Autor Tópico: Como estão indo os drivers AMD no Ubuntu?  (Lida 108306 vezes)

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re:Como estão os drivers para AMD Radeon no Ubuntu?
« Resposta #45 Online: 24 de Janeiro de 2018, 23:10 »
Olá pessoal, tenho um notebook Dell com "AMD Radeon R7 M445" e uso o Ubuntu 16.04.3 LTS.
No site de download de drivers da AMD não tem nenhuma opção pra Linux para a série R7 M4XX.
E eu executei o comando "dpkg -l amdgpu-pro" e vi que não tenho amdgpu-pro, e pelos comentários anteriores acho esse drive não é compatível com a R7 M4XX (alguém pode afirmar o contrário?).
Isso significa que não vai dar pra usar a minha placa dedicada de jeito nenhum? Existe algum driver open source para a série R7 M4XX?
Amigo, eu descrevi o processo de instalação na seguinte  parte deste tópico: https://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=119532.msg661451#msg661451

Observe apenas que não irá usar esse mesmo driver, pois ele já foi atualizado para o AMDGPU-PRO 17.40 que você encontra aqui: http://support.amd.com/en-us/kb-articles/Pages/AMDGPU-PRO-Driver-for-Linux-Release-Notes.aspx

Na própria pagina do driver tem um link para um tutorial de instalação parecido com o que eu descrevi. Preste atenção que na lista de placas suportadas não está a sua. Pelo que vi placas de notebooks como a sua ainda não funcionam bem com esse driver. Outra coisa é que ele funciona apenas com kernel até o 4.10 se não me engano, então se estiver usando Ubuntu com Kernel 4.13 ele não deve funcionar.

Pra quem usa Ubuntu com Kernel 4.13 está usando Mesa Git 17.2 que oferece o mesmo desempenho do AMDGPU-PRO. Pra alguns jogos e softwares gráficos ele é até melhor segundo Benchmark do Phoronix, ele apenas não dá suporte ao Vulkan ainda.  No mais, eu testei o AMDGPU-PRO e o Mesa Git 17 e posso dizer que algumas coisas no Mesa Git ficaram mesmo melhor, como citei anteriormente aqui no tópico.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re:Como estão os drivers para AMD Radeon no Ubuntu?
« Resposta #46 Online: 16 de Maio de 2018, 07:39 »

Lançado driver AMDGPU-PRO 18.10 e 18.20

Nos dias 25 de abril e depois 3 de maio de 2018, respectivamente a AMD disponibilizou o driver proprietário AMDGPU-PRO 18.10 para Ubuntu 16.04.4 e o AMDGPU-PRO 18.20 com suporte ao Ubuntu 18.04.
Citar
[Editado: infelizmente o 18.20 está com um problema na descompactação do arquivo de instalação, então baixem de acordo com o modelo da placa de  vocês, escolhendo o link do Ubuntu 16.04 por enquanto. Assim que o 18.20 tiver sid consertado e eu perceber, aviso aqui pra vocês]
Link: https://support.amd.com/pt-br/download/linux


O processo de instalação é o mesmo que já coloquei neste tópico.

Segundo o Phoronix, apresenta grandes melhorias de desempenho em jogos, inclusive superando o driver Open. O problema é que o ganho em desempenho é em determinados jogos, em outros o driver open vence. A AMD capenga para deixar os drivers proprietários para Linux mais eficientes, mas está fazendo progressos, devo reconhecer. Efeitos de tesselação e antialias pesam cada vez menos, apresenta cada vez mais fluidez. Eu consigo jogar bem com minha R7 260X. O problema é que eu sei que poderia e deveria ser melhor. Espero que em algum momento consigam entregar todo o desempenho para sistemas Linux, se não vão começar a perder muitos compradores para a nVidia. Lembro que FGLRX (driver proprietário legado para sistemas anteriores ao 14.04) não percebia diferença de desempenho entre uma Geforce e uma Radeon proporcionais no Ubuntu, então eu sempre comprava e indicava AMD pelo custo benefício. Hoje acabo por me ver na situação de que talvez minha próxima placa de vídeo seja uma nVídia, pois os drivers da nVídia entregam desempenho melhor para Linux.
Lamentável.

