Autor Tópico: Pasta "var" quase cheia o que se poderá apagar ? ( Resolvido )  (Lida 69222 vezes)

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Pasta "var" quase cheia o que se poderá apagar ? ( Resolvido )
« Online: 04 de Setembro de 2010, 09:11 »
Estou recebendo este aviso:

A unidade "var" apenas tem 70.8 MB de espaço livre.
Pode libertar espaço em disco removendo aplicações ou ficheiros que já não utiliza ou movendo ficheiros para outro disco ou partição

Embora o aviso me pareça esclarecedor fazendo-me pensar que até poderei apagar ou copiar tudo, a única certeza que tenho é de que os deb que lá se encontram os poderei apagar ou copiar

Que mais ficheiros ou pastas poderão ser apagadas sem prejudicar qualquer processo que o sistema precise ?
Ou quais considerações terei de ter em conta para agir ?

E antes de cometer algo sem remissão, agradecia que me dessem alguma informação sobre este assunto

João Fernando Machado Mão de Ferro

« Última modificação: 17 de Setembro de 2010, 13:08 por galactus »

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Pasta "var" quase cheia o que se poderá apagar ?
« Resposta #1 Online: 04 de Setembro de 2010, 09:20 »
Antes de mais nada, verifique qual das pastas dentro de /var está ocupando mais espaço. Execute o seguinte comando:

sudo du /var/* -hs

A partir desta informação você verá o que está consumindo mais espaço na pasta /var

(Não é recomendável simplesmente apagar o que há na pasta /var)

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Pasta "var" quase cheia o que se poderá apagar ?
« Resposta #2 Online: 04 de Setembro de 2010, 11:42 »
Manda no Terminal " sudo apt-get clean " para limpar o cache de arquivos do apt, que fica na pasta /var/cache/apt/archives. Pra não perder os arquivos (que com o tempo vão se acumulando no sistema), use o programa AptOnCd para fazer um bkp desses arquivos; assim, no caso de uma reinstalação, não será necessário baixar tudo de novo da internet.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

libonati

  • Visitante
Re: Pasta "var" quase cheia o que se poderá apagar ?
« Resposta #3 Online: 04 de Setembro de 2010, 12:22 »
Não sei mas provavelmente você optou por acumular os logs. Esta é a outra opção que existe, configurar o /etc/logrotate.conf e/ou os arquivos em  /etc/logrotate.d para acionar rotatividade por semana, mês, compressão, locais de log, etc...
Assim não se acumularão logs desnecessários antigos.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Pasta "var" quase cheia o que se poderá apagar ?
« Resposta #4 Online: 04 de Setembro de 2010, 16:00 »
Dia desses eu passei por esse problema...

Tenho uma máquina que fica ligada constantemente no serviço, e ela está fazendo uma análise da rede do serviço com o NTOP. Que por sua vez gera muito log no arquivo /var/log/user.log. Depois de perder algumas horas de análise, descobri que a configuração padrão do logrotate é para rotacionar vários dos arquivos de log apenas semanalmente, independente do tamanho deles.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Pasta "var" quase cheia o que se poderá apagar ?
« Resposta #5 Online: 04 de Setembro de 2010, 16:16 »
Antes de mais nada, verifique qual das pastas dentro de /var está ocupando mais espaço. Execute o seguinte comando:

sudo du /var/* -hs

A partir desta informação você verá o que está consumindo mais espaço na pasta /var

(Não é recomendável simplesmente apagar o que há na pasta /var)

Caro colega os meus agradecimentos, e embora não me tenha pedido que enviasse uma saída do comando segue uma

8,2M   /var/backups
157M   /var/cache
4,0K   /var/crash
4,0K   /var/games
245M   /var/lib
4,0K   /var/local
0   /var/lock
2,4G   /var/log
16K   /var/lost+found
4,0K   /var/mail
8,0K   /var/ncalrpc
4,0K   /var/opt
296K   /var/run
264K   /var/spool
948K   /var/tmp

Que julgo a var/log estará relacionada com a resposta do colega libonati lá dentro encontro 5 arquivos de vários megas três deles somam 161 Mib também penso que estarão relacionados com as minhas tentativas frustadas de obter uma rede

João Fernando Machado Mão de Ferro

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Pasta "var" quase cheia o que se poderá apagar ?
« Resposta #6 Online: 04 de Setembro de 2010, 16:23 »
Manda no Terminal " sudo apt-get clean " para limpar o cache de arquivos do apt, que fica na pasta /var/cache/apt/archives. Pra não perder os arquivos (que com o tempo vão se acumulando no sistema), use o programa AptOnCd para fazer um bkp desses arquivos; assim, no caso de uma reinstalação, não será necessário baixar tudo de novo da internet.

