Autor Tópico: variáveis de ambiente  (Lida 3715 vezes)

Offline robertocsp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
variáveis de ambiente
« Online: 15 de Setembro de 2010, 12:11 »
Pessoal,

sou desenvolvedor java, e utilizava windows como sistema operacional, mas depois que conheci o Ubuntu 10.04, não vi motivos de continuar com o windows.

Como toda mudança geralmente gera dificuldades, gostaria de contar com a ajuda dos colegas mais experientes para que esta transição não seja tão "penosa" :)

As minhas dúvidas são referentes a varíaveis de ambiente no Linux, para isso vou utilziar como exemplo o JAVA_HOME.

No windows é muito simples, pois associo o JAVA_HOME ao diretório root que o Java foi instalado, mas no Linux o Java não é colocado em apenas um diretório, então não sei como identificar qual o meu diretório root. Executando o comando "whereis java", aparecem 4 direórios onde o java está presente: "/usr/bin/java", "/etc/java","/usr/lib/java","/usr/share/java" -- Dúvida1: Como identifico qual o HOME de um aplicativo instalado?

Estou colocando as variáveis de ambiente em "/etc/environment" -- Dúvida2: Estou colocando no local correto?

Desde já agradeço,
Roberto Costa

Offline sistematico

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Sistematico
    • Ver perfil
    • Sistematico.org
Re: variáveis de ambiente
« Resposta #1 Online: 15 de Setembro de 2010, 12:16 »
Em /usr/share/[programa] ficam os arquivos do programa.
/usr/bin/[programa] é o executavel.
/usr/share/doc/[programa] documentação.
Geralmente em /home/[usuario]/.[programa] ficam as opções pessoais de cada programa para cada usuário.

Mas isso é genérico.
Leia isso que já ajuda bastante: http://www.pathname.com/fhs

Um abraço.
Lucas Saliés Brum
Ubuntu User #27150
http://sistematico.org

Offline rg.oliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
    • Ver perfil
Re: variáveis de ambiente
« Resposta #2 Online: 15 de Setembro de 2010, 13:13 »
Olá, também sou desenvolvedor java.