Autor Tópico: Não consigo executar jogos no GMameUI. Sò no terminal.  (Lida 18150 vezes)

Offline marciomendonsa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
Não consigo executar jogos no GMameUI. Sò no terminal.
« Online: 03 de Setembro de 2010, 11:53 »
Pessoal,

Estou com o xmame.SDL e o GMAMEUI instalados perfeitamente, mas não estou conseguindo executar o jogos.

No terminal, consigo perfeitamente bastando fornecer o -rompaht








[FoxConn A6VMX2-K][Athlon X2 7750][HD502HI Green][4GB DDR2 800MHz][7Team ST-350 BKV][DVD-RW LG-H54N]

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Não consigo executar jogos no GMameUI. Sò no terminal.
« Resposta #1 Online: 03 de Setembro de 2010, 12:41 »
Ola Marcio, primeiro acerte a sua imagem postada(nao sao permitidas imagens com mais de 40k) ;) vamos dar uma força para os moderadores e evitar que seu topico seja trancado ha muitos companheiros aqui que usam discada e fica dificil ver as imagens por causa do tamanho, essa versao que vc esta usando e um pouco defasada, remova o mame e o gmame pelo sinaptic e pegue essa que e mais atual http://packages.ubuntu.com/lucid/gmameui veja http://img294.imageshack.us/img294/7899/capturadetelar.png ele ja vai baixar e instalar o mame apropriado e a interface grafica, percebi que vc tbm colocou as roms de neo-geo no path, verifique se a extensao das roms de neo-geo sao .bin ou .rom se for .rom entao nao vai funcionar. Vc pode prefeitamente usar o Wine para rodar o Neo-Rage fica muito bom, recomendo.

Quanto a imagem vc pode tirar uma screen e antes de upar para o Images-Hack usar um aplicativo como visualizador de imagens g thumb(sudo apt-get install gthumb) e editar a sua foto, clicar em imagem->redimensionar->novas dimensoes->640X400.  Depois clique em arquivo->salvar como->(no canto de baixo escolha o formato(determinar pela extensao)) JPEG->coloque o nome que deseja->salvar->coloque os valores 50(por exemplo) nos dois campos e tera uma imagem de mais ou menos 20k para postar.

PS; tbm sou fã do Nimbus do Open-Solaris.
« Última modificação: 05 de Junho de 2011, 20:07 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Não consigo executar jogos no GMameUI. Sò no terminal.
« Resposta #2 Online: 03 de Setembro de 2010, 21:51 »
Platão, o problema não é só a versão eu tenho a versão gmameui_0.2.11-2_amd64.deb e ainda assim várias roms não funcionam... as de neo-geo...
eu ví em alguns lugares que tem como colocar a bios do neo-geo no mame, só que ninguém explica direito onde. Onde é pra colocar?

as roms para mame são bem menores que as de neo-geo, ou seja, alem de ocuparem menos espaço, são mais rápidas de baixar... além do lance maneiro do mame, de ser como no arcade, onde vc coloca fichas...

Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Não consigo executar jogos no GMameUI. Sò no terminal.
« Resposta #3 Online: 03 de Setembro de 2010, 23:32 »
Ola nomade, algumas roms nao funcionam mesmo, isso e normal, por exemplo aquelas que estao marcadas como "not work", ou nao foram emuladas ainda por problemas de direitos autorais,travas ou ha problemas de compatibilidade com outros games, para a evolução do emulador alguns games que funcionavam em versoes anteriores passam a nao funcionar nas versoes mais novas, entao os desenvolvedores preferem perder a compatibilidade e deixar de rodar alguns jogos e em contrapartida adicionar muito outros. E so vc olhar no emulador pelo arquivo read-me e vera os que sairam,que nao sao mais suportados, e os que foram adicionados. Como os drivers para rodar os games estao sempre em evolução entao quando vc coloca aquele set das roms antigas que vc tem, por exemplo, ele nao vai reconhecer ou vai dar um aviso que o crc da rom nao esta batendo com o que ele espera encontrar, entao tera que corrigir essa rom com um aplicativo especifico como o control mame pro usando um arquivo dat como base para correção. No caso do Ubuntu a versao do mame que ele aceita e a 0.136 , entao procure pelo set atual como no site que passei no outro link ou corrija as suas, no caso se tiver o set 0.136 e o set 0.135 das roms vao funcionar praticamente todas.

No caso da bios do Neo-Geo no mame vc deve coloca-la sem descompactar na mesma pasta em que estao as suas roms. As roms de Mame para o Neo-Geo sao diferentes das roms do emulador Neo-Rage.