Obrigado pela ajuda, quanto a ela não vou usar o AptOnCD mas vou copiar ou os deb todos para uma pasta VAR_CACHE_APT_ARCHIVES mesmo assim para saber o que é, e depois apago os mesmos na var

Assim já liberto espaço que aliás não queria fazer mas terá de ser

João Fernando Machado Mão de Ferro

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Pasta "var" quase cheia o que se poderá apagar ?
« Resposta #7 Online: 04 de Setembro de 2010, 16:28 »
Não sei mas provavelmente você optou por acumular os logs. Esta é a outra opção que existe, configurar o /etc/logrotate.conf e/ou os arquivos em  /etc/logrotate.d para acionar rotatividade por semana, mês, compressão, locais de log, etc...
Assim não se acumularão logs desnecessários antigos.

O meu agradecimento

Se houve opção de cativar os log foi alguma coisa feita sem saber como mas julgo que não porque isso devo de julgar seria algo específico a fazer e tenho certeza de nada foi feito nesse sentido

Também mando uma saída da var na qual se torna evidente o tamanho de algumas directorias


8,2M   /var/backups
157M   /var/cache
4,0K   /var/crash
4,0K   /var/games
245M   /var/lib
4,0K   /var/local
0   /var/lock
2,4G   /var/log
16K   /var/lost+found
4,0K   /var/mail
8,0K   /var/ncalrpc
4,0K   /var/opt
296K   /var/run
264K   /var/spool
948K   /var/tmp

Talvez seja de lhe perguntar como actuar nas configurações para que isto não aconteça

João Fernando Machado Mão de Ferro

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Pasta "var" quase cheia o que se poderá apagar ?
« Resposta #8 Online: 04 de Setembro de 2010, 16:47 »
procure pelo arquivo /etc/logrotate.d/rsyslog, adicione uma linha "size +100K" aos dois grupos. Isso vai limitar o tamanho de cada arquivo de log a 100KB.

depois execute o comando abaixo pra forçar o rotacionamento dos logs. Isso vai liberar o espaço no diretório.

sudo logrotate -f /etc/logrotate.conf

PS: Qual o tamanho da partição onde o /var está?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

libonati

  • Visitante
Re: Pasta "var" quase cheia o que se poderá apagar ?
« Resposta #9 Online: 04 de Setembro de 2010, 16:54 »
Olá amigo. Uma ajuda rápida. Para configurar os arquivos de log, entre na pasta logrotate.d. Lá você verá muitos arquivos e cada um fazendo sua função, os logs.
A forma padrão está no exemplo abaixo:

/log/vsftpd.log     <------Aqui você escolhe para onde levar o log de um programa.
{
         create 640 root adm  <------Aqui você padroniza as permissões.

   # ftpd doesn't handle SIGHUP properly
   missingok  <--------Se o arquivo não existir, não emite mensagem de erro.
   notifempty  <------Somente rotacionará se não estiver vazio.
   rotate 4  <----------Serão rotacionados 4 vezes, antes de serem removidos do
                                   sistema.
        weekly   <------Aqui você faz rotação semanal
}

Existem outras diretivas como limitar o tamanho do arquivo "minsize nn" que rotaciona o arquivo se passar do tamanho mínimo informado.
A outra opção está sendo mostrada pelo amigo zekkerj atuando diretamente no logrotate.conf.

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Pasta "var" quase cheia o que se poderá apagar ?
« Resposta #10 Online: 04 de Setembro de 2010, 17:06 »
procure pelo arquivo /etc/logrotate.d/rsyslog, adicione uma linha "size +100K" aos dois grupos. Isso vai limitar o tamanho de cada arquivo de log a 100KB.

depois execute o comando abaixo pra forçar o rotacionamento dos logs. Isso vai liberar o espaço no diretório.

sudo logrotate -f /etc/logrotate.conf

PS: Qual o tamanho da partição onde o /var está?

