Autor Tópico: Não consigo apagar cdrw  (Lida 12209 vezes)

Offline Deis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Não consigo apagar cdrw
« Resposta #15 Online: 14 de Setembro de 2010, 17:05 »
Eu estou com problema com varias midias. Não é só uma que poderia esdtar corrompida. São varias midias com o mesmo problema e de  marcas diferentes. É algum complito de hardware ou do proprio Ubuntu. Seia lá.

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Não consigo apagar cdrw
« Resposta #16 Online: 14 de Setembro de 2010, 17:05 »
E vc pode me ajudar a configurar? Ou ate mesmo desisntalar a gravadora e instalar di novo. O sistema acusa uma gravadora cdrw que eu ja tirei da maquina. E o dvdrw ela só identifica quantoeu coloca a um cd.

Você pode me ajudar?


Olha só cdrom, cdrw, dvdrw e dvd são apenas links (na pasta /dev) para o verdadeiro dispositivo controlador que normalmente é o /dev/sr0 quando vc coloca um CD (R ou RW) ou DVD (R ou RW) é criada uma pasta em /media para mostrar o conteúdo deles. Não se preocupe muito com nomenclaturas das pastas ok.

Primeiro veja o que falei sobre o windows para termos certeza de que não é por que a mídia estaria danificada.
« Última modificação: 14 de Setembro de 2010, 17:07 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Não consigo apagar cdrw
« Resposta #17 Online: 14 de Setembro de 2010, 17:10 »
O que acontece, pelo terminal, se você tentar assim:

sudo umount /dev/cdrom
sudo cdrecord dev=/dev/cdrom blank=fast

Isso, é claro, com o cdrw no driver optico antes de digitar tais comandos.
« Última modificação: 14 de Setembro de 2010, 17:12 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline Deis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Não consigo apagar cdrw
« Resposta #18 Online: 14 de Setembro de 2010, 17:26 »
A resposta foi essa: umount: /dev/cdrom: não encontrado

Eu não tenho mais o cdrom na maquina. Oque esta na maquina é dvdrw. Eu preciso que a maquina pare de enxergar uma coisa que não esta mais nela e passe a enxergar o dvdrw. Sera que no lugar de cdrom eu deva digitar dvdrom? É isso?

Offline Deis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Não consigo apagar cdrw
« Resposta #19 Online: 14 de Setembro de 2010, 17:28 »
Midia danificada eu tenho quase que 100% de certeza que não é. Mas sabe como que é, a gente se engana.

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Não consigo apagar cdrw
« Resposta #20 Online: 14 de Setembro de 2010, 17:43 »
Midia danificada eu tenho quase que 100% de certeza que não é. Mas sabe como que é, a gente se engana.

Uma pergunta, você instalou seu Ubuntu no PC quando tinha nele o lg cdrw e o dvdrw ou não?

Pergunto isso por que em sistemas que tem somente um dvdrw que grava tudo (cdrom, cdrw, dvdrom e dvdrw) o cdrom (assim como o cdrw, dvd e dvdrw) aponta para o dvdrw como já falei antes, agora como vc tinha outra situação, temos que ver com calma, pois o /dev/sr0 pode ser o cdrw antigo e o dvdrw pode ser o /dev/sr1 por exemplo, portanto abra a pasta /dev lá veja para onde os links cdrom, cdrw, dvd e dvdrw apotam. Para isso basta clicar com o botão direito sobre eles e ir na opção propriedades. Veja lá se só apontam para /dev/sr0 ou tem algum que aponta para /dev/sr1
« Última modificação: 14 de Setembro de 2010, 17:45 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Não consigo apagar cdrw
« Resposta #21 Online: 14 de Setembro de 2010, 17:47 »
Já tentou assim:

sudo umount /dev/dvdrw
sudo cdrecord dev=/dev/dvdrw blank=fast
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline Deis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Não consigo apagar cdrw
« Resposta #22 Online: 14 de Setembro de 2010, 19:59 »
Quando eu instalei o Ubuntu eu acho que os 2 já estavam na maquina. Mas certeza absoluta é o cdrw.

