Autor Tópico: Conheça e use o Gnome-shell  (Lida 9843 vezes)

Offline velox256

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Conheça e use o Gnome-shell
« Online: 14 de Outubro de 2010, 07:36 »
Estou colocando aqui um tutorial de uso do Gnome-shell pra moçada conhecer o programa; se as imagens não aparecerem ou houver algum problema com elas me avisem, elas estão carregando direto do meu servidor babão. :D

GNOME-SHELL

O Gnome-shell é um aplicativo para a área de trabalho muito interessante, gerenciando várias áreas de trabalho, dispensando o Painel do Gnome e até o menu de aplicativos do sistema. O uso no início parece meio enrolado, mas em pouco tempo o usuário se acostuma com o jeitão da coisa. O bom disso é que não se perde nenhuma funcionalidade do Gnome a não ser a área de notificação do Painel (mas isso é suprido pelo Cairo-dock em sua nova versão) ou dos efeitos do Compiz em sua plenitude, mas o Gnome-shell tem animações básicas nas focagens das janelas e mini/maximização das janelas, assim como abrindo e fechando programas. Portanto, o uso do Gnome-shell é mais indicado para quem não usa os paineis do Gnome, então vamos à descrição dele.

O Gnome-shell possui os seguintes itens:

Aplications:

Esse item mostra as aplicações disponíveis na máquina e podemos colocar ali as aplicações favoritas. Clicando na setinha ao lado desses itens, abrirá uma pequena janela com vários outros aplicativos.

Para torná-los "favoritos", basta clicar com o botão direito do mouse e escolher Add to Favorites.

Places and Devices:

São atalhos rápidos do gerenciador de Arquivos presentes na pasta de usuário e de dispositivos, como discos de cd/dvd montados ou os ícones de rede, tal qual os ícones presentes no desktop do usuário (mesmo os escondidos, como os de rede). É o Locais do Painel do Gnome.

Recents Itens

É o mesmo dos Documentos Recentes do Painel do Gnome (do applet de aplicativos), não há muito a falar.

Na primeira figura, no lado inferior direito podemos adicionar áreas de trabalho e colocar em cada um deles vários aplicativos, que são listados na tela quando estão abertos:

Para selecionar qualquer uma dos desktops ou programa de determinada área de trabalho, basta clicar com o mouse normalmente e o desktop respectivo ao programa clicado "focará". Esse recurso de vários desktops permite aproveitar melhor o espaço da área de trabalho e substitui o do Gnome que pode ser acessado usando as teclas CTRL+ALT+SETA PARA ESQUERDA-SETA PARA A DIREITA; essa substituição é inclusive mais elegante e prática do que a do próprio Gnome usando as teclas de atalho mostradas.
Dentro da área de trabalho, você pode alternar entre as janelas dos aplicativos abertos usando as teclas ALT+TAB ou voltar à tela anterior principal movendo o mouse para o lado superior esquerdo ou clicando em Activities.

Como eu disse, o Gnome-shell usa o sistema de "foco", que é a escolha de primeiro plano do desktop ou aplicativo clicado pelo mouse. Desse modo, para escolher o desktop ou programa (independente em que desktop ele esteja), basta clicar no programa ou no desktop.

Se você quer experimentar o Gnome-shell, para instalá-lo basta digitar no Terminal " sudo apt-get install gnome-shell " e aguardar o final da instalação. Depois disso, ainda no Terminal (sem ser como root), digite " gnome-shell --replace " para usá-lo apenas nessa sessão de uso do micro. Se você quiser deixar o uso permanente, basta ir no item Aplicativos de Sessão (que pode ser visto em Sistema/Preferências no Painel comum ou clicando no nome do usuário do lado superior direito/System Preferences) e clicar em Adicionar; em Nome, coloque Gnome-shell; em Comando, coloque gnome-shell --replace; clique em Adicionar e feche tudo, reiniciando a máquina em seguida. Para tirar o recurso, basta fazer o mesmo e retirar o item adicionado.

Para desligar a máquina, basta ir no nome do usuário no lado superior esquerdo e clicar com o mouse, onde aparecem várias opções de ações, como Desligar, Logoff e reiniciar.

A barra superior mostra sempre, a exemplo da barra do Safari do MacOs, o título da janela do programa principal em foco. Veja uma tela do Gnome-shell já configurado com dock e tudo mais em uma de trabalho já "focada":

« Última modificação: 14 de Outubro de 2010, 10:24 por velox256 »
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Ioca100

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Conheça e use o Gnome-shell
« Resposta #1 Online: 14 de Outubro de 2010, 08:21 »
Parabéns colega, aqui já uso o gnome-shell há um tempinho, ainda  tem que avançar, mas não voltei para o gnome tradicional, no início também usava o Docky, mas o GS utiliza os favoritos para esse fim e, assim, deletei o dock.

veja:   
Usuário Linux- 449417

Offline rjbgbo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
« Resposta #2 Online: 14 de Outubro de 2010, 08:24 »
legal velox256, vou testar no ubuntu 10.10 pelo pen-drive
obs: mais legal ainda foi sua última tela, parabéns pelo wallpaper
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline velox256

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Linux Inside
« Resposta #3 Online: 14 de Outubro de 2010, 08:56 »
É, mas dá trabalho levar o mouse lá pro canto pra escolher os aplicativos (parece baiano), hehehehe... Só deixei o dock no meu pq, pra mim, é mais prático e fica com um look mais "sofisticado". :D

Mas eu acho que deveria ter mais opções de configuração, tv na próxima versão tenha...