« Última modificação: 16 de Maio de 2018, 09:37 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline watchdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re:Como estão os drivers para AMD Radeon no Ubuntu?
« Resposta #47 Online: 20 de Outubro de 2018, 23:26 »
Boa noite.
Bem, eu consegui efetuar a instalação dos Drives proprietários sem problemas.


Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re:Como estão os drivers para AMD Radeon no Ubuntu?
« Resposta #48 Online: 23 de Outubro de 2018, 21:19 »
Amigos, boa noite

Então, eu tive um problema na instalação do AMDGPU no Ubuntu 18.04 por causa do Kernel 4.15.

Eu cheguei a pensar que eram os módulos que estavam com problema, por algum motivo, achei que devia ser geral, mas não. É algo bem específico, pelo jeito ocorrerá só com as Placas AMD com chip Bonaire. São as AMD Sea Island.

Então, a minha é uma R7 260X Bonaire, sea island. Quando eu instalo ao AMDGPU-PRO eu perco o display ao reiniciar.
Se eu tentar apenas ativar o AMDGPU open source que vem desativado por padrão para as Sea Island ( R7 e R9 geralmente) e Southern Island (Radeon HD 7xxx), dá o mesmo problema.

A única solução é atualizar para o Kernel 4.18, daí o tutorial que coloquei anteriormente para o AMDGPU-PRO no Ubuntu 18.04 funciona e se quiser ativar as Sea Island, ou Southern Islan para usar o AMDGPU open source (que pra mim está melhor para jogos), vaio funcionar.

Se alguém precisar de ajuda avise que eu faço um tutorial.

Abraços
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re:Como estão os drivers para AMD Radeon no Ubuntu?
« Resposta #49 Online: 18 de Dezembro de 2019, 12:45 »
E aí amigos?

Como vão os drivers AMD para Linux? Vão bem e muito bem! Melhoraram e muito!

Hoje vou mostrar como habilitar AMDGPU e Vulkan nas GPUs das famílias Sea Island e Southern Island (Radeon HD 7xxx, R7, R9 e R5 240 apenas)
 
Faz tempo que não venho aqui, porque especificamente o AMDGPU-PRO caminhou com muitos bugs e sem novidades no processo de instalação e esse tópico estava mais voltado ao AMDGPU-PRO.

Como alguns amigos me pediram ajuda pelo facebook, creio que pode ser útil a outros também, então vou hoje então falar do AMDGPU, mas do open, esse sim que caminha a passos largos, com suporte a Vulkan e com desempenho impressionante!

Tem vários tutorias na internet falando sobre isso, obviamente pra muitos não será nenhuma novidade, mas gostaria de englobar aqui algumas explicações extras

Como fazer para instalar? Bom, ele já vem no kernel, mas não é habilitado por padrão em qualquer GPU.

Dois motivos para ele não ser habilitado, ou porque sua GPU não suporta (família de GPUs anteriores a southern island), ou porque você não está usando uma GPU da família Vulcanic Island pra cima e sim uma Sea Island ou Southern Island. Nessas últimas o suporte ainda é experimental e por isso, o módulo RADEON é habilitado no lugar do AMDGPU.
O módulo RADEON oferece suporte as GPUs legado.

Para entender melhor a diferença:

AMD Graphics Core Next 3 (Volcanic Islands)
AMD Graphics Core Next 2 (SI - Sea Islands)
AMD Graphics Core Next 1 (CIK - Southern Islands)

Então, em outras palavras, quem tem uma RX e dependendo, alguma específica da série R9 terão isso habilitado por padrão.

Quem pode habilitar? Quem possui GPUs Radeon HD 7xxx, R7, R9 e R5 240 apenas

Como saber qual módulo está habilitado?
Com o comando
Código: [Selecionar]
lspci -k | grep amdgpu
A saída será essa se o AMDGPU estiver habilitado e aí não precisa fazer nada
Citar
Kernel driver in use: amdgpu
   Kernel modules: radeon, amdgpu

A saída será essa se o RADEON estiver habilitado e aí terá que habilitar o AMDGPU
Citar
Kernel driver in use: radeon
   Kernel modules: radeon, amdgpu

Como habilitar o AMDGPU?

abra com o gedit, ou outro editor de texto o arquivo /etc/default/grub
Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/default/grub
na linha "GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=" após o "quiet splash" entre aspas escreva (ou cole)