Nome        cdrom0
Localização computer:///

Nome         Unidade CD/DVD
Localização  computer:///

Os resultados do comandos foram:

umount: /dev/dvdrw: não encontrado
veloz@veloz-desktop:~$ sudo cdrecord dev=/dev/dvdrw blank=fast
wodim: No such file or directory.
Cannot open SCSI driver!
For possible targets try 'wodim --devices' or 'wodim -scanbus'.
For possible transport specifiers try 'wodim dev=help'.
For IDE/ATAPI devices configuration, see the file README.ATAPI.setup from
the wodim documentation.

Offline Deis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Não consigo apagar cdrw
« Resposta #23 Online: 14 de Setembro de 2010, 20:10 »
Um detalhe, eu não sei onde é a pasta "abra a pasta /dev " eu foi em meu computador e cliquei com o direito em cima de cada um e foi em propriedades e postei em cima a localização. Tá certo? e a mesma coisa que a pasta /dev?

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Não consigo apagar cdrw
« Resposta #24 Online: 14 de Setembro de 2010, 20:27 »
Tá certo? e a mesma coisa que a pasta /dev?

Não é a mesma coisa. Tá usando qual versão do ubuntu? Se é o beta, volta pra versão estável; você já teve problema pra que insistir se ainda não está preparado?

Se for o 10.04 ou versão anterior:
Clica ctrl+l no nautilus e digita /dev na barra de endereço <- essa é uma forma visual.
colocar a saída (do terminal) para o comando
Código: [Selecionar]
dmesg | egrep "dvd|DVD|CD"

Offline Deis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Não consigo apagar cdrw
« Resposta #25 Online: 14 de Setembro de 2010, 20:31 »
Olá só, na pasta meu computador eu cliquei em cima do cdrom0 e deu esta mensagem: mount: o dispositivo especial /dev/scd1 não existe

Um detalhe para ver se ajuda: Dentro da  pasta Media tem 4 pastas: apt, cdrom "tem uma seta preta em cima dela que eu acho que pode ser uma pasta de atalho", cdrom0 e cdrom1. Tudo dentro da pasta media. e nada de mostrar o o aparelho de DVD.

To quase formatando tudo.

Offline Deis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Não consigo apagar cdrw
« Resposta #26 Online: 14 de Setembro de 2010, 20:40 »
Não é problema de versão, nunca funcionou direito em nenhuma versão. No karmic, no 10.4 tinha conflito. E dando uma lida por ai vejo que tem mais gente com problema com gravadores. E para voltar a versão anterior é só formatando?.

Na verdade eu tenho 2 Ubuntu instalado no meu pc. Um que é este que eu fuso para aprender e o outro é instalação sem mexer em nada defualt. Só que nessa versão eu não consegui configurar para acessar a internet. Eu tentei e danificou essa versão que eu tenho a faz tempo. Danificou no sentido de que nem essa versão eu conseguia me conectar na internet. Ai eu não tentei entrar mais na internet com a versão limpa que eu tenho no meu pc. Fiz o pppoeconf, mas não deu certo e acabou prejudicando a versão que eu tenho a muito tempo.



Offline Deis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Não consigo apagar cdrw
« Resposta #27 Online: 14 de Setembro de 2010, 20:56 »
Coloquei um cdr e aparece que esta vazio mas não esta, etm coisa gravada nele. Sera que ele so enxerga oque o Linux grava. Se for uma coisa gravada no Windows ele não enxerga?

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Não consigo apagar cdrw
« Resposta #28 Online: 14 de Setembro de 2010, 20:59 »
Coloquei um cdr e aparece que esta vazio mas não esta, etm coisa gravada nele. Sera que ele so enxerga oque o Linux grava. Se for uma coisa gravada no Windows ele não enxerga?

Se for sessão aberta você pode ter problemas.

Offline Deis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Não consigo apagar cdrw
« Resposta #29 Online: 14 de Setembro de 2010, 21:09 »
O que vem a ser sessão aberta?

E outro detalhe, quando eu coloco uma midia e clico na aba Locais e aparece um monte de opções por exemplo: pasta pessoal, documentos musica, video, etc aparece tambem duas vezes a opção Disco gravavel ou regravavel, dependendo da midia colocada.
O detalhe é que aparece 2 vezes a mesma opção para escolher a mesma midia e logo na opção de baixa aparece o cdrom0 que esta fora da maquina. Vai entende. Eu queria apagar, desinstalar e instalar de novo o gravador de DVD e retirar de vez o cdrom do sistema. Será que é só formatando?