Autor Tópico: Criptografia acidental de dados devido a desligamento inadequado  (Lida 1607 vezes)

Offline Ferdinand

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Criptografia acidental de dados devido a desligamento inadequado
« Online: 27 de Setembro de 2010, 16:52 »
Olá galera,

um servidor aqui está com problemas. Um dia desses reiniciei ele de forma inadequada e quando reiniciei e me loguei novamente havia sumido todos os arquivos da pasta home do usuário sudo. Havia apenas uma mensagem informando que os arquivos foram criptografados e um link e um arquivo de texto README.txt indicando para executar o comando ecryptfs-monut-private. Fui pesquisar descobrir o que era isso, até que fiquei feliz em saber que os dados ainda estão lá. Porém quando finalmente consegui montar esses arquivos em uma pasta chamada Private infelizmente os nomes dos arquivos estavam criptografados.


Como reverto isso? Pesquisei aqui no forúm e não encontrei problema relacionado

vlw

PS.: O servidor é Ubuntu Server 64 bits 9.10


Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Criptografia acidental de dados devido a desligamento inadequado
« Resposta #1 Online: 27 de Setembro de 2010, 22:49 »
Vc usava criptografia antes desse "incidente"?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Ferdinand

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Criptografia acidental de dados devido a desligamento inadequado
« Resposta #2 Online: 28 de Setembro de 2010, 01:27 »
Nâo, mas se não me engano o ecryptfs-utils é instalado por padrão no Ubuntu Server 9.10.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Criptografia acidental de dados devido a desligamento inadequado
« Resposta #3 Online: 28 de Setembro de 2010, 05:14 »
Instalar, eu concordo... mas usar/ativar? Tá estranho isso... nem todo mundo precisa de criptografia. Pq estaria ativo automaticamente?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D