Autor Tópico: Depois da instalação do firestarter não consigo realizar uma conexão.  (Lida 9031 vezes)

Offline Leonardo™

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Olá! Depois que instalei o firestarter não consigo conectar na internet. Acredito que o firestarter esteja bloqueando alguma porta, pois depois de instala-ló que surgiu este problema...

Atualmente só estou conseguindo ficar online, porque toda vez que inicio o sistema, abro o terminal e digito: poff -a e pon dsl-provider depois de aplicar esses comandos consigo ter acesso a internet normalmente, entretanto sempre que reinicio o sistema preciso refazer esse procedimento.

Utilizo um modem da D-LINK o modelo é DSL-500G e a conexão é feita pelo protocolo PPPOE.

Abraços!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Depois da instalação do firestarter não consigo realizar uma conexão.
« Resposta #1 Online: 06 de Setembro de 2010, 10:24 »
Mostre o conteúdo do seu arquivo "/etc/network/interfaces".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

libonati

  • Visitante
Re: Depois da instalação do firestarter não consigo realizar uma conexão.
« Resposta #2 Online: 06 de Setembro de 2010, 10:25 »
Uma solução simples:
Coloque os comandos
poff -a
pon dsl-provider

antes da linha exit 0 do arquivo /etc/rc.local
Copie o arquivo rc.local para /usr/bin/rc.local
Reinicie e veja se funciona.
Por default, o arquivo /etc/rc.local não faz nada, até você copiar ele para um binário (path)

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Depois da instalação do firestarter não consigo realizar uma conexão.
« Resposta #3 Online: 06 de Setembro de 2010, 10:30 »
Uma solução simples:
Coloque os comandos
poff -a
pon dsl-provider

antes da linha exit 0 do arquivo /etc/rc.local
Copie o arquivo rc.local para /usr/bin/rc.local
Reinicie e veja se funciona.
Por default, o arquivo /etc/rc.local não faz nada, até você copiar ele para um binário (path)

Esta informação está equivocada, não é preciso fazer isso de colocar no /usr/bin o arquivo rc.local. Ele foi feito exatamente para isso, ou seja, executar comandos como root localmente (em todos os usuários do sistema) no boot do sistema.

Somente basta colocar os comandos:

poff -a

sleep 5

pon dsl-provider


no arquivo rc.local que fica na pasta /etc e isso antes da linha de texto exit 0

Essa edição deve ser feita como root, portanto no terminal faça assim:

sudo gedit /etc/rc.local
« Última modificação: 06 de Setembro de 2010, 10:36 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

libonati

  • Visitante
Re: Depois da instalação do firestarter não consigo realizar uma conexão.
« Resposta #4 Online: 06 de Setembro de 2010, 10:45 »
Então faça o teste. Eu não seria irresponsável de colocar uma informação dessa aqui no fórum. Gostaria inclusive que você retorne da forma que está falando se teve sucesso. No próprio arquivo /etc/rc.local está explicado.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Depois da instalação do firestarter não consigo realizar uma conexão.
« Resposta #5 Online: 06 de Setembro de 2010, 10:50 »
Realmente não é muito usual o que vc sugeriu, libonati. Até pq ainda nem sabemos o que fez com que a rede dele parasse de iniciar automaticamente.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Leonardo™

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Depois da instalação do firestarter não consigo realizar uma conexão.
« Resposta #6 Online: 06 de Setembro de 2010, 10:52 »
Zekkerj meu arquivo "/etc/network/interfaces" esta assim:

auto lo
iface lo inet loopback


auto dsl-provider
iface dsl-provider inet ppp
pre-up /sbin/ifconfig eth0 up # line maintained by pppoeconf
provider dsl-provider

auto eth0
iface eth0 inet manual

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Depois da instalação do firestarter não consigo realizar uma conexão.
« Resposta #7 Online: 06 de Setembro de 2010, 11:05 »
Certo, padrãozinho.

O que deve estar acontecendo é que o Firestarter deve estar bloqueando a negociação inicial do PPPoE.

Eu pessoalmente não gosto do Firestarter, acho-o muito complicado de usar. Juro que prefiro a linha de comandos a ele.

Minha sugestão, por enquanto, é que você libere todo o tráfego na interface eth0, já que esse tráfego estará vindo da central. Seu tráfego internet deve estar passando apenas pela interface "ppp0", criada quando vc se conecta à internet.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Leonardo™

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Depois da instalação do firestarter não consigo realizar uma conexão.
« Resposta #8 Online: 06 de Setembro de 2010, 12:07 »
Zekkerj e como faço esse procedimento que você mencionou?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Depois da instalação do firestarter não consigo realizar uma conexão.
« Resposta #9 Online: 06 de Setembro de 2010, 12:28 »
Não uso o firestarter, então não posso te dar detalhes da interface. Vamos aguardar alguém que o use pra te ajudar.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Depois da instalação do firestarter não consigo realizar uma conexão.
« Resposta #10 Online: 06 de Setembro de 2010, 13:11 »
Então faça o teste. Eu não seria irresponsável de colocar uma informação dessa aqui no fórum. Gostaria inclusive que você retorne da forma que está falando se teve sucesso. No próprio arquivo /etc/rc.local está explicado.

