« Resposta #4 Online: 08 de Setembro de 2010, 14:40 »
A primeira vez, quando é boa, ninguém esquece... aproveitei que tinha um computador "encostado" aqui em casa, de configuração um tanto raquítica (placa-mãe Phitronics/VIA PC3000E+, processador VIA C7-D, 1Gb de RAM(DDR2), vídeo e audio onboard) para testar o linux. Estudei bastante qual distribuição usar até que decidi pela Ubuntu parecia (e é) a melhor, mas comecei pelo Kubuntu (já tinha um CD em mãos, 8.04 se não me engano). Não foi a maravilha: não foi reconhecido o vídeo e não deu para usar (como configurar se nem consegue ver a tela?). Mas, imbuido de espírito aventureiro, não desisti, e solicitei,  via shipit, um CD. Acabei instalando a versão 10.04; que maravilha! reconheceu tudo e está funcionando a contento, acabei usando como live CD e optei por instalação integral (só o Ubuntu está presente). É um programa muito versátil, pode ser usado direto, por que não tem paciência para configurar, como pode ser mexido de diversas formas e isto ignorando o famoso terminal! Mas, como qualquer sistema, podem surgir algumas pedras no caminho: o teclado e o mouse que volta e meia travam, aí só resetando mesmo (não tenho nenhum efeito habilitado); programas que se fecham misteriosamente quando estão sendo usados (firefox, central de programas por exemplo); o "encerramento automático", fechando tudo e voltando para a tela de login e, o sistema que, enquanto surfava na internet, caiu de vez (agora se parece com o DOS, tela preta, só que ao invés de C:\ aparece algo como intif: se não me mui engano). Mas o sistema é muito bom, considero a versão 10.04 bem madura e boa de usar, inclusive por leigos, pela dinâmica do Ubuntu creio que estes problemas serão logo sanados. Vou continuar usando (assim que achar o meu CD para poder consertar o micro), e, talvez colabore com a tradução de programas , por hora vou ver como informar os bugs verificados...

Offline trance4life

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Relato de um iniciante
« Resposta #5 Online: 21 de Setembro de 2010, 15:06 »
Ri demais nesse tópico, muito bom...

Offline Stefan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Relato de um iniciante
« Resposta #6 Online: 21 de Setembro de 2010, 17:08 »
Depois de muita leitura e testar distros, larguei o Windows de vez, instalei em Notebook Dell Vostro 1510 o Ubuntu 10.04. Não tive problemas com os hardwares principais, foi fácil ... só está faltando o leitor de cartões e o microfone, de resto tudo está em perfeito funcionamento.

Comecei os testes com uma versão do extinto Conectiva, passando pelo Red Hat e Kurumin, eis que escolhi a Ubuntu.

A Red Hat foi um bom aprendizado, pois usei inclusive no trabalho como servidor de arquivos e firewall para rede Windows existente.

Agora com a Ubuntu vejo uma grande evolução. Ambiente amigavel e intuitivo tanto para operação como instalação. Todos que me perguntam a respeito, respondo sem gaguejar: Instale a distro Ubuntu!

Vida longa ao Ubuntu !!

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: Relato de um iniciante
« Resposta #7 Online: 22 de Setembro de 2010, 12:45 »
Depois de muita leitura e testar distros, larguei o Windows de vez, instalei em Notebook Dell Vostro 1510 o Ubuntu 10.04. Não tive problemas com os hardwares principais, foi fácil ... só está faltando o leitor de cartões e o microfone, de resto tudo está em perfeito funcionamento.

Comecei os testes com uma versão do extinto Conectiva, passando pelo Red Hat e Kurumin, eis que escolhi a Ubuntu.

A Red Hat foi um bom aprendizado, pois usei inclusive no trabalho como servidor de arquivos e firewall para rede Windows existente.

Agora com a Ubuntu vejo uma grande evolução. Ambiente amigavel e intuitivo tanto para operação como instalação. Todos que me perguntam a respeito, respondo sem gaguejar: Instale a distro Ubuntu!

Vida longa ao Ubuntu !!
É isso ai Stefan.
A comunidade não para de crescer ;D
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."