Veja;





Existe uma versao do mame especifica para colocar nesses gabinetes de fliperama, olha, faz tempo que estou querendo me dar esse presente!!!! um gabinete arcade!!!

Da uma olhada;

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-143446467-maquina-fliperama-32-pollcd-video-game-arcade-multijogos-_JM

Ou entao botar a mao na massa e fazer um;

http://jogorama.com.br/noticias/1965/faca-seu-fliperama-do-street-fighter-iv-em-casa/

http://www.donovanmyers.com/2009/06/vewlix-te-complete-guide/
« Última modificação: 05 de Junho de 2011, 20:07 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline marciomendonsa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
Mame Plus no Wine. Alguém já conseguiu?
« Resposta #4 Online: 20 de Setembro de 2010, 14:20 »
Olá!

Alguém já conseguiu executar o Mame Plus através do Wine?
[FoxConn A6VMX2-K][Athlon X2 7750][HD502HI Green][4GB DDR2 800MHz][7Team ST-350 BKV][DVD-RW LG-H54N]

Offline genaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Mame Plus no Wine. Alguém já conseguiu?
« Resposta #5 Online: 20 de Setembro de 2010, 15:17 »
cara, o mame tem versão nativa no linux. Usa o sdlmame, que é a versão mais atualizada do momento.
http://sdlmame.wallyweek.org/

Offline marciomendonsa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
Re: Mame Plus no Wine. Alguém já conseguiu?
« Resposta #6 Online: 20 de Setembro de 2010, 15:36 »
cara, o mame tem versão nativa no linux. Usa o sdlmame, que é a versão mais atualizada do momento.
http://sdlmame.wallyweek.org/

Genaro, eu sei. Mas o problema é que quando eu usava o mame plus, eu tinha todos os jogos funcionando perfeitamente. Inclusive Street Fight 3rd e o 2rd. Coisa que agora não estou conseguindo. Fica me pedindo o CHD. :(
[FoxConn A6VMX2-K][Athlon X2 7750][HD502HI Green][4GB DDR2 800MHz][7Team ST-350 BKV][DVD-RW LG-H54N]

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Mame Plus no Wine. Alguém já conseguiu?
« Resposta #7 Online: 20 de Setembro de 2010, 18:25 »
Ola Marcio, vc esta marcando bobeira ja e o terceiro topico sobre o mesmo assunto, peça para o moderador juntar todos em um so, se vc nao tem o CHD nao vai funcionar em nenhum Mame pode ser no Windows,Linux ou qualquer outro. Vamos la, use um programa torrent como o deluge(sudo apt-get install deluge) e faça o download agora clique com o direito em cima desse arquivo e marque para abrir com o deluge, na tela do deluge vc seleciona somente o arquivo referente ao game, no caso seria todos que começam com sfiii e deixe concluir o download, apos e so colocar esses arquivos dentro da sua pasta roms.
« Última modificação: 04 de Novembro de 2011, 18:54 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline marciomendonsa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
Re: Mame Plus no Wine. Alguém já conseguiu?
« Resposta #8 Online: 24 de Setembro de 2010, 14:12 »
Ola Marcio, vc esta marcando bobeira ja e o terceiro topico sobre o mesmo assunto, peça para o moderador juntar todos em um so, se vc nao tem o CHD nao vai funcionar em nenhum Mame pode ser no Windows,Linux ou qualquer outro. Vamos la, use um programa torrent como o deluge(sudo apt-get install deluge) e faça o download desse torrent http://www.easy-share.com/1908061525/Mame_0.134u2_CHDs.torrent agora clique com o direito em cima desse arquivo e marque para abrir com o deluge, na tela do deluge vc seleciona somente o arquivo referente ao game, no caso seria todos que começam com sfiii e deixe concluir o download, apos e so colocar esses arquivos dentro da sua pasta roms. Se ainda assim nao funcionar faça o download do bios-pack no site que passei anteriormente.

Platão, meu chapa, muito obrigado pela ajuda q tem me dado.

Cara, só consegui fazer funcionar com o Kxmame. Desisti do GMameUI! >:(

Chegando em casa, vou executar essa sua dica. ;)

Muito obrigado.
[FoxConn A6VMX2-K][Athlon X2 7750][HD502HI Green][4GB DDR2 800MHz][7Team ST-350 BKV][DVD-RW LG-H54N]

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Não consigo executar jogos no GMameUI. Sò no terminal.
« Resposta #9 Online: 28 de Maio de 2011, 18:08 »
Li o tópico e tenho interesse em rodar algumas roms de NeoGeo. No entanto, não entendi essa ideia de bios para NeoGeo. Pesquisei na rede e até achei um arquivo neogeo.zip, que foi indicado como sendo uma bios de neogeo. Dentro dele eu conferi que existiam vários arquivos de sistema.