Mais uma vez em contacto colega zekkerj e obrigado por esta sua indicação

O tamanho é de 3.15 Gib já tinha pensado aumentar mas estou aguardando uma altura melhor para o fazer este falhanço de tamanho deve-se ao facto de iniciante e com muita informação dispersa sem saber ao certo qual a melhor e mais acertada solução, como foi esta opçãop tomada de fazer vário directorias paro o S.O. assim ficará e ao longo do tempo irei afinando, o meus disco está assim Extended 20.Gib dentro /boot 3.15 Gib , / 3.63 Gib, /usr 6.96 Gib , /var 3.15 Gib , /tmp 1.59 Gib , linux-swap 1.80 Gib , /home 128.77 Gib

Penso reduzir na /boot tirando 1.5 Gib e na / outro 1.5 Gib aumentar a /var de 2.0 Gib e o restante para a /usr , julgo que assim ficarei com tudo mais equilibrado salvo a sua opinião já agora.

Vou executar a sua dica e logo veremos se para já esta situação fica resolvida, para continuar com as minhas tentativas de uma rede

João Fernando Machado Mão de Ferro


Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Pasta "var" quase cheia o que se poderá apagar ?
« Resposta #11 Online: 04 de Setembro de 2010, 17:14 »
Olá amigo. Uma ajuda rápida. Para configurar os arquivos de log, entre na pasta logrotate.d. Lá você verá muitos arquivos e cada um fazendo sua função, os logs.
A forma padrão está no exemplo abaixo:

/log/vsftpd.log     <------Aqui você escolhe para onde levar o log de um programa.
{
         create 640 root adm  <------Aqui você padroniza as permissões.

   # ftpd doesn't handle SIGHUP properly
   missingok  <--------Se o arquivo não existir, não emite mensagem de erro.
   notifempty  <------Somente rotacionará se não estiver vazio.
   rotate 4  <----------Serão rotacionados 4 vezes, antes de serem removidos do
                                   sistema.
        weekly   <------Aqui você faz rotação semanal
}

Existem outras diretivas como limitar o tamanho do arquivo "minsize nn" que rotaciona o arquivo se passar do tamanho mínimo informado.
A outra opção está sendo mostrada pelo amigo zekkerj atuando diretamente no logrotate.conf.


Muitíssimo obrigado estou lendo com atenção todas as respostas afim de não cometer algum erro, e o caso será resolvido com estas valiosas ajudas

João Fernando Machado Mão de Ferro

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Pasta "var" quase cheia o que se poderá apagar ?
« Resposta #12 Online: 04 de Setembro de 2010, 17:21 »
Não tente mexer nas partições agora... vai tomar um tempo imenso, e a chance de perder o sistema é grande.

Sugestão, pega um HD novo e refaz o sistema lá.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Pasta "var" quase cheia o que se poderá apagar ?
« Resposta #13 Online: 04 de Setembro de 2010, 17:53 »
Não tente mexer nas partições agora... vai tomar um tempo imenso, e a chance de perder o sistema é grande.

Sugestão, pega um HD novo e refaz o sistema lá.

Certo na melhor oportunidade o farei

Quanto ao problema ficou assim mas não dá diz size: '+100K ': No such file

/var/log/syslog
{
   rotate 7
   daily
   missingok
   notifempty
   delaycompress
   compress
   postrotate
      reload rsyslog >/dev/null 2>&1 || true
size +100K
   endscript
}

/var/log/mail.info
/var/log/mail.warn
/var/log/mail.err
/var/log/mail.log
/var/log/daemon.log
/var/log/kern.log
/var/log/auth.log
/var/log/user.log
/var/log/lpr.log
/var/log/cron.log
/var/log/debug
/var/log/messages
{
   rotate 4
   weekly
   missingok
   notifempty
   compress
   delaycompress
   sharedscripts
   postrotate
      reload rsyslog >/dev/null 2>&1 || true
size +100K
   endscript
}

JFMMF

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Pasta "var" quase cheia o que se poderá apagar ?
« Resposta #14 Online: 04 de Setembro de 2010, 18:06 »
coloca a opção logo depois do "rotate 4". No ponto onde vc colocou vai dar problema.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D