Autor Tópico: falha ao iniciar servidor X [Resolvido]  (Lida 5520 vezes)

Offline olinto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
    • Ver perfil
falha ao iniciar servidor X [Resolvido]
« Online: 15 de Junho de 2006, 15:05 »
Olá,

Eu tinha o Breezy instalado e fiz a atualização para o Dapper. Tudo ocorreu sem problemas.

Li que o ideal é a instalação limpa, a partir do zero. Baixei o iso e queimei o CD. Instalei no PC do trabalho sem problemas, mas quando fui instalar em casa em vez de aparecer o desktop Gnome apareceu a mensagem "Falha ao iniciar o Servidor X" e depois o prompt do bash.

Quando isso acontece no Debian Sarge dou um dpkg-reconfigure xserver-xfree86 e faço a configuração "na mão".

Utilizei a opção de boot vga=771. A interface gráfica chegou a funcionar mas o menu quase não estava visível, parecia que a imagem projetada era maior que a área do meu monitor. Todas as opções de resolução de tela ficavam estranhas e reiniciavam o gdm sem eu pedir.

Minha placa mãe é uma PCChips M825 e o processador um Athlon XP 1.7 com 256 mb de RAM. O gerenciandor de dispositivos indicou, no breezy e no dapper, um Sis 630/730 PCI/AGP Display Adapter.

O que fazer no Ubuntu Dapper? Help!!!

Obrigado,

Antônio Olinto
Antônio Olinto
Linux User 455618
Ubuntu User 31203

Offline olinto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
    • Ver perfil
falha ao iniciar servidor X [Resolvido]
« Resposta #1 Online: 15 de Junho de 2006, 19:32 »
Vou me responder, após bater um pouco a cabeça.

Coloquei o cd de instalação sem parâmetros adicionais. Após a mensagem do servidor x o Ubuntu caiu na linha de comando.

Aí digitei:
Código: [Selecionar]
sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg

Verifiquei todas as configurações de video, monitor, teclado e mouse. Depois que salvei as configurações digitei:
Código: [Selecionar]
startx

E a interface gráfica entrou. O Ubuntu tem o mesmo padrão do Debian Etch.

Espero que estas informações sejam úteis para mais pessoas.

Antônio Olinto
Antônio Olinto
Linux User 455618
Ubuntu User 31203