Autor Tópico: Caí discada baixo...  (Lida 7227 vezes)

Offline Frux Trado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Caí discada baixo...
« Online: 24 de Setembro de 2010, 06:49 »
Para um sistema (qualquer distribuição) que tem a pretensão de ser acessível e adaptar-se a várias condições e situações para rodar (necessidades, config, falta de $$$$ do usuário, etc.), o Ubuntu especificamente dá uma enorme banana pra quam ainda é obrigado a tolerar a internet discada.

Segundo a incompetente Wikipédia, (fonte institucional informações imprecisas e Ctrl+C Ctrl+V) somente 20% da banda larga chega aos brasileiros e ainda sim cara e lenta, então tem um território inteiro que o Linux deixa de explorar. A Telefônica aqui de SP em particular, escolhe à dedo seus clientes e exclui todo o resto sob a desculpa de falta de disponibilidade técnica. Ou você mora na Lan house ou mora na frente do computador com um dial-up.

Como brasileiro que não desiste nunca, baixei o famoso Ubuntu e Kubuntu (na Lan House, claro). A frustração começa com o fato de o sistema não reconhecer seus periféricos. Mas é perdoável, dada a natureza não comercial do projeto. Pesquisar nunca é demais.

Sem conexão ou PC extra, tenho que ficar alternando entre Windows pra pesquisar e baixar e Ubuntu pra testar minhas descobertas (estou quase decorando o texto do boot, que bacana...).

No escuro, acho que achei um driver compatível (mas o Ubuntu não diz se é ou não) com o bendito sistema. Esse é o tipo de coisa que pode acontecer com qualquer um. Ele fala que instalou, maso Ubuntu em si não detecta o hardware por que "faltam  pacotes".

Mas a ofensa à inteligência começa na hora de configurar a conexão. Não há nada pra dial-up. Resta voltar a pesquisar. Então alguem fala que o Gnome-PPP é o discador. Mas por que essa po**a não está já incluída? Bem, vamos lá baixar, e boot no Ubuntu. Mas a bagaça não instala por que falta um "pacote". Onde obter o pacote? Ora, baixando! Boot no Windows. Baixei o troço lá escrito em vermelho. Boot no Ubuntu. Mais letras vermelhas... Indo e voltando, descubro que pacote é dependente de outro pacote que é dependente de outro pacote... Então vou lá e baixo feito um imbecil tudo que é dependente das dependências das dependências. E eu digo imbecil, porque tem sempre uma bela mensagem dizendo que você deveria usar um gerenciador de pacotes do Ubuntu em vez de fazer isso manualmente feito um... imbecil.

Imbecilidade à parte, eu competentemente sigo as instruções e instalo o discador. Mas ele não enxerga o modem. Boot no Windows, pesquisa. Então Eu consigo fazer com que um arquivo que talvez seja a única maneira de dizer pro Ubuntu e pro discador que o modem existe. Mas o arquivo "se nega" a ser acessado pelo discador, por mim e por qualquer entidade holística. Nem mesmo o console dá jeito de acabar com a proibição. E parei por aqui.

Até agora só tive frustração com todas distribuições. Eu comecei pelo Kubuntu, mas no primeiro clique no ícone do Firefox já veio uma mensagem negativa, então saltei pro Ubuntu. Mas estou penando com algo tão banal.

Mas eu não quero que vocês prestem atenção no meu problema, eu provavelmente irei resolver de alguma maneira. Mas dada a situação da banda larga no Brasil, seu preço e alcance, e muito irônico que as supostas boas intenções dos desenvolvedores excluam usuários de dial-up, que é às vezes a única opção da pessoas nos mais diversos contextos.


Offline RonaldoRG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 659
    • Ver perfil
    • Twitter: @rafas_andrade
Re: Caí discada baixo...
« Resposta #1 Online: 24 de Setembro de 2010, 08:45 »
Posta o modelo do seu modem discado que o pessoal te ajuda. O gnome-ppp reconhece o meu modem discado, mas eu uso 3G. Verifica também se não precisa ativar o driver do modem em Sistema->Administração->Drivers de Hardware.
Abraço.
Ubuntu 12.04

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: Caí discada baixo...
« Resposta #2 Online: 24 de Setembro de 2010, 08:48 »
Olá amigo me desculpe mas o "problema" está com vc ou com o seu computador , não venha culpar a distribuição.

Diferentemente de vc milhares de pessoas tem o Ubuntu rodando em seus PC's de forma perfeita e totalmente compatível.

