Autor Tópico: variáveis de ambiente  (Lida 3715 vezes)

Offline robertocsp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
variáveis de ambiente
« Online: 15 de Setembro de 2010, 12:11 »
Pessoal,

sou desenvolvedor java, e utilizava windows como sistema operacional, mas depois que conheci o Ubuntu 10.04, não vi motivos de continuar com o windows.

Como toda mudança geralmente gera dificuldades, gostaria de contar com a ajuda dos colegas mais experientes para que esta transição não seja tão "penosa" :)

As minhas dúvidas são referentes a varíaveis de ambiente no Linux, para isso vou utilziar como exemplo o JAVA_HOME.

No windows é muito simples, pois associo o JAVA_HOME ao diretório root que o Java foi instalado, mas no Linux o Java não é colocado em apenas um diretório, então não sei como identificar qual o meu diretório root. Executando o comando "whereis java", aparecem 4 direórios onde o java está presente: "/usr/bin/java", "/etc/java","/usr/lib/java","/usr/share/java" -- Dúvida1: Como identifico qual o HOME de um aplicativo instalado?

Estou colocando as variáveis de ambiente em "/etc/environment" -- Dúvida2: Estou colocando no local correto?

Desde já agradeço,
Roberto Costa

Offline sistematico

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Sistematico
    • Ver perfil
    • Sistematico.org
Re: variáveis de ambiente
« Resposta #1 Online: 15 de Setembro de 2010, 12:16 »
Em /usr/share/[programa] ficam os arquivos do programa.
/usr/bin/[programa] é o executavel.
/usr/share/doc/[programa] documentação.
Geralmente em /home/[usuario]/.[programa] ficam as opções pessoais de cada programa para cada usuário.

Mas isso é genérico.
Leia isso que já ajuda bastante: http://www.pathname.com/fhs

Um abraço.
Lucas Saliés Brum
Ubuntu User #27150
http://sistematico.org

Offline rg.oliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
    • Ver perfil
Re: variáveis de ambiente
« Resposta #2 Online: 15 de Setembro de 2010, 13:13 »
Olá, também sou desenvolvedor java.

Segue a dica para você configurar as variáveis de ambiente e ao se logar no Ubuntu já carreguem todas de uma vez:

1- Incluir as variáveis de ambiente no arquivo /etc/profile da seguinte maneira:

no final do arquivo, acrescentar => JAVA_HOME=<diretório raiz de instalação da JDK>
CLASSPATH=.:
PATH=$PATH:$JAVA_HOME/bin:$CLASSPATH
export JAVA_HOME CLASSPATH PATH

Espero que a dica ajude

Offline robertocsp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: variáveis de ambiente
« Resposta #3 Online: 16 de Setembro de 2010, 23:34 »
rg.oliveira,

justamente esta á a minha questão, dentre tantos diretórios pertencentes ao java, conforme muito bem descrito pelo sistemático, a pergunta é: Qual destes que seria o meu JAVA_HOME?

abs.


Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: variáveis de ambiente
« Resposta #4 Online: 17 de Setembro de 2010, 13:41 »
Citar
No windows é muito simples, pois associo o JAVA_HOME ao diretório root que o Java foi instalado, mas no Linux o Java não é colocado em apenas um diretório, então não sei como identificar qual o meu diretório root. Executando o comando "whereis java", aparecem 4 direórios onde o java está presente: "/usr/bin/java", "/etc/java","/usr/lib/java","/usr/share/java" -- Dúvida1: Como identifico qual o HOME de um aplicativo instalado?
Dá uma olhada no manual online para o aplicativo "update-java-alternatives".

man update-java-alternatives
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline rg.oliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
    • Ver perfil
Re: variáveis de ambiente
« Resposta #5 Online: 17 de Setembro de 2010, 15:20 »
Como você realizou a instalação do Java?

Você sempre deve apontar o diretório onde se localiza o executável "java", "javac"

Minha dica pra você é: Realize a instalação do Java pura, ou seja, baixe o pacote diretamente do site da Oracle (www.java.sun.com), instale ele no diretório onde desejar (no meu caso instalei em /usr/local/java), e no arquivo /etc/profile, o JAVA_HOME seria /usr/local/java.



Offline robertocsp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: variáveis de ambiente
« Resposta #6 Online: 17 de Setembro de 2010, 19:19 »
verdade rg.oliveira .. essa confusão foi pq eu usei o apt-get, acho que o melhor é fazer na "munheca" mesmo.

valeu !