Estou colocando aqui um tutorial de uso do Gnome-shell pra moçada conhecer o programa; se as imagens não aparecerem ou houver algum problema com elas me avisem, elas estão carregando direto do meu servidor babão.
GNOME-SHELL
O Gnome-shell é um aplicativo para a área de trabalho muito interessante, gerenciando várias áreas de trabalho, dispensando o Painel do Gnome e até o menu de aplicativos do sistema. O uso no início parece meio enrolado, mas em pouco tempo o usuário se acostuma com o jeitão da coisa. O bom disso é que não se perde nenhuma funcionalidade do Gnome a não ser a área de notificação do Painel (mas isso é suprido pelo Cairo-dock em sua nova versão) ou dos efeitos do Compiz em sua plenitude, mas o Gnome-shell tem animações básicas nas focagens das janelas e mini/maximização das janelas, assim como abrindo e fechando programas. Portanto, o uso do Gnome-shell é mais indicado para quem não usa os paineis do Gnome, então vamos à descrição dele.
O Gnome-shell possui os seguintes itens:
Aplications:
Esse item mostra as aplicações disponíveis na máquina e podemos colocar ali as aplicações favoritas. Clicando na setinha ao lado desses itens, abrirá uma pequena janela com vários outros aplicativos.
Para torná-los "favoritos", basta clicar com o botão direito do mouse e escolher Add to Favorites.
Places and Devices:
São atalhos rápidos do gerenciador de Arquivos presentes na pasta de usuário e de dispositivos, como discos de cd/dvd montados ou os ícones de rede, tal qual os ícones presentes no desktop do usuário (mesmo os escondidos, como os de rede). É o Locais do Painel do Gnome.
Recents Itens
É o mesmo dos Documentos Recentes do Painel do Gnome (do applet de aplicativos), não há muito a falar.
Na primeira figura, no lado inferior direito podemos adicionar áreas de trabalho e colocar em cada um deles vários aplicativos, que são listados na tela quando estão abertos:
Para selecionar qualquer uma dos desktops ou programa de determinada área de trabalho, basta clicar com o mouse normalmente e o desktop respectivo ao programa clicado "focará". Esse recurso de vários desktops permite aproveitar melhor o espaço da área de trabalho e substitui o do Gnome que pode ser acessado usando as teclas CTRL+ALT+SETA PARA ESQUERDA-SETA PARA A DIREITA; essa substituição é inclusive mais elegante e prática do que a do próprio Gnome usando as teclas de atalho mostradas.
Dentro da área de trabalho, você pode alternar entre as janelas dos aplicativos abertos usando as teclas ALT+TAB ou voltar à tela anterior principal movendo o mouse para o lado superior esquerdo ou clicando em Activities.
Como eu disse, o Gnome-shell usa o sistema de "foco", que é a escolha de primeiro plano do desktop ou aplicativo clicado pelo mouse. Desse modo, para escolher o desktop ou programa (independente em que desktop ele esteja), basta clicar no programa ou no desktop.
Se você quer experimentar o Gnome-shell, para instalá-lo basta digitar no Terminal " sudo apt-get install gnome-shell " e aguardar o final da instalação. Depois disso, ainda no Terminal (sem ser como root), digite " gnome-shell --replace " para usá-lo apenas nessa sessão de uso do micro. Se você quiser deixar o uso permanente, basta ir no item Aplicativos de Sessão (que pode ser visto em Sistema/Preferências no Painel comum ou clicando no nome do usuário do lado superior direito/System Preferences) e clicar em Adicionar; em Nome, coloque Gnome-shell; em Comando, coloque gnome-shell --replace; clique em Adicionar e feche tudo, reiniciando a máquina em seguida. Para tirar o recurso, basta fazer o mesmo e retirar o item adicionado.
Para desligar a máquina, basta ir no nome do usuário no lado superior esquerdo e clicar com o mouse, onde aparecem várias opções de ações, como Desligar, Logoff e reiniciar.
A barra superior mostra sempre, a exemplo da barra do Safari do MacOs, o título da janela do programa principal em foco. Veja uma tela do Gnome-shell já configurado com dock e tudo mais em uma de trabalho já "focada":