Autor Tópico: Não consigo apagar cdrw  (Lida 12212 vezes)

Offline Deis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Não consigo apagar cdrw
« Online: 14 de Setembro de 2010, 15:25 »
Olá não estou conseguindo apagar cdrw nem dvdrw. Antes quando clicava com a mão direita abria opções e uma delas era apagar disco. Mas eu acho que não apagava nada. Agora não aparece mais essa opção. Eu li para fazer este procedimento:

Pelo terminal pode ser assim:
Código:
sudo cdrecord dev=ATAPI:/dev/hdd blank=fast
Mas esse "dev=ATAPI:/dev/hdd" deve ser substituído de acordo com o seu gravador.

Como que eu descubro qual é o meu gravador? O gravador acima mencionado é esse: "dev=ATAPI:/dev/hdd". E como que eu descubro qual é o meu. Ou sera que tem outro jeito? Pelo brasero e k3b, eles parece que não encherga que o cd já esta no gravador de dvdrw. Pede para incerir o cd, mas quando é inserido eles não percebem.

Alguem pode me ajudar? Eu já tentei um monte de vezes, até cansei.

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: Não consigo apagar cdrw
« Resposta #1 Online: 14 de Setembro de 2010, 15:28 »
Ola amigo pq vc quer apagar o cd/dvd rw?

Porque não grava por cima dos dados já existentes?
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Offline Deis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Não consigo apagar cdrw
« Resposta #2 Online: 14 de Setembro de 2010, 15:33 »
Esta opção que você recomenda ela é automatica ou tem que escolher gravar por cima?

E outra duvida. todas as vezes que eu gravo um "a" no cd 700MB, eu não consigo gravar mais nada depois ele fecha para outras gravções e eu não sei onde que altera para deixar aberto. As vezes não da a opção de deixar a midia aberta.. Como que eu resolvo isso para não fechar nuca a midia?

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: Não consigo apagar cdrw
« Resposta #3 Online: 14 de Setembro de 2010, 15:39 »
As opções para deixar a gravação aberta são escolhidas antes da gravação nos menus do programa utilizado.

Já quanto a gravação , qnd vc vai gravar algo num rw que ja tenha algo gravado o programa que vc esta usando se encarrega de apagar os dados existentes na mídia.
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Offline Deis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Não consigo apagar cdrw
« Resposta #4 Online: 14 de Setembro de 2010, 15:40 »
E outro coisa, eu acho que tenho tido conflito com o gravador de dvdrw e por isso pode estar acontecendo esse probelam de não conseguir apagar. É o seguinte: Eu tinha insatalado um cdrw lg, ai eu comprei um dvdrw da samsung. Eu achei que estava em conflito os 2 ai eu tirei da maquina o cdrw da lg. Mas o sitema ainda acusa o cdrw, cdrw0 e cdrw1 e não acusa o dvdrw. Quando eu coloco uma midia ai aperce na pasta meu computador a MIDIA DVDRW. Se eu tiro a midia desaparece o dvdrw da pasta meu computador. Mas não desaparece o cdrw que já esta retirado da maquina. Porque sera isso? Como que eu faço para tirar esse cdrw, cdrw0, e cdrw1?

Offline Deis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Não consigo apagar cdrw
« Resposta #5 Online: 14 de Setembro de 2010, 15:49 »
Tentei gravar por cima mas da erro e diz que o destino é somente de leitura. Não aceita gravar por cima. Oque eu faço?

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: Não consigo apagar cdrw
« Resposta #6 Online: 14 de Setembro de 2010, 15:54 »
Tem certeza que o cd/dvd é regravável?

Vc talvez tenha fechado a sessão na primeira gravação e ele não está mais permitindo gravar.