Sem descompactar eu coloquei as roms e essa bios na mesma pasta, que indiquei para o GMameUI (versão 0.136)

Mas ao mandar carregar as roms não são reconhecidas.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Não consigo executar jogos no GMameUI. Sò no terminal.
« Resposta #10 Online: 28 de Maio de 2011, 18:37 »
As roms de neo geo do Mame sao diferentes das roms de neo geo do Neo Rage, entao se as suas roms tem a extenção .bin sao para Mame, se tem extençao .rom sao para o Neo Rage basicamente.

Entao, a extenção .rom nao vai funcionar no Mame, baixe o pacote acima e extraia no mesmo ditetorio das roms que o emulador se encarrega de localizar.

O caminho do executavel esta nas fotos e o caminho das roms vc coloca as suas.



Ou

/usr/games/sdlmame

Observe que tbm as roms tem a principal que geralmente e maior e as -filhas-, a rom principal vai ser sempre maior e as outras vao ser sempre menores, porque sao clones ou sets diferentes, variaçoes da mesma rom mas que nao funcionam sem a principal.

Trocando em miudos, se vc baixar a menor de 172k e tentar rodar nao vai funcionar, vc precisa da de 3mega que e a principal, ai os outros sets vai rodar em cima dela veja;

http://img718.imageshack.us/i/screenshot2np.png/

Veja tbm;

http://sdlmame.wallyweek.org/
« Última modificação: 05 de Junho de 2011, 20:08 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Não consigo executar jogos no GMameUI. Sò no terminal.
« Resposta #11 Online: 28 de Maio de 2011, 22:23 »
Platão

Como disse, eu baixei um arquivo de bios para NeoGeo e peguei algumas de minhas antigas roms (série Samurai Shodown). Mexendo na configuração do programa eu consegui fazer com que as três fossem reconhecidas, modificando os nomes dos arquivos zip para os equivalentes listados, mas apenas uma funciona. As roms são de 1998...

A rom que funcionou foi a samsho2.zip (só falta descobrir qual tecla faz a função de inserir a moeda...). Acho que é como você disse: rom muito antiga e projetada para aplicativo antigo e que precisa ser substituída.  O interessante é que os arquivos dentro da pasta zipada possuem extensão rom e funciona com a bios que coloquei.

Na minha instalação eu também tenho o Mac OS X e como no HD existe um EFI para ele, o Mame reconheceu essa partição do Mac como bios (aparecem duas: Mac e Neogeo). Então, pensei: posso ter mais de uma rom neogeo para referência do mame?

Se sim, eu poderia em tese aproveitar pelo menos uma das roms que já tenho...


Edit: Depois que baixei o pacote de bios é que percebi que na verdade são várias bios, específicas para cada um dos arcades suportados pelo mame. Então, concluo que é para colocar todas juntas, com as roms. Aqui, eu havia criado uma pasta para isso dentro da /home, mas se entendi direito devo colocá-las dentro de /usr/games/sdlmame
« Última modificação: 28 de Maio de 2011, 22:35 por xluisfernando »
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Não consigo executar jogos no GMameUI. Sò no terminal.
« Resposta #12 Online: 28 de Maio de 2011, 23:09 »
Ola Luiz e complicado explicar isso, sugiro que leia o artigo completo no final do post, mas algumas .rom funcionam no Mame a maioria nao....como vc ja percebeu, a ideia do time do Mame e proporcionar uma experiencia para o jogador igual a que vc tem no arcade original, entao as roms sao emuladas fielmente, ate os slowdowns do arcade sao mantidos.

Quando alguma rom e dumpada de forma errada, eles redumpam essa rom novamente desde que eles tenham o chip da maquina em maos, se permanecem as vezes erradas e porque nao ha mais o hardware original para fazer o redump, entre outros detalhes como mecanismos e travas por software para evitar que o game seja copiado.

A bios de Neo-Geo do Mame esta no link e e especifica para o Mame, com extenção .bin que e a correta, entao para que tudo funcione normalmente subistitua a bios por essa.

Essa gambiarra que vc fez, as vezes da certo mas pode verificar e olhar os crc's estao todos senao a maioria errados, ela pode funcionar ou nao, como tbm se vc atualizar essa versao do mame para outra ela deixe de funcionar, o correto como disse e baixar a rom certa.