Citar
radeon.si_support=0 radeon.cik_support=0 amdgpu.si_support=1 amdgpu.cik_support=1 amdgpu.dc=1 amdgpu.audio=1

na linha "GRUB_CMDLINE_LINUX=" acrescente

Citar
modprobe.blacklist=radeon

vai ficar assim:

Citar
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash radeon.si_support=0 radeon.cik_support=0 amdgpu.si_support=1 amdgpu.cik_support=1 amdgpu.dc=1 amdgpu.audio=1"
GRUB_CMDLINE_LINUX="modprobe.blacklist=radeon"

agora atualize o grub

Código: [Selecionar]
sudo update-grub
reinicie e o PC e pronto

Bônus: adicionar biblioteca da api vulkan

Código: [Selecionar]
sudo apt install libvulkan1 libvulkan1:i386 vulkan-tools
reinicie e agora com o seguinte comando você pode ver se o vulkan foi habilitado, a versão e os detalhes

Código: [Selecionar]
vulkaninfo --html
A saída tem será o arquivo vulkaninfo.html que será gerado na home



Boa sorte aí e qualquer coisa gritem!







« Última modificação: 31 de Outubro de 2023, 08:59 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline fabriciorsf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Como estão indo os drivers AMD no Ubuntu?
« Resposta #50 Online: 24 de Dezembro de 2019, 15:41 »
Desde 2014 também tenho acompanhado a evolução dos drivers Linux para GPUs da AMD.
Eu tenho uma GPU dedicada AMD Radeon(TM) R7 M265 2GB DDR3 (Opal XT, Sea Islands), ver https://en.wikipedia.org/wiki/Radeon_Rx_200_series, e uma GPU integrada da Intel, conforme os comandos abaixo demonstram:

Código: [Selecionar]
$ sudo lshw -c video
  *-display                 
       description: VGA compatible controller
       product: Haswell-ULT Integrated Graphics Controller
       vendor: Intel Corporation
       physical id: 2
       bus info: pci@0000:00:02.0
       version: 0b
       width: 64 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: msi pm vga_controller bus_master cap_list rom
       configuration: driver=i915 latency=0
       resources: irq:46 memory:b0400000-b07fffff memory:c0000000-cfffffff ioport:5000(size=64) memory:c0000-dffff
  *-display
       description: Display controller
       product: Topaz XT [Radeon R7 M260/M265 / M340/M360 / M440/M445 / 530/535 / 620/625 Mobile]
       vendor: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD/ATI]
       physical id: 0
       bus info: pci@0000:03:00.0
       version: 00
       width: 64 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: pm pciexpress msi bus_master cap_list rom
       configuration: driver=amdgpu latency=0
       resources: irq:47 memory:a0000000-afffffff memory:b0000000-b01fffff ioport:3000(size=256) memory:b0900000-b093ffff memory:b0940000-b095ffff
Código: [Selecionar]
$ DRI_PRIME=0 inxi -G
Graphics:  Card-1: Intel Haswell-ULT Integrated Graphics Controller
           Card-2: Advanced Micro Devices [AMD/ATI] Topaz XT [Radeon R7 M260/M265 / M340/M360 / M440/M445 / 530/535 / 620/625 Mobile]
           Display Server: x11 (X.Org 1.19.6 ) drivers: i915,amdgpu Resolution: 1920x1080@60.01hz
           OpenGL: renderer: Mesa DRI Intel Haswell Mobile
           version: 4.5 Mesa 19.2.1
Código: [Selecionar]
$ DRI_PRIME=1 inxi -G
Graphics:  Card-1: Intel Haswell-ULT Integrated Graphics Controller
           Card-2: Advanced Micro Devices [AMD/ATI] Topaz XT [Radeon R7 M260/M265 / M340/M360 / M440/M445 / 530/535 / 620/625 Mobile]
           Display Server: x11 (X.Org 1.19.6 ) drivers: i915,amdgpu Resolution: 1920x1080@60.01hz
           OpenGL: renderer: AMD Radeon R7 M260 (ICELAND, DRM 3.27.0, 5.0.0-37-generic, LLVM 9.0.0)
           version: 4.5 Mesa 19.2.1

Sempre usei versões LTS do Ubuntu (hoje estou com a 18.04.3), e tive várias experiências não tão boas com os drivers para a minha GPU.
A mais recente foi com o driver provido pela própria AMD que está nesse link: https://www.amd.com/pt/support/kb/release-notes/rn-rad-lin-19-20-unified, e com instruções adicionais nesses links:


Tive outras experiências recentes com os links abaixo, e que estão mais próximas à recente resposta do nomade:

Não sei por qual motivo exato tive problemas com o repositório ppa:oibaf/graphics-drivers (https://launchpad.net/~oibaf/+archive/ubuntu/graphics-drivers), então tive que reverter (ainda bem que no repositório tinha instruções para reverter).