No escuro, acho que achei um driver compatível (mas o Ubuntu não diz se é ou não) com o bendito sistema.
Pq no escuro? Não entendi.
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Offline dom diniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 152
    • Ver perfil
Re: Caí discada baixo...
« Resposta #3 Online: 24 de Setembro de 2010, 11:16 »
Olá amigo me desculpe mas o "problema" está com vc ou com o seu computador , não venha culpar a distribuição.

Diferentemente de vc milhares de pessoas tem o Ubuntu rodando em seus PC's de forma perfeita e totalmente compatível.

No escuro, acho que achei um driver compatível (mas o Ubuntu não diz se é ou não) com o bendito sistema.
Pq no escuro? Não entendi.

As vezes sinto falta de um botão para negativar comentários em fóruns.

Todos sabem que o "inferno das dependências" é um fato no linux, já que programadores não se dão ao trabalho de colocar essas dependências no pacote de instalação sob desculpazinhas de tamanho de  arquivo e redundância de pacotes.


Ora bolas! todo instalador linux que eu conheço verifica e nomeia quais as dependências existem, pq esse mesmo instalador, ao verificar que as dependências já existem não instala só as que faltam?
Acho que os instaladores ja tem "inteligencia" o suficiente para isso, só falta o pessoal que fecha os pacotes aproveitarem essas funcionalidades e saírem da mentalidade retrógrada que alguns tem adotado a um bom tempo.

@Frux Trado

No fórum tem outras pessoas com o mesmo problema q o seu, vc vai achar muita coisa.

Se não encontrar , abra o tópico na sala devida e detalhe bem qual o seu hardware, provavelmente alguém vai lhe ajudar.

Boa Sorte!!
Preocupem-se com a criação de mais programas e não de mais distros.
link
Ga-945GM-S2Dual|Core 2 Duo E4600|2GB DDR2 Kingston667|Radeon X300 128|XP+ubuntu 10.04 || DELL Vostro 1310 + ubuntu 10.04

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Caí discada baixo...
« Resposta #4 Online: 24 de Setembro de 2010, 11:38 »
Para um sistema (qualquer distribuição) que tem a pretensão de ser acessível e adaptar-se a várias condições e situações para rodar (necessidades, config, falta de $$$$ do usuário, etc.), o Ubuntu especificamente dá uma enorme banana pra quam ainda é obrigado a tolerar a internet discada.

Segundo a incompetente Wikipédia, (fonte institucional informações imprecisas e Ctrl+C Ctrl+V) somente 20% da banda larga chega aos brasileiros e ainda sim cara e lenta, então tem um território inteiro que o Linux deixa de explorar. A Telefônica aqui de SP em particular, escolhe à dedo seus clientes e exclui todo o resto sob a desculpa de falta de disponibilidade técnica. Ou você mora na Lan house ou mora na frente do computador com um dial-up.

Como brasileiro que não desiste nunca, baixei o famoso Ubuntu e Kubuntu (na Lan House, claro). A frustração começa com o fato de o sistema não reconhecer seus periféricos. Mas é perdoável, dada a natureza não comercial do projeto. Pesquisar nunca é demais.

Sem conexão ou PC extra, tenho que ficar alternando entre Windows pra pesquisar e baixar e Ubuntu pra testar minhas descobertas (estou quase decorando o texto do boot, que bacana...).

No escuro, acho que achei um driver compatível (mas o Ubuntu não diz se é ou não) com o bendito sistema. Esse é o tipo de coisa que pode acontecer com qualquer um. Ele fala que instalou, maso Ubuntu em si não detecta o hardware por que "faltam  pacotes".

Mas a ofensa à inteligência começa na hora de configurar a conexão. Não há nada pra dial-up. Resta voltar a pesquisar. Então alguem fala que o Gnome-PPP é o discador. Mas por que essa po**a não está já incluída? Bem, vamos lá baixar, e boot no Ubuntu. Mas a bagaça não instala por que falta um "pacote". Onde obter o pacote? Ora, baixando! Boot no Windows. Baixei o troço lá escrito em vermelho. Boot no Ubuntu. Mais letras vermelhas... Indo e voltando, descubro que pacote é dependente de outro pacote que é dependente de outro pacote... Então vou lá e baixo feito um imbecil tudo que é dependente das dependências das dependências. E eu digo imbecil, porque tem sempre uma bela mensagem dizendo que você deveria usar um gerenciador de pacotes do Ubuntu em vez de fazer isso manualmente feito um... imbecil.