Parabéns colega, aqui já uso o gnome-shell há um tempinho, ainda  tem que avançar, mas não voltei para o gnome tradicional, no início também usava o Docky, mas o GS utiliza os favoritos para esse fim e, assim, deletei o dock.

veja:  

« Última modificação: 14 de Outubro de 2010, 08:58 por velox256 »
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline clcampos

• Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 14 de Outubro de 2010, 09:42 »
Grande velox256 2.0 ficou ótimo o post. Eu até já tinha lido ontem o artigo no seu site (que por acaso abriu hoje aqui) e achei muito bom.

Estou pensando aqui se vou usar ou não, não pela aparência, mas mais pela facilidade, já que você fala ai do problema do mouse.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Ioca100

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 14 de Outubro de 2010, 09:57 »
Grande velox256 2.0 ficou ótimo o post. Eu até já tinha lido ontem o artigo no seu site (que por acaso abriu hoje aqui) e achei muito bom.

Estou pensando aqui se vou usar ou não, não pela aparência, mas mais pela facilidade, já que você fala ai do problema do mouse.
No meu aqui, já foi atualizado pelo  ppa do desenvolvedor ricotz, é só passar o mouse , nem precisa clicar em Atividades e tem a tecla command , no meu fica entre o Ctrl e o Alt, esquerda(aquela do Win)   você apertando vai lá.
Obs: o sistema de informação é embaixo, como se fosse uma barra inferior escondida.
« Última modificação: 14 de Outubro de 2010, 10:03 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417

Offline clcampos

• Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 14 de Outubro de 2010, 10:03 »
Valeu Ioca1000! Vou testar aqui.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline velox256

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Linux Inside
« Resposta #7 Online: 14 de Outubro de 2010, 10:23 »
Como assim, "problema do mouse"? E há sim uma barra escondida na parte de baixo, ela aparece qdo tem alguma notificação ou janela em background aberta mas não visualizada, vc acessa essa barra indo com o mouse no lado inferior direito. E também tem uma área de notificação lá em cima, ao lado do nome de usuário, mas não são todos os aplicativos que conseguem usá-la. O JDownloader e o Gerenciador de Atualizador consegue...

E também tem a tecla Windows (aquela do logo do Windows) que chama a tela inicial do GS. Outra coisa, só falei que dá trabalho usar o mouse pra fazer isso de brincadeira, hehehehe... Foi uma "ironia" de como é trabalhoso passar o mouse lá no canto superior esquerdo, hehehehehe... :)

Valeu Ioca1000! Vou testar aqui.
« Última modificação: 14 de Outubro de 2010, 10:28 por velox256 »

Offline Blau_Araujo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Pelamordedeus!!! Eu quero ser apenas um usuário!!!
    • Ver perfil
    • Desenho Livre
« Resposta #8 Online: 14 de Outubro de 2010, 10:46 »
Também estou querendo testar há meses, mas ainda não apareceu solução para isso (abaixo) além de compilar, o que não quero fazer.

Código: [Selecionar]

...$ sudo apt-get install gnome-shell

Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
Alguns pacotes não puderam ser instalados. Isto pode significar que
você solicitou uma situação impossível ou, se você está usando a
distribuição instável, que alguns pacotes requeridos não foram
criados ainda ou foram retirados da "Incoming".
A informação a seguir pode ajudar a resolver a situação:

Os pacotes a seguir têm dependências desencontradas:
  gnome-shell: Depende: libgjs0 mas não será instalado
E: Pacotes quebrados

Convite confraternização: Mora perto de Osasco e está afim de curtir um blues? Então me encontre toda quinta à partir das 21h no Jegue's Bar. Bons papos, cerveja gelada e o som eletrizante do Trio Macomba Blues. A entrada é franca! Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo,341 - Centro - Osasco/SP

Offline velox256

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Linux Inside
« Resposta #9 Online: 14 de Outubro de 2010, 11:34 »
Vc habilitou os outros repositórios como o backports e proposed?

Offline Blau_Araujo

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Desenho Livre
« Resposta #10 Online: 14 de Outubro de 2010, 15:35 »
Vc habilitou os outros repositórios como o backports e proposed?

O "proposed" não, porque até então só estava com esta instalação de trabalho. Mas tentei o ppa:ricotz/testing e também não resolveu...

Convite confraternização: Mora perto de Osasco e está afim de curtir um blues? Então me encontre toda quinta à partir das 21h no Jegue's Bar. Bons papos, cerveja gelada e o som eletrizante do Trio Macomba Blues. A entrada é franca! Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo,341 - Centro - Osasco/SP

Offline velox256

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Linux Inside
« Resposta #11 Online: 14 de Outubro de 2010, 16:53 »
Qual é a sua distribuição de Linux? Ubuntu? Qual versão?

Offline Blau_Araujo

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Desenho Livre
« Resposta #12 Online: 14 de Outubro de 2010, 17:31 »

Ubuntu Studio 10.04 LTS AMD64

Offline agente100gelo

• Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • @Ceará
    • Ver perfil
« Resposta #13 Online: 14 de Outubro de 2010, 17:44 »

Ubuntu Studio 10.04 LTS AMD64

No 10.04 tava dando este erro. Atualizei pro 10.10 e instalou normalmente.

Meu Gnome Shell fica dando umas travadas feias. Com mais alguém?
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline velox256

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Linux Inside
« Resposta #14 Online: 14 de Outubro de 2010, 18:04 »
Aqui (Debian Squeeze) e onde eu ando instalando o GS não há problemas de funcionamento.