Por esse motivo, apenas instalar o pacote xserver-xorg-video-amdgpu foi o mais razoável até momento, além de outros pacotes como: libvulkan1 libvulkan1:i386 vulkan-utils mesa-vulkan-drivers.

Ainda assim, não parece ter sido suficiente. Para constatar a minha impressão, deixo o resultado de duas execuções de testes com a OpenGL, uma com os resultados da GPU Integrada (Intel), e o outro comos da GPU Dedicada (AMD):

Código: [Selecionar]
$ DRI_PRIME=0 glmark2 --fullscreen
=======================================================
    glmark2 2014.03+git20150611.fa71af2d
=======================================================
    OpenGL Information
    GL_VENDOR:     Intel Open Source Technology Center
    GL_RENDERER:   Mesa DRI Intel(R) Haswell Mobile
    GL_VERSION:    3.0 Mesa 19.2.1
=======================================================
[build] use-vbo=false: FPS: 646 FrameTime: 1.548 ms
=======================================================
                                  glmark2 Score: 646
=======================================================

Código: [Selecionar]
$ DRI_PRIME=1 glmark2 --fullscreen
=======================================================
    glmark2 2014.03+git20150611.fa71af2d
=======================================================
    OpenGL Information
    GL_VENDOR:     X.Org
    GL_RENDERER:   AMD Radeon R7 M260 (ICELAND, DRM 3.27.0, 5.0.0-37-generic, LLVM 9.0.0)
    GL_VERSION:    4.5 (Compatibility Profile) Mesa 19.2.1
=======================================================
[build] use-vbo=false: FPS: 148 FrameTime: 6.757 ms
=======================================================
                                  glmark2 Score: 148
=======================================================

Vejam que a pontuação da GPU Integrada (646) foi muito superior à GPU Dedicada (148).

Além disso, não consigo configurar a GPU Decidaca AMD como padrão para processos com OpenGL (GL_RENDERER), a não ser que manualmente informe o seguinte valor para a variável de ambiente DRI_PRIME=1.

Segue uma coleção de links que passei recentemente para enfrentar vários problemas para chegar até aqui:

Offline fabriciorsf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Como estão indo os drivers AMD no Ubuntu?
« Resposta #51 Online: 24 de Dezembro de 2019, 15:53 »
Citar
Além disso, não consigo configurar a GPU Decidaca AMD como padrão para processos com OpenGL (GL_RENDERER), a não ser que manualmente informe o seguinte valor para a variável de ambiente DRI_PRIME=1.
Sobre essa minha última queiza, tem um link relacionado que apesar de indicar a direção, mas com o qual ainda não resolvi o problema problema:
https://wiki.archlinux.org/index.php/PRIME

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re:Como estão indo os drivers AMD no Ubuntu?
« Resposta #52 Online: 07 de Janeiro de 2020, 09:29 »


Não sei por qual motivo exato tive problemas com o repositório ppa:oibaf/graphics-drivers (https://launchpad.net/~oibaf/+archive/ubuntu/graphics-drivers), então tive que reverter (ainda bem que no repositório tinha instruções para reverter).



Também já tive problemas com o repositório oibaf. Na verdade muita gente tem problemas com ele. 

Você pode usar o repositório kisak  (ppa:kisak/kisak-mesa) ou o padoka (ppa:paulo-miguel-dias/mesa). Eu uso o Kisak.

