Autor Tópico: compartilhar a internet com windows xp ( Resolvido)  (Lida 2563 vezes)

Offline abcastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
compartilhar a internet com windows xp ( Resolvido)
« Online: 03 de Outubro de 2010, 21:50 »
Olá sou novo no forum tenho dois pcs aqui em casa um servidor com o ubuntu 10 e outro com o windows xp profissional, ligados com um cabo cross, mas não consigo compartilhar a conexão com a internet para o xp, o ip é fixo sendo que antes consiguia usar normalmente com o windows seven e o xp compartilhar a internet , compartilhar arquivos, utilizando o comando ping tenho a resposta normal nos dois pcs, se vocês puderem me ajudar eu agradeço.
« Última modificação: 08 de Outubro de 2010, 07:49 por abcastro »

Offline leo2005

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
    • Ver perfil
Re: compartilhar a internet com windows xp
« Resposta #1 Online: 04 de Outubro de 2010, 00:51 »
Apesar de uma simples regra do iptables servir para isto, recomendo como você é iniciante, instalar e usar o programa firestart que além de firewall , também faz compartilhamento de internet e até de 3G, inclusive via wireless!
Veja um bom exemplo em:

http://almalivre.wordpress.com/2010/04/18/compartilhando-sua-conexao-3g-pelo-wireless-no-ubuntu-9-10-parte-1-rede-ad-hoc/



Offline abcastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: compartilhar a internet com windows xp
« Resposta #2 Online: 06 de Outubro de 2010, 07:07 »
Valeu cara, vou tentar aqui e posto a resposta.

Offline abcastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: compartilhar a internet com windows xp
« Resposta #3 Online: 07 de Outubro de 2010, 02:00 »
Cara eu consegui aqui, eu estava errando na ordem das placas a eth1 é a que conecta a net e eth0 é que compartilha, só aqui agora eu estou com outro problema a placa que se conecta a internet é a eth1, mas quando eu reinicio o micro  a eth0 é que fica como conexão ativa. tem algum jeito de deixar padrão a eth1 ativa e a eth0 iniciar conetada somente compartilhando sem ter que fazer isso manualmente?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: compartilhar a internet com windows xp
« Resposta #4 Online: 07 de Outubro de 2010, 08:48 »
Como vc configurou essas interfaces? Pelo gerenciador de redes, ou pelo arquivo "/etc/network/interfaces"?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline abcastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: compartilhar a internet com windows xp
« Resposta #5 Online: 07 de Outubro de 2010, 12:28 »
pelo gerenciador de redes, agora só queria conseguir deixar as conexões ativas nessa ordem eth1 ativa e eth0 disponivel se alguem puder me ajudar eu agradeço.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: compartilhar a internet com windows xp
« Resposta #6 Online: 07 de Outubro de 2010, 16:25 »
Vc lembra se preencheu o parâmetro "gateway" na eth0?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline abcastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: compartilhar a internet com windows xp
« Resposta #7 Online: 08 de Outubro de 2010, 07:48 »
Coloquei o gateway,tipo no meu caso que a eth1 é a placa que conetava eu coloquei o ip dela como gateway na eth0, eu falei " conectava " porque eu já resolvi meu problema instalando um roteador aqui em casa.
Valeu a força aí galera.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: compartilhar a internet com windows xp ( Resolvido)
« Resposta #8 Online: 08 de Outubro de 2010, 13:31 »
De outra vez, tente deixar o parâmetro gateway em branco na eth0.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D