Imbecilidade à parte, eu competentemente sigo as instruções e instalo o discador. Mas ele não enxerga o modem. Boot no Windows, pesquisa. Então Eu consigo fazer com que um arquivo que talvez seja a única maneira de dizer pro Ubuntu e pro discador que o modem existe. Mas o arquivo "se nega" a ser acessado pelo discador, por mim e por qualquer entidade holística. Nem mesmo o console dá jeito de acabar com a proibição. E parei por aqui.

Até agora só tive frustração com todas distribuições. Eu comecei pelo Kubuntu, mas no primeiro clique no ícone do Firefox já veio uma mensagem negativa, então saltei pro Ubuntu. Mas estou penando com algo tão banal.

Mas eu não quero que vocês prestem atenção no meu problema, eu provavelmente irei resolver de alguma maneira. Mas dada a situação da banda larga no Brasil, seu preço e alcance, e muito irônico que as supostas boas intenções dos desenvolvedores excluam usuários de dial-up, que é às vezes a única opção da pessoas nos mais diversos contextos.



É certo que instalar coisas no Ubuntu sem internet ativa é um grande trabalho, mas você está precisando ler mais e entender que dá para minimizar um pouco seu trabalho.

Quanto a internet discada infelizmente ela está em desuso, veja que a limitação de um CD para caber todo o Ubuntu obriga-o a cada vez mais retirar do mesmo aplicativos considerados de menor importância, então os relativos a conexão discada foram os primeiros a cair fora. Talvez aqui no Brasil a conexão discada ainda seja muito usada, mas fora, não é e então foi considerado pacote de menor importância para estar no limitadíssimo CD de instalação do Ubuntu.

Se sua discada é por modem suportado pelo driver smartlink, tem um usuário aqui chamado alarcon que faz um pacote com tudo que é necessário para fazer funcionar seu modem discado.

Quando você conseguir ativar sua conexão e pelo menos atualizar a lista de repositórios com o comando sudo apt-get update pelo terminal, é possível, depois, ir ao menu Sistema > Administração > Gerenciador de pacotes Synaptic e por lá procurar e marcar tudo que deseja instalar de aplicativo (não se preocupe com as dependências). Feito isso vá ao menu Arquivo (do Synaptic ok) e escolha a opção Gerar script de download dos pacotes, ele irá gerar um arquivo de texto com os link de download de tudo que é necessário para instalar os pacotes que vc deseja e na ordem de dependência, então basta ir ao windows, por exemplo, com uma conexão rápida e baixar por um gerenciador de download postando os links indicados. Se for por um computador com linux e conexão rápida, melhor ainda, pois bastaria rodar o script que ele automaticamente iria baixar tudo na pasta de onde vc rodou o script. Feito isso só levar tudo para o Ubuntu colocar numa pasta e instalar localmente. É trabalhoso, mas facilita um pouco a vida em relação as dependências.
« Última modificação: 24 de Setembro de 2010, 14:23 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Caí discada baixo...
« Resposta #5 Online: 24 de Setembro de 2010, 13:28 »
Ora bolas! todo instalador linux que eu conheço verifica e nomeia quais as dependências existem, pq esse mesmo instalador, ao verificar que as dependências já existem não instala só as que faltam?
É assim que já funciona. O que você deve querer é uma opção de baixar fora do gerenciador e que baixe as dependências, ou um gerenciador portátil que rode em qualquer máquina (http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,72761.0.html).

Offline Frux Trado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: Caí discada baixo...
« Resposta #6 Online: 24 de Setembro de 2010, 13:40 »
- Obrigado pelas sugestões.

- Não estou atacando essa distribuição, mas ela merece um puxão de orelha por deliberadamente ignorar o dialup.

Citar
No fórum tem outras pessoas com o mesmo problema q o seu, vc vai achar muita coisa.

Puxão mais forte. :)

Citar
Quanto a internet discada infelizmente ela está em desuso, veja que a limitação de um CD para caber todo o Ubuntu obriga-o a cada vez mais retirar do mesmo aplicativos considerados de menor importância, então os relativos a conexão discada foram os primeiros a cair fora. Talvez aqui no Brasil conexão discada ainda seja muito usada, mas fora, não é e então foi considerado pacote de menor importância para estar no limitadíssimo CD de instalação do Ubuntu.

Olha aí o anacronismo: A mídia CD é que está em desusuo. A mídia DVD é apenas alguns centavos mais cara é plenamente acessível, e todo PC vem com drive de DVD.

