No tempo do Conectiva Linux ( bons tempos ), eu sempre compilava o kernel, mas na época não estava muito preocupado com aceleração 3D. Isto enchia o saco, pois toda vez que saia uma nova versão do kernel do Conectiva eu tinha que recompilá-lo ( se eu quisesse que ele fosse otimizado ), mas depois de algumas compilações isto ficou razoavelmente fácil e rápido.
Uma coisa boa no Ubuntu ( e derivados ) que eu gostava era que vinha várias versões do kernel já pré-compiladas para as várias versões de processadores, mas agora eles resolveram simplificar as coisas ( para o meu desgosto, e o de muita gente ). Agora, por causa disso, estou querendo compilar para o meu processador ( AMD versão 32bits, apesar de ter tanto o 32bits como o 64bits ). Será que a aceleração gráfica feita pelo driver proprietário da nVidia vai continuar funcionado num kernel recompilado ( e com o nome da versão um pouco diferente )
Na única vez que tentei ( foi alguns meses atrás ) tive problemas.
Tem como compilar o kernel modificando o nome da versão ( para manter a versão antiga junto da nova compilada ), e mesmo assim continuar usando o driver proprietário da nVidia