Calma rapaz, qualquer um aqui do fórum está passível de cometer erros, não é por que você se equivocou numa dica que vai deixar de ter seu valor e em nenhum momento falei que você foi ou é irresponsável, apenas falei o que sei e já comprovei não só com esses comandos aí, mas com qualquer outro que já coloquei neste arquivo rc.local, desde que antes do exit 0

Vários outros usuários de mais tempo no fórum já falaram sobre isso, veja neste link aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,4731.0.html

principalmente nos últimos post acho que do usuário Alarcon e com sucesso relatado pelos que assim fizeram, inclusive eu.

Só se no Ubuntu 10.04 isso foi mudado, pois até a versão anterior e no qual eu ativava minha conexão com o comando sudo pppoeconf (e que dava este mesmo problema relatado aqui) tinha que fazer exatamente como disse seguindo a dica do Alarcon (acho eu) do link indicado sem nada de colocar o rc.local na pasta /usr/bin, nem faz muito sentido isso.

Sem estresse ok! ;)
« Última modificação: 06 de Setembro de 2010, 13:17 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Depois da instalação do firestarter não consigo realizar uma conexão.
« Resposta #11 Online: 06 de Setembro de 2010, 13:16 »
Certo, padrãozinho.

O que deve estar acontecendo é que o Firestarter deve estar bloqueando a negociação inicial do PPPoE.

Eu pessoalmente não gosto do Firestarter, acho-o muito complicado de usar. Juro que prefiro a linha de comandos a ele.

Minha sugestão, por enquanto, é que você libere todo o tráfego na interface eth0, já que esse tráfego estará vindo da central. Seu tráfego internet deve estar passando apenas pela interface "ppp0", criada quando vc se conecta à internet.

O firestarter não tem nada haver com isso, pois comigo tinha acontecido a mesma coisa, ou seja, minha conexão adsl funcionava bem, depois deixou  de funcionar e só voltava a funcionar com os comandos indicados e na época não tinha instalado nenhum firewall.

Se fosse o firewall que tivesse atrapalhando, com os comandos executados nem surtiriam efeito por que o que ele faz é parar qualquer tipo de conexão (comando sudo poff -a) e depois ativar outra vez a conexão adsl ativada pelo sudo pppoeconf (comando sudo dsl-provider).

O que parece é que a conexão ativa com algum defeito e não desativa ficando com a aparência que está ativa, mas não está e aí para voltar a funcionar da forma desejada, tem-se que parar na força e ativar outra vez.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

libonati

  • Visitante
Re: Depois da instalação do firestarter não consigo realizar uma conexão.
« Resposta #12 Online: 06 de Setembro de 2010, 14:44 »
Uma solução simples:
Coloque os comandos
poff -a
pon dsl-provider

antes da linha exit 0 do arquivo /etc/rc.local
Copie o arquivo rc.local para /usr/bin/rc.local
Reinicie e veja se funciona.
Por default, o arquivo /etc/rc.local não faz nada, até você copiar ele para um binário (path)

Leonardo, experimente como expliquei acima. Se você quiser voltar as configurações normais é só deletar a cópia do arquivo em /usr/bin/rc.local

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Depois da instalação do firestarter não consigo realizar uma conexão.
« Resposta #13 Online: 06 de Setembro de 2010, 15:02 »
Por default, o arquivo /etc/rc.local não faz nada, até você copiar ele para um binário (path)

No próprio arquivo /etc/rc.local está explicado.

Se você está falando em relação a esta linha do arquivo rc.local:

# By default this script does nothing.

Interpretei de outra forma que você e talvez esteja aí seu equívoco, pois é lógico que o rc.local, da forma original em que ele está (padrão), não faz nada por que ele só tem o seguinte comando:

exit 0

e tudo o mais que vem antes é linha de comentário, veja o símbolo # no início de cada linha. O exit 0 é só um comando de saída de script terminado corretamente, portanto quando ele quer dizer que por padrão o rc.local não faz nada é por que inicialmente não tem nada nele indicado para ser feito e não que seja preciso colocá-lo na pasta dos binários para só então passar a ter efeito, ok.
« Última modificação: 06 de Setembro de 2010, 15:06 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

libonati

  • Visitante
Re: Depois da instalação do firestarter não consigo realizar uma conexão.
« Resposta #14 Online: 06 de Setembro de 2010, 15:16 »
linuser104. Deixei a muito a teoria para trás. Não quero ficar aqui insistindo em uma coisa que comprovei pessoalmente no ubuntu 10.4. Se é boog ou não, não vai ao caso. O fato é que mesmo você colocando comandos no /etc/rc.local antes do exit 0 sem comentar, ele não vai fazer nada. Experimente aí no seu computador e veja na prática o que acontece.  
« Última modificação: 06 de Setembro de 2010, 15:18 por libonati »