Se vc desejar, pode rodar o Neo-Rage pelo Wine que funciona muito bem.....

A tecla para colocar creditos e o numero 5 do teclado e para iniciar a partida e o numero 1, f3 vc reseta o game f2 voce entra no debug(opçoes do jogo) da placa, basicamente. De uma olhada no arquivo de ajuda do proprio programa ou na net para todos os detalhes.

Por exemplo, vc pode "fundir" varios sets da rom em uma so, mas como ja disse isso vai depender do emulador reconhecer ou nao a gambiarra que vc fez, para colecionar entre outras, nao e uma boa porque vc cedo ou tarde vai ter problemas e ter que desfazer todo o processo, porque nao vai funcionar mais, os arquivos ja estao separados justamente para nao haver confusao e preservar a originalidade do game, algumas versoes das roms tem peculiaridades que so sao encontradas em certas versoes da rom exemplo;

A rom Strikers 1945 III dos EUA embora seja a mesma versao da Japonesa que se chama Strikers 1999 no Japao. Ha tbm uma rom de Street Fighter brasileira, detalhes e nuances que vc perde fazendo as gambiarras.

De uma olhada nos links desse post acima desde o inicio la tem os lugares para baixar tudo de uma so vez por torrent ou separadamente, e uma boa pedida.
Edit: Depois que baixei o pacote de bios é que percebi que na verdade são várias bios, específicas para cada um dos arcades suportados pelo mame. Então, concluo que é para colocar todas juntas, com as roms. Aqui, eu havia criado uma pasta para isso dentro da /home, mas se entendi direito devo colocá-las dentro de /usr/games/sdlmame

Coloque as roms e a bios juntas e aponte o caminho para o emulador.

Veja tbm esse excelente artigo sobre o assunto;

http://www.hardware.com.br/comunidade/v-t/819040/
« Última modificação: 29 de Maio de 2011, 11:17 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Não consigo executar jogos no GMameUI. Sò no terminal.
« Resposta #13 Online: 31 de Maio de 2011, 18:08 »
Platão

Resolvi o problema das roms (agora tenho a possibilidade de resgatar o que gastei com fichas na minha adolescência...)

No entanto, estou com dificuldade de fazer o joystick funcionar.

Instalei os pacotes joystick e joy2key e executei o teste com os comandos

jscal /dev/input/js0

jstest /dev/input/js0

No terminal eu conferi que todos os botões e direções estão sendo reconhecidos, mas na hora de jogar apenas os botões funcionam. As direções funcionam apenas no teclado.

Pressionei F2 e verifiquei que no Input as direções funcionam apenas pelo teclado e os botões pelo joystick.

Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Não consigo executar jogos no GMameUI. Sò no terminal.
« Resposta #14 Online: 31 de Maio de 2011, 18:59 »
Ola Luiz, espero que tenha gostado do artigo sobre o emulador, e um dos melhores para iniciantes e bem completo.

A primeira coisa que vc tem que testar e se o controle funciona pelo terminal, se reconhece os botoes e direcionais e certificar que esta tudo certo, para ai tentar com o emulador, vc pode instalar pelo proprio synaptic um outro para testar como o snes9x-gtk e ver como funciona, vai sevir tbm de referencia para o Mame, se nesse outro emulador reconhecer tudo certinho, entao o problema esta com a config do mame.

Vc pode controlar tudo por essas abas principais;



Mas antes eu aconselho a nao modificar nada ai ainda, primeiro vc deve iniciar o emulador e apertar a tecla TAB ira aparecer um menu como esse;



E e nesse lugar primeiramente que vc vai tentar, antes veja se esta selecionado o seu joystic no endereço dev/js0 que e o padrao, mas se vc ja testou entao deve estar ok, inclusive se ja testou com outros emuladores antes do mame.

Como na imagem acima observe os campos imput general e imput this game, em imput this game va para o controle 1 e aperte o botao enter para adicionar um novo caminho, por exemplo, na interface do controle 1 ha la UP vc vai movimenta com o direcional do teclado mesmo, e tecla enter, vai ficar em branco ai vc aperta no direcional do joystic ou no direcional do seu teclado UP e pronto, ja esta configurado aquela tecla para o UP do seu personagem no game, e assim sucessivamente com os outros atalhos direcionais, a unica diferença e que ao colocar UP vc nao vai usar o teclado e sim o seu joystick, depois que vc pega o jeito fica facil.

Lembrando que vc tbm tem os pacotes disponiveis para testar o joistick;

jstest-gtk

joistick

joy2key

« Última modificação: 31 de Maio de 2011, 19:35 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997