O número de downloads que fiz dos pacotes necessários, mostram que é mais uma questão de configuração do que peso dos programas. Caberia uma configuração discada, sim em vez de se dar prioridade a algum jogo, ou outra firula de sistema operacional popular. Style over substance.

O que eu volto a salientar é que essa distribuição e outras dão as costas para usuários de discada no Brasil, e em outro países que aindam engatinham na implementação da banda larga, fora os que vivem em áreas rurais. Acessibilidade seria uma palavra pra esfregar na cara dos responsáveis pelo Ubuntu. Como conquistar os usuários tornando dolorosa e "secreta" a configuração de um serviço essencial?

Quanto ao meu problema de maneira geral, após fazer o arquivo rebelde, o tal ttySL0 "trocar de dono", o discador disca ou finge estar discando mas não estabelece uma conexão. Não faço a mínima idéia do que fazer já que segui todos os passos das mais diversas fontes. Vou insistir até esgotar o limite da minha paciência e adiar minha entrada no Linux até possuir condições técnicas para isso, por imposição do próprio infelizmente.

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Caí discada baixo...
« Resposta #7 Online: 24 de Setembro de 2010, 13:48 »
Claro que o Windows é bem mais fácil de usar - os textos são longos, mas acho que vale a pena ler e refletir.

Quem nunca tentou instalar um modem ou placa de rede no Windows para acessar a internet e deu de cara com a mensagem "Deseja conectar-se a internet para baixar o driver?" ?

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Caí discada baixo...
« Resposta #8 Online: 24 de Setembro de 2010, 14:18 »
- Obrigado pelas sugestões.

- Não estou atacando essa distribuição, mas ela merece um puxão de orelha por deliberadamente ignorar o dialup.

Citar
No fórum tem outras pessoas com o mesmo problema q o seu, vc vai achar muita coisa.

Puxão mais forte. :)

Citar
Quanto a internet discada infelizmente ela está em desuso, veja que a limitação de um CD para caber todo o Ubuntu obriga-o a cada vez mais retirar do mesmo aplicativos considerados de menor importância, então os relativos a conexão discada foram os primeiros a cair fora. Talvez aqui no Brasil conexão discada ainda seja muito usada, mas fora, não é e então foi considerado pacote de menor importância para estar no limitadíssimo CD de instalação do Ubuntu.

Olha aí o anacronismo: A mídia CD é que está em desusuo. A mídia DVD é apenas alguns centavos mais cara é plenamente acessível, e todo PC vem com drive de DVD.

O número de downloads que fiz dos pacotes necessários, mostram que é mais uma questão de configuração do que peso dos programas. Caberia uma configuração discada, sim em vez de se dar prioridade a algum jogo, ou outra firula de sistema operacional popular. Style over substance.

O que eu volto a salientar é que essa distribuição e outras dão as costas para usuários de discada no Brasil, e em outro países que aindam engatinham na implementação da banda larga, fora os que vivem em áreas rurais. Acessibilidade seria uma palavra pra esfregar na cara dos responsáveis pelo Ubuntu. Como conquistar os usuários tornando dolorosa e "secreta" a configuração de um serviço essencial?

Quanto ao meu problema de maneira geral, após fazer o arquivo rebelde, o tal ttySL0 "trocar de dono", o discador disca ou finge estar discando mas não estabelece uma conexão. Não faço a mínima idéia do que fazer já que segui todos os passos das mais diversas fontes. Vou insistir até esgotar o limite da minha paciência e adiar minha entrada no Linux até possuir condições técnicas para isso, por imposição do próprio infelizmente.

Humm, aumentar para um DVD ou até mesmo pendriver para quem tem conexão discada complica, se baixar 700MB já demora que dirá mais que isso, mas eu também sou adepto a superar o CD para ou DVD ou pendriver, entretanto isso é com a canonical e sua filosofia. Já que ela distribui gratuitamente CDs para diversas partes do planeta essa diferença de valor de mídia que você fala, pensando de forma unitária faz sentido, mas pensando nos inúmeros pedidos para canonical, faz toda a diferença, ou seja, o custo seria elevado.

Como você fala em ttySL0, então você deve ter um softmodem que usa o driver smartlink e como disse antes para ativar esse tipo de modem para conexão discada você tem que começar por aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,4204.0.html

Lá para cada versão do Ubuntu tem um pacote feito pelo alarcon que vai ativar modems que usam o driver smartlink, portanto se o seu for um deles, vai conseguir ativá-lo por lá e só terá de baixar um arquivo compactado e ter em mãos o CD de instalação do Ubuntu que vc usou para instalar seu Ubuntu.
« Última modificação: 24 de Setembro de 2010, 14:20 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: Caí discada baixo...
« Resposta #9 Online: 24 de Setembro de 2010, 19:31 »
Claro que o Windows é bem mais fácil de usar - os textos são longos, mas acho que vale a pena ler e refletir.