"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Offline Deis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Não consigo apagar cdrw
« Resposta #7 Online: 14 de Setembro de 2010, 15:57 »
Entendi, e como eu reverto isso, sendo que a midia é cdrw. Se fosse cdr ai não tem jeito mesmo, mas cdrw deveria ter jeito e eu não consigo nem a pau.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Não consigo apagar cdrw
« Resposta #8 Online: 14 de Setembro de 2010, 16:28 »
Olha, não sei vocês dois, mas eu só consigo apagar CD/DVD-RW direito com o K3b! Tem que mandar ele apagar primeiro e depois mandar ele gravar! Dá erro se mandar ele gravar por cima! Ele não funciona direito, daí tem que ir para o Windows com o Nero, mandar ele apagar pra só depois poder gravar no Linux! Então, se você mandou ele gravar por cima sem ter apagado o disco, pode esquecer! Pelo menos comigo tá assim!

Minha esposa usa muito CD/DVD-RW e já me torrou a paciência com isso! Agora não temos mais dor de cabeça.

K3b apaga mídia RW e depois você manda gravar o que precisa! E eu ainda por cima tenho gravadora SATA, que no Gnomebaker simplesmente não funciona! Só o Brasero e o  K3b funcionam com minha gravadora, mas na hora de usar CD/DVD-RW só o K3b!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Não consigo apagar cdrw
« Resposta #9 Online: 14 de Setembro de 2010, 16:29 »
Já tentou fazer isso graficamente desta forma, coloque o cdrw no driver óptico e quando aparecer uma janela clique em cancelar. Depois vá ao menu Aplicativos > Multimídia > Gravador de discos Brasero, após o mesmo ser aberto vá ao menu Ferramentas > Apagar... Nesta janela desmarque a opção apagar rapidamente (se vc quiser apagar da forma mais correta) e depois clique no botão Apagar. Veja se funciona assim. Deve demorar um pouco.

Seguindo este procedimento, consigo apagar sem problemas CD rw no Ubuntu 10.04
« Última modificação: 14 de Setembro de 2010, 16:30 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: Não consigo apagar cdrw
« Resposta #10 Online: 14 de Setembro de 2010, 16:37 »
Consigo apagar também tranquilamente usando o procedimento do linuser.
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Offline Deis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Não consigo apagar cdrw
« Resposta #11 Online: 14 de Setembro de 2010, 16:47 »
Eu vou tentar. Mas com relação ao Brasero ele não enxerga que a midia ta no gravador. Ele pede inserir a midia. Vou tentar di novo.

Offline Deis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Não consigo apagar cdrw
« Resposta #12 Online: 14 de Setembro de 2010, 16:52 »
Coloquei a midia ela abrir automaticamente. Só tem um texto em .doc. Fechei o texto abri o brasero, ferramentas, apagar, ai abriu uma caixa de dialogo: nenhuma midia existente. No gnome baker ele até enxerga a midia começa apagar e da a mensagem: erro ao apgar.

É feia a coisa.

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Não consigo apagar cdrw
« Resposta #13 Online: 14 de Setembro de 2010, 16:56 »
Coloquei a midia ela abrir automaticamente. Só tem um texto em .doc. Fechei o texto abri o brasero, ferramentas, apagar, ai abriu uma caixa de dialogo: nenhuma midia existente. No gnome baker ele até enxerga a midia começa apagar e da a mensagem: erro ao apgar.

É feia a coisa.

Está mídia não está corrompida?

Caso não esteja pode ser problema com seu hardware, ou ele não é perfeitamente detectado pelo linux ou pode estar havendo algum conflito por falha na configuração do mesmo.

Faz um teste, vá ao windows, veja se por lá ele é apagado e depois volta no Ubuntu caso ele apague por lá e faz os procedimentos do Brasero só para ver se ele é mostrado na janela para apagar.

« Última modificação: 14 de Setembro de 2010, 16:58 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline Deis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Não consigo apagar cdrw
« Resposta #14 Online: 14 de Setembro de 2010, 17:00 »
E vc pode me ajudar a configurar? Ou ate mesmo desisntalar a gravadora e instalar di novo. O sistema acusa uma gravadora cdrw que eu ja tirei da maquina. E o dvdrw ela só identifica quantoeu coloca a um cd.

Você pode me ajudar?