Sempre usei versões LTS do Ubuntu (hoje estou com a 18.04.3), e tive várias experiências não tão boas com os drivers para a minha GPU.
A mais recente foi com o driver provido pela própria AMD que está nesse link: https://www.amd.com/pt/support/kb/release-notes/rn-rad-lin-19-20-unified, e com instruções adicionais nesses links:

Esse é o driver proprietário da AMDGPU-PRO que atualmente está na versão 19.30. Ele apresenta erro muitas vezes porque fica dependendo da versão do kernel. Ele é feito especificamente para uma versão. Sendo assim, quando você atualiza o Ubuntu do 18.04.2 para o 18.04.3 por exemplo, ele vai dar erro. Ou se você baixar ele hoje e já tiver atualizado o Kernel para uma versão mais nova, ainda não suportada. A AMD demora a corrigir isso, obrigando o usuário a manter a versão de um kernel até acontecer. O desempenho desse driver proprietário no geral tem sido inferior ao Open Source. O driver open anda bem perto em desempenho do ideal (que infelizmente no windows é atingido antes, porque a dedicação desses desenvolvedores é para o mercado de games triplo A e desenvolvimento dos mesmos). Na minha postagem anterior falei do driver Open.

Sua R7 M260 é uma Sea Island (CIK). Pode seguir o tutorial que postei que vai funcionar (use sempre kernel acima do 4.15, nessa faixa pode não funcionar)
Pelo que vi você não tentou esse método.

As duas formas de resolver esse problema com gráficos híbridos são instalar uma versão do AMDGPU-PRO que seja compatívekl com o kernel que está usando, ou habilitar o AMDGPU open Source que está no tutorial que postei
Citar
https://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,119532.msg678665.html?PHPSESSID=3o8pbtass7tf6a4fnv6fjug9d6#msg678665

Do jeito que está fazendo selecionando manualmente o DRI_PRIME=1, estará usando o Radeon (mais indicado para placas gráficas anteriores a sua. Usando o Radeon tem desempenho inferior ao que teria com amdgpu e não tem suporte ao Vulkan)




« Última modificação: 02 de Maio de 2020, 20:13 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re:Como estão indo os drivers AMD no Ubuntu?
« Resposta #53 Online: 07 de Janeiro de 2020, 09:42 »
Reiterando, o motivo do AMDGPU não vir ativo por padrão é que o suporte ainda é experimental. Funciona muito bem, mas as funcionalidades estão sendo adicionadas com o aperfeiçoamento do módulo

Aliás, uma atualização de notícias é que em Kernel acima do 5.4 provavelmente o AMDGPU nas Southern Island (R5, Radeon HD 7xxx) não poderá mais ser habilitado. Não é possível que essas placas suportem ainda determinadas tecnologias que estão sendo implementadas.
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2020, 09:44 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re:Como estão indo os drivers AMD no Ubuntu?
« Resposta #54 Online: 04 de Outubro de 2020, 01:17 »
Boa noite gente.

Apenas para dar uma atualizada, pois eu me comprometia a dentro das possibilidades de teste estar postando como esta o suporte do driver opensource.

Acabei de fazer um teste com uma R7 240 que eu tinha aqui jogada e o Vulkan está sendo ativado nela agora pelo AMDGPU.

Lembrando que os tutoriais que coloquei aqui fiz testando em uma R7 260X e em uma R7 360. Na R7 240 não funcionava. Agora funciona... que bom!
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline severoborba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re:Como estão indo os drivers AMD no Ubuntu?
« Resposta #55 Online: 24 de Julho de 2023, 15:15 »
Boa tarde.

Tentei instalar uma placa amd rx 5500 tx através do AMDGPU.
Depois de instalar o Ubuntu deu erro. Inicia a abre a tela branca de erro. Alguém sabe como desinstalar este driver??

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re:Como estão indo os drivers AMD no Ubuntu?
« Resposta #56 Online: 30 de Outubro de 2023, 14:53 »
Boa tarde.

Tentei instalar uma placa amd rx 5500 tx através do AMDGPU.
Depois de instalar o Ubuntu deu erro. Inicia a abre a tela branca de erro. Alguém sabe como desinstalar este driver??

Cara...  com essa GPU não precisa fazer nada.  O driver open é melhor na maioria dos casos do que o AMDGPU Pro.

se quer remover o módulo amdgpu pro,  basta iniciar pelas opções avançadas no menu do grub,  ir para o terminal como root e rodar

Código: [Selecionar]
amdgpu-pro-uninstall
Ubuntu Studio 22.04 LTS