Quem nunca tentou instalar um modem ou placa de rede no Windows para acessar a internet e deu de cara com a mensagem "Deseja conectar-se a internet para baixar o driver?" ?
Excelente artigo não deixem de ler.
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Offline angelo_br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
  • Então Percebi * http://entaopercebi.blogspot.com
    • Ver perfil
    • Então Percebi * Ubuntu é o MELHOR
Re: Caí discada baixo...
« Resposta #10 Online: 24 de Setembro de 2010, 21:15 »
Pessoal, eu compartilho essa revolta quanto a tentar instalar um modem discado no Ubuntu. De fato, é revoltantante. No meu caso, o tópico do alaecon ajudou a resolver meu problema.

Mas, sou um usuário intermediário do Ubuntu, já uso o sistema há 4 anos e já pesquisei muito aqui neste fórum. Pensando do ponto de vista do usuário comum, uma novela como esta é mais do que suficiente para a pessoa apelar para o Windows.

Então Percebi - Ubuntu
http://entaopercebi.blogspot.com/search/label/Ubuntu
Então Percebi * Ubuntu é o MELHOR
http://entaopercebi.blogspot.com/p/linux.html

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: Caí discada baixo...
« Resposta #11 Online: 24 de Setembro de 2010, 21:22 »
Galera o que eu acho sobre isso é que as coisas mudam e os sistemas têm que acompanhar estas mudanças. Ou vcs acham que as placas de video , por exemplo , tem que ser compatíveis com as placas mães passadas?
Os programas mais novos tem que rodar em pc's antigos?

Isso não existe no mundo da tecnologia , concordo que é cruel , porém é inevitável a mudança. Com o tempo , que queira quer não , as tecnologias vão se defasando.

Esse é só meu ponto de visto.

Até mais
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Offline RonaldoRG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 659
    • Ver perfil
    • Twitter: @rafas_andrade
Re: Caí discada baixo...
« Resposta #12 Online: 24 de Setembro de 2010, 22:45 »
Concordo com zeroday temos que nos atualizar mesmo. Um dia esse suporte a discada irá acabar pois em outros países já nem devem usar mais isso. Agora não acho o acesso a banda larga tão difícil a ponto de usar discada. Ela tá muito cara, mas se consegue. Tem via rádio, dividindo via cabo com o vizinho, 3G. Eu mesmo conheço uma ou outra pessoa que usa discada.
Ubuntu 12.04

Offline Frux Trado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: Caí discada baixo...
« Resposta #13 Online: 24 de Setembro de 2010, 23:06 »
Após a novela citada, finalmente estou conectado pelo Ubuntu.

De todas soluções mirabolantes espalhadas pela web, somente a boa vontade do usuário Alaecon solucionou o problema. Devo meus respeitos a ele e a quem passou a sugestão. Essa opção deveria ser amplamente divulgada, principalmente na página principal do Ubuntu, que pinta o mundo cor-de-rosa, mas não prepara o usuário para um certo "choque" que é a transição ou adaptação para um novo sistema operacional.

Só agora poderei avaliar o Ubuntu (que visualmente me lembra um pouco o Mac, não se ofendam).

Mas imaginem alguem sem a mesma paciência e persistência que eu, e que nunca passou por essas situação (o XP me maltratou no início também). Já teria desistido.

Se a banda larga no Brasil não fosse o lixo que é, o governo não estaria bancando um plano nacional pra tentar  fazer a coisa expandir e evoluir na marra. Então muita gente ainda depende da internet discada, e os grandes portais tanto sabem disso, que ainda oferecem discadores.

Esse é meu ponto de visto. :D


Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Caí discada baixo...
« Resposta #14 Online: 25 de Setembro de 2010, 06:26 »
Mas imaginem alguem sem a mesma paciência e persistência que eu, e que nunca passou por essas situação (o XP me maltratou no início também). Já teria desistido.

É... se você não tivesse errando em vários pontos talvez tivesse razão. Quem instala/configura é técnico. Só porque na sua região é ainda largamente usado, não muda o fato de ser "passado" e que os sistemas devem visar a maioria (100% é utopia).

É o tipo de problema pontual que você vai encontrar toda vez que tentar usar "legado" em sistemas atuais.