Autor Tópico: Senha Kde sudo após login (Resolvido)  (Lida 7556 vezes)

Offline lfcb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Senha Kde sudo após login (Resolvido)
« Online: 17 de Setembro de 2010, 16:29 »
Olá,
sem saber porquê cada vez que faço login no Kubuntu 10.04.1 aparece-me uma tela a pedir-me a senha Kde sudo.

Como fazer para que esta tela não volte a aparecer?

                                   http://yfrog.com/mvfotografia1p
Obrigado

« Última modificação: 18 de Setembro de 2010, 02:58 por lfcb »
K + Ubuntu 12.04 Lts

Offline promurilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
    • Ver perfil
Re: Senha Kde sudo após login
« Resposta #1 Online: 17 de Setembro de 2010, 16:57 »
A mensagem diz "Please, enter your password to use this device", ou seja, "Por favor, entre sua senha para acessar este dispositivo".

A mensagem aparece porque você deve ter algum dispositivo em seu computador que só pode ser acessado por senha. Provavelmente é uma partição do seu disco rígido que está configurada, no KDE, para ser montada automaticamente durante o boot.

No KDE 4, as partições só podem ser montadas digitando a senha do usuário.

Se for o seu caso, eu tive o mesmo problema. Eu tenho uma partição separada aqui no meu HD para gravar arquivos. Ela não estava configurada para iniciar automaticamente. Mas sempre que eu montava a partição, o KDE pedia senha. Então, configurei esta mesma partição para ser montada durante o boot, acreditando que, assim, ele pararia de pedir a senha. Não deu certo, então deixei tudo como estava antes.

Para ver quais dispositivos (se for o caso) estão sendo montados automaticamente no seu KDE, vá em "Configurações do sistema" e procure por "Dispositivos removíveis".

Até mais.

PS.: Aproveitando o seu tópico, eu gostaria de saber se é possível montar uma partição automaticamente sem que o KDE fique pedindo a senha. Já tentei até colocar a partição no arquivo /etc/fstab, mas o KDE continuou pedindo senha do mesmo jeito.

Offline lfcb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Senha Kde sudo após login
« Resposta #2 Online: 17 de Setembro de 2010, 19:41 »
Obrigado, promurilo

neste caso ( em Dispositivos Removíveis ) eu tenho como dispositivos ligados a partição (lida como disco) onde tenho o Windows e a partição do system reserved do Windows e a partição do Kubuntu, mas sem estarem "setados" em ""Auto-Montar no arranque". Ou seja tenho dual boot windows e Kubuntu. e para Kubuntu só uso "/" e swap.

E em dispositivos desligados e aqui é que eu acho estranho ...não me aparece a (letra) drive de leitor de cds nem a drive de gravador e leitor de dvds, mas sim o ultimo cd e ultimo dvd que eu utilizei.

Por outro lado cds virgens e/ou dvds virgens o notificador de dispositivos não lê... é como se não existissem.. ou seja dá a impressão que as drives cd e dvd estão inactivas... e só ficam activas se tiverem cd ou dvd com conteúdo!! ???

É a única "coisa" de diferente e estranho que me acontece no Kubuntu daí pensar que seja por causa de cd/dvd.

Antes noutras versões aparecia nos "directórios" em locais as drives dos cd e dvds sempre  agora só aparece quando está a lêr algum midia. Poderá ser por isso? se sim como montar esses dispositivos?

Em relação à sua questão não sei mesmo responder... sou ainda novato nisto! ;D

Citar
PS.: Aproveitando o seu tópico, eu gostaria de saber se é possível montar uma partição automaticamente sem que o KDE fique pedindo a senha. Já tentei até colocar a partição no arquivo /etc/fstab, mas o KDE continuou pedindo senha do mesmo jeito.


K + Ubuntu 12.04 Lts

Offline promurilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
    • Ver perfil
Re: Senha Kde sudo após login
« Resposta #3 Online: 17 de Setembro de 2010, 23:07 »
Quer dizer que não há partição do HD sento montada no boot? Interessante...

Mas é bom tirar só mais uma dúvida: aqui no meu computador, eu havia desmarcado todos os drivers na área dispositivos, e mesmo assim a minha partição era iniciada automaticamente. Isso só foi resolvido quando desmarquei a caixa "Habilitar a montagem automática de mídia removível". Verifique se você não deixou marcada esta caixa.

Citar
E em dispositivos desligados e aqui é que eu acho estranho ...não me aparece a (letra) drive de leitor de cds nem a drive de gravador e leitor de dvds, mas sim o ultimo cd e ultimo dvd que eu utilizei.

O fato de aparecer somente o último CD/DVD aberto na área dispositivos desligados, o mesmo acontece aqui no meu Kubuntu. Talvez seja um comportamento padrão do KDE. Ao que parece, ele não se fixa na unidade, mais sim na mídia (CD/DVD).

A montagem de CDs/DVDs só podem ocorrer no Linux se houver mídias no drive... Quando inserimos o CD/DVD, a unidade é exibida nos locais apropriados, como no explorador de arquivos. É algo parecido com o que acontece quando inserimos um pendrive na entrada USB.

Citar
Por outro lado cds virgens e/ou dvds virgens o notificador de dispositivos não lê... é como se não existissem.. ou seja dá a impressão que as drives cd e dvd estão inactivas... e só ficam activas se tiverem cd ou dvd com conteúdo!!

Essa é complicada. Já tentou gravar algum arquivo nessas mídias? Aparece alguma mensagem de erro? Talvez seja um comportamento padrão do Kubuntu.

Até mais.

Offline lfcb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Senha Kde sudo após login
« Resposta #4 Online: 18 de Setembro de 2010, 02:34 »
encontrei este tópico com o mesmo problema,

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1446450

só que no meu fstab não tem nenhuma linha referente a NTFS...

Ou seja não posso #(comentar nada)... ???

Eu nunca mexi (alterei) essa parte de Dispositivos Removiveis - Habilitar a montagem automática de mídia removível portanto por "padrão" está marcada. Vou desmarcar e já posto o resultado!




« Última modificação: 18 de Setembro de 2010, 02:43 por lfcb »
K + Ubuntu 12.04 Lts

Offline lfcb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Senha Kde sudo após login
« Resposta #5 Online: 18 de Setembro de 2010, 02:57 »
Citar
Mas é bom tirar só mais uma dúvida: aqui no meu computador, eu havia desmarcado todos os drivers na área dispositivos, e mesmo assim a minha partição era iniciada automaticamente. Isso só foi resolvido quando desmarquei a caixa "Habilitar a montagem automática de mídia removível". Verifique se você não deixou marcada esta caixa.

Fiz o sugerido e deixou de aparecer a tal tela a pedir senha Kde sudo ou seja está resolvido!!!!

Testei entrar na partição do Windows e aí sim pede e com razão a tal senha Kde sudo...

Sem saber porquê agora quando ponho um cd ou dvd virgem já aparece no notificador de dispositivos a informação de cd e ou dvd vazio!!

Ou seja está resolvido pela maneira mais fácil!!!!

Obrigado pela ajuda promurilo!!!

Um abraço!!!
K + Ubuntu 12.04 Lts

Offline promurilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
    • Ver perfil
Re: Senha Kde sudo após login (Resolvido)
« Resposta #6 Online: 18 de Setembro de 2010, 10:04 »
Que bom que você conseguiu solucionar seu problema!

Até mais.