Autor Tópico: Depois da instalação do firestarter não consigo realizar uma conexão.  (Lida 9001 vezes)

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Depois da instalação do firestarter não consigo realizar uma conexão.
« Resposta #15 Online: 06 de Setembro de 2010, 16:03 »
libonati, desculpe mas você está enganado. A função do "rc.local" não é ser executado durante a operação normal da máquina. Ele está lá para ser executado na hora do boot, logo após a inicialização dos serviços de rede.

É o local ideal para você colocar algum comando que precisa ser executado pelo na inicialização, sem ser pelo modo gráfico. Eu também não concordo em criar cópias dele, ainda mais no "/usr/bin". Esse diretório é sagrado: só os aplicativos do sistema devem ficar lá. Se vc tem algum aplicativo que quer adicionar, deve usar o "/usr/local/bin".

Outro motivo pelo qual não se deve colocar o "rc.local" no /usr/bin é pq simplesmente isso não é necessário, para executá-lo. Pra isso, basta usar

. /etc/rc.local

e ele será interpretado no shell local. Se o problema é executá-lo como root,

sudo bash -c /etc/rc.local

dá conta do recado.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Depois da instalação do firestarter não consigo realizar uma conexão.
« Resposta #16 Online: 06 de Setembro de 2010, 16:38 »
linuser104. Deixei a muito a teoria para trás. Não quero ficar aqui insistindo em uma coisa que comprovei pessoalmente no ubuntu 10.4. Se é boog ou não, não vai ao caso. O fato é que mesmo você colocando comandos no /etc/rc.local antes do exit 0 sem comentar, ele não vai fazer nada. Experimente aí no seu computador e veja na prática o que acontece.  

Mas eu já te falei isso nos primeiros textos aqui e parece que você não viu, ou não quis ver, até disse que não só com estes comandos mas com outros mais que preciso aqui que sejam executados como root no boot e dei até um link onde outros usuários relatam que o simples adicionar de comandos no rc.local resolve o caso da conexão ADSL, agora se você acredita ou não é outra estória.

Talvez quando você testou e não funcionou deva ter sido por que não colocou os comandos antes do exit 0 e sim depois ou alguma falha nos comandos usados, mas repito mais uma vez não é preciso colocar o rc.local no /usr/bin, isso é trabalho em dobro, você está sendo redundante.

Outra coisa que pode ter ocorrido, já que afirma que não funciona só com a edição do rc.local, é você ter alterado as permissões do arquivo rc.local que fica em /etc, pois inicialmente ele é leitura, escrita e execução para o root e apenas leitura e execução para o grupo e outros.
« Última modificação: 06 de Setembro de 2010, 17:02 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline Leonardo™

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Depois da instalação do firestarter não consigo realizar uma conexão.
« Resposta #17 Online: 07 de Setembro de 2010, 10:56 »
Ninguém tem alguma solução para meu problema? Eu até desinstalei o firestarter e o problema continuou, então resolvi reinstala-lo. Mais enfim, sempre que quero utilizar a internet preciso aplicar poff -a e pon dsl-provider  :(

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Depois da instalação do firestarter não consigo realizar uma conexão.
« Resposta #18 Online: 07 de Setembro de 2010, 11:03 »
Ninguém tem alguma solução para meu problema? Eu até desinstalei o firestarter e o problema continuou, então resolvi reinstala-lo. Mais enfim, sempre que quero utilizar a internet preciso aplicar poff -a e pon dsl-provider  :(

A solução já foi fornecida que é o seguinte, abra o terminal e digite:

sudo gedit /etc/rc.local

quando o arquivo abrir coloque antes da linha de texto

exit 0

e depois das linhas de comentários, as que iniciam com o símbolo #, os 3 seguintes comandos:

poff -a

sleep 5

pon dsl-provider


salve, saia do arquivo e reinicie o seu PC e veja se agora o problema foi solucionado.
« Última modificação: 07 de Setembro de 2010, 11:07 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline Leonardo™

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Depois da instalação do firestarter não consigo realizar uma conexão.
« Resposta #19 Online: 07 de Setembro de 2010, 11:15 »
Linuser104 fiz o que você indicou e não obtive sucesso....

Offline Leonardo™

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Depois da instalação do firestarter não consigo realizar uma conexão.
« Resposta #20 Online: 07 de Setembro de 2010, 11:19 »
Acho que o mais indicado seria restaurar minha configuração para o padrão quer era antes de ter instalado o firestarter, será que isso é possível? Talvez isso resolva, não vejo mais utilidade de usar o firestarter ele esta dando muita dor de cabeça  rsrs.

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Depois da instalação do firestarter não consigo realizar uma conexão.
« Resposta #21 Online: 07 de Setembro de 2010, 11:21 »
Linuser104 fiz o que você indicou e não obtive sucesso....

Veja as permissões do arquivo rc.local se estão ok.

Esses passos servem para exatamente o caso de a conexão só funcionar com os comandos sudo poff -a e depois sudo pon dsl-provider

Caso as permissões do rc.local estejam ok, tente mudar o sleep 5 para um valor maior, tipo sleep 10

Já fiz esse procedimento no Ubuntu versão anterior no qual minha conexão ADSL só ativava pelo comando sudo pppoeconf e tinha este mesmo problema que você, no Ubuntu 10.04 minha conexão se efetiva usando o NetworkManager (finalmente), mas uso o rc.local para ativar no boot outras coisas tipo um script que corrige a imagem invertida (espelho) de minha webcam.


PS: Você poderia colocar aqui como ficou seu arquivo rc.local?
« Última modificação: 07 de Setembro de 2010, 11:30 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline silveiraclaudio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Depois da instalação do firestarter não consigo realizar uma conexão.
« Resposta #22 Online: 07 de Setembro de 2010, 11:25 »
Leonardo:

Passei por este problema quando mexi na configuração do firestarter, mais precisamente em
Preferências, Firewall, Iniciar Firewall ao discar para fora.
Talvez seja este o teu problema.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Depois da instalação do firestarter não consigo realizar uma conexão.
« Resposta #23 Online: 07 de Setembro de 2010, 11:28 »
Acho que o mais indicado seria restaurar minha configuração para o padrão quer era antes de ter instalado o firestarter, será que isso é possível? Talvez isso resolva, não vejo mais utilidade de usar o firestarter ele esta dando muita dor de cabeça  rsrs.

no tempo que usava o firestarer sempre segui o tutorial do Alarcon - http://wiki.ubuntu-br.org/Firestarter e nunca me deu dor de cabeça
hj uso o padrão do ubuntu - http://wiki.ubuntu-br.org/UFW - que já vem pré-configurado, é só ativar
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Leonardo™

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Depois da instalação do firestarter não consigo realizar uma conexão.
« Resposta #24 Online: 07 de Setembro de 2010, 11:30 »
Linuser104 ficou assim:

exit 0

#!/bin/sh -e
#
# rc.local
#
# This script is executed at the end of each multiuser runlevel.
# Make sure that the script will "exit 0" on success or any other
# value on error.
#
# In order to enable or disable this script just change the execution
# bits.
#
# By default this script does nothing.

poff -a

sleep 5

pon dsl-provider

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Depois da instalação do firestarter não consigo realizar uma conexão.
« Resposta #25 Online: 07 de Setembro de 2010, 11:32 »
Linuser104 ficou assim:

exit 0

#!/bin/sh -e
#
# rc.local
#
# This script is executed at the end of each multiuser runlevel.
# Make sure that the script will "exit 0" on success or any other
# value on error.
#
# In order to enable or disable this script just change the execution
# bits.
#
# By default this script does nothing.

poff -a

sleep 5

pon dsl-provider



está aí o erro, deveria ser assim:


Citar
#!/bin/sh -e
#
# rc.local
#
# This script is executed at the end of each multiuser runlevel.
# Make sure that the script will "exit 0" on success or any other
# value on error.
#
# In order to enable or disable this script just change the execution
# bits.
#
# By default this script does nothing.

poff -a

sleep 5

pon dsl-provider

exit 0

o exit 0 é a ultima linha do arquivo, sempre.
« Última modificação: 07 de Setembro de 2010, 11:36 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline Leonardo™

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Depois da instalação do firestarter não consigo realizar uma conexão.
« Resposta #26 Online: 07 de Setembro de 2010, 11:44 »
Linuser104 acabei de alterar e desliguei/liguei o computador e não surtiu efeito. O problema continua. :\

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Depois da instalação do firestarter não consigo realizar uma conexão.
« Resposta #27 Online: 07 de Setembro de 2010, 11:49 »
Linuser104 acabei de alterar e desliguei/liguei o computador e não surtiu efeito. O problema continua. :\

Não estou no Ubuntu agora para dar maiores detalhes sobre as permissões do arquivo rc.local, para  saber se no seu por algum motivo foi alterado ou até fornecer outras dicas.

Por enquanto tente aumentar o valor do sleep ele é um comando para esperar alguns segundos antes de usar outros comandos, portanto sleep 5 ele espera 5s e assim por diante.

Vou ter de sair no momento, mas quando puder volto aqui para continuarmos, caso ainda não tenha resolvido com os amigos de fórum.

Já tentou parar o firewall no botão para isso e somente depois removê-lo para ver se é o mesmo que está atrapalhando na conexão? Não acredito muito nisso, pois se você fez as configurações de maneira correta o firewall só bloqueia conexões de fora para dentro e não o contrário e como disse antes se os comando sudo poff -a e sudo pon dsl-provider resolvem o caso, eles só desativam e ativam novamente sua conexão e se fosse o firewall ele continuaria bloqueando.
« Última modificação: 07 de Setembro de 2010, 11:52 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline Leonardo™

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Depois da instalação do firestarter não consigo realizar uma conexão.
« Resposta #28 Online: 07 de Setembro de 2010, 12:10 »
Linuser104 obrigado pelo apoio, espero que possamos resolver este problema. Abraços!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Depois da instalação do firestarter não consigo realizar uma conexão.
« Resposta #29 Online: 07 de Setembro de 2010, 12:41 »
linuser, as permissões do arquivo rc.local são indiferentes, ele é interpretado pelo bash durante a inicialização.

Leonardo, tem como você ver se há algum log do PPP no diretório /var/log? Algo como ppp.log, ou então nos arquivos "/var/log/syslog" e "/var/log/messages", alguma coisa sobre o processo ppp.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D