Autor Tópico: Nvidia: Vamos fazer uma vaquinha para a Canonical  (Lida 8860 vezes)

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Nvidia: Vamos fazer uma vaquinha para a Canonical
« Online: 14 de Outubro de 2010, 11:28 »
Caros.

seguinte, sugiro nós, usuários brasileiros de Ubuntu, a cada um, colaborar com 1, ou 2 reais, 50 centavos, 10 centavos, ou até mesmo 1 centavo, para unir as forças da comunidade, e comprar uma máquina que tenha video e chipset Nvidia para a Canonical.

Dependendo, poderíamos organizar uma conta no Pay-pal, para arrecadar os fundos.

Porque não é crível, que uma empresa que desenvolve sistemas, e ainda mais com a abrangência que certamente supera os 10 milhões de usuários, não possuir uma máquina nvidia sequer. Mesmo que talvez tenham contrato com Intel, por exemplo ,realmente transcende todas as credulidades.

Um sistema que, em 2 versões, ou seja, 01 ano (sendo uma LTS) não resolve uma tosquisse da inicialização do Plymouth com as placas nvidia, é que realmente não usa nenhum computador Nvidia, e está precisando de alguma força, talvez até financeira, para tal.

Vamos lá pessoal, vamos se organizar !!! com 1000 reais resolvemos o problema da Canonical !

Obs.: este problema já foi relatado n x n vezes no launchpad, e também, em n forums por aí. Logo, para os que já se adianterem, e quererem falar o mimimi "reporta para eles", não me darei tal trabalho, pois diversos outros já o fizeram.

Obs2.: Eu resolvo este problema com um pé nas costas (e já resolvi) ... mas .. vai dizer para a minha mãe, minha tia, ou minha avó resolverem ! Quem não conhece acha que o ubuntu é da época dos monitores fosfóricos ainda, e que poderia ser instalados nos micros de atendimento da Rodoviária de Porto alegre (aqueles computadores são dos anos 80 e tão lá de pé, fazendo o que se propoem)
« Última modificação: 14 de Outubro de 2010, 11:32 por carlosaluisio »
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Nvidia: Vamos fazer uma vaquinha para a Canonical
« Resposta #1 Online: 14 de Outubro de 2010, 15:23 »
carlosaluisio o problema não é simplesmente na nvidia.

O problema é no plymouth + nouveau (drive livre para placas nvidia) + kernel!!

É meio complicado de explicar, mas vou tentar.

Vou tentar explicar da mesma forma que passaram para mim o pq acontece o problema.

No kernel são inseridos drivers livres da driver de vídeo (e no xorg também); quando vc dá o boot o plymouth busca no kernel drivers com aceleração 2D (e um pouco 3D) para exibir corretamente (e sem usar o VESA) a imagem na resolução do monitor.

O problema é que o Xorg ainda não foi totalmente carregado (óbvio vc ainda nem deu o boot), por isso é que a nvidia não é carregada.

O nvidia não pode ainda exibir gráficos antes do xorg direto do kernel enquanto for proprietário

O certo seria usar o nouveau e quando entrasse no sistema trocasse para a nvidia, mas os dois drivers não convivem em harmonia é um ou outro...

Já está sendo feito atráves de patches uma "gambiarra" para vc ter os dois drivers sem problemas e com alguns ajustes no carregamento do boot ele conseguir carregar a nvidia, mas isso possivelmente não será implementado no ubuntu.

Resumindo:

O plymouth precisa de um driver NO BOOT assim que é carregado o sistema e nesse momento a nvidia não pode ser carregada ali ainda!
« Última modificação: 14 de Outubro de 2010, 23:55 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Nvidia: Vamos fazer uma vaquinha para a Canonical
« Resposta #2 Online: 14 de Outubro de 2010, 22:48 »
Ola, obrigado pela explicação.

Mas, vejo lá na frente, usuário mesmo.

Com uma simples edição do grub + algumas coisinhas, o plymouth carrega normalmente (se nao me engano tu mesmo deu a dica aqui)
A canonical deveria colocar essa implementacao de modo automatico.
Nvidia é a coisa mais usada no mundo em video, e os caras do GNU nao faz um troço que funcione com .. nvidia ..... muito tosco mesmo !!!

carlosaluisio o problema não é simplesmente na nvidia.

O problema é no plymouth + nouveau (drive livre para placas nvidia) + kernel!!

É meio complicado de explicar, mas vou tentar.

Vou tentar explicar da mesma forma que passaram para mim o pq acontece o problema.

No kernel são inseridos drivers livres da driver de vídeo (e no xorg também); quando vc dá o boot o plymouth busca no kernel drivers com aceleração 2D (e um pouco 3D) para exibir corretamente (e sem usar o VESA) a imagem na resolução do monitor.

O problema é que o Xorg ainda não foi totalmente carregado (óbvio vc ainda nem deu o boot), por isso é que a nvidia não é carregada.

O nvidia não pode ainda exibir gráficos antes do xorg direto do kernel enquanto for proprietário

O certo seria usar o nouveau e quando entrasse no sistema trocasse para a nvidia, mas os dois drivers não convivem em harmonia é um ou outro...

Já está sendo feito atráves de patches uma "gambiarra" para vc ter os dois drivers sem problemas e com alguns ajustes no carregamento do boot ele conseguir carregar a nvidia, mas isso possivelmente não será implementado no ubuntu.

Resumindo:

O plymouth precisa de um driver NO BOOT assim que é carregado o sistema e nesse momento a nvidia não pode ser carregada ali ainda!
Aquilo é simplesmente dependen
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Nvidia: Vamos fazer uma vaquinha para a Canonical
« Resposta #3 Online: 14 de Outubro de 2010, 22:55 »
plymouth + nouveau, me da até medo de ler essas palavras, ainda mais juntas  :-\

Tive vários problemas com a 10.04, o hq me deu uma grande ajuda que resolveu parcialmente os problemas, mas ainda sim o video ficava lento.

Vou testar a 10.10, se continuar, vou abandonar o Ubuntu por um tempo. No Fedora 12 (não testei no 13 e nem no 14 beta) o nouveau funcionava numa boa, inclusive o sem problemas com o plymouth.
« Última modificação: 14 de Outubro de 2010, 23:00 por niquelnausea »

Offline JoseMelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 327
    • Ver perfil
Re: Nvidia: Vamos fazer uma vaquinha para a Canonical
« Resposta #4 Online: 14 de Outubro de 2010, 23:21 »
Quem quiser usar, foi criado um script que corrige o problema do Plymouth com a Nvidia e ATI, como fiz a correção manual não testei.

http://www.webupd8.org/2010/10/script-to-fix-ubuntu-plymouth-for.html

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Nvidia: Vamos fazer uma vaquinha para a Canonical
« Resposta #5 Online: 15 de Outubro de 2010, 00:19 »
Citar
Com uma simples edição do grub + algumas coisinhas, o plymouth carrega normalmente (se nao me engano tu