Impressoes, cultura, amigos, tempo, entusiasmo .. entre outros fatores, marcaram como eu apresento o Ubuntu ( Meu SO livre adotado ).
Bom eu sou o tipo expert por aventura ( ja estraguei muito pc ), quando comecei nessa vida intrigante e maravilhosa da tecnologia, tinha idade de apenas um digito e um conhecido se aproveitou da minha ingenuidade e me vendeu um pc estragado. Pronto meu mundo começou, minha base DOS foi aprendida nesse quadro e fui aprendendo. Hoje sou eu quem conserto, configuro, e sou consultado para compra de novos pcs, de quase todos meus amigos e familiares, hoje estou começando a cobrar, mais pela falta de tempo ( assim varios dessistem do tecnico free que eles tem) ( nao sei tanto assim, mas o fato de saber mais que eles ja eh o suficiente ). Sim estou falando da janelinha mesmo.
Ja com dois digitos de idade e muita bagagem de como pular janelinha, descobri o linux, fiquei maravilhado e empolgado, porem sou impaciente o que causou e causa uma dificuldade imensa. Sendo assim ainda pulo janela porem tambem entro pela porta da frente o problema e colocar a chave, configurar a porta, ver se a dobradiça esta ok, talvez passar um oleo, seja como for, pular a janela ainda eh mais facil.
A cultura eh um problema quando alguem diz que o linux eh dificil, eu simplismente digo que ele precisa de um curso de informatica ( um que ainda nao existe ) um assim como ele fez quando criança e nao sabia usar win. Eles querem ( e eu gostaria também ) um linux que alguem que sabe mexer em win saiba usar esse. Por isso nao apresento mais como linux, apresento como PC, isso mesmo PC, assim nao vem o medo junto o cara vai mexendo e depois que ele gosta ou aparece algo caracteristico do linux, ai sim eu digo que isso é Ubuntu Linux, por incrivel que pareça a aceitaçao é outra. Já entreguei muito distro pra amigos meus que nem se quer colocaram no drive pra ver, e ja tive alguns desses mesmos me pedindo o CD do Ubuntu ( o qual eu ja dei antes ) depois de usar o mesmo sem saber. É o medo o receio ...
Gostaria de usar só linux porem ainda temho muita dificuldade , sei que posso resolver tudo lendo, procurando ajuda com expertes, forum internet, manuais e entre outros, porem quando o tempo acaba ( ou a paciencia) la vou eu pular a janela, aonde com bem menos tempo ja deixo tudo 100% operacional.
Amigos, quase todos usam win e isso é outra coisa que faz vc usar também, seja por facilidade de acesar os arquivos, compatibilidade ...
Bom acho que perdi o foco, e do pouco que eu lembro dessa conversa toda e o que ainda me deixa escrevendo é uma ideia apresentada antes aonde diz que os usuarios novos nao sao tratados como iguais pelos experts, nao sou bem um usuario novo mas ainda sou novo no mundo linux e concordo com essa citacao, apesar de ser muito bem recebido , muito bem instruido e apesar de nao ter nada pra reclamar a nao ser de mim mesmo, senti e sinto essa distancia.
Sou apaixonado pelo pelo linux e seus ideais, porem é com o win que eu ainda toh casado, e nao sei quando sai os papeis da separacao, ate la dou as minhas escapadas com o linux e vou vivendo a vida de casado.
UM abraço a todos e que essa burocracia da separacao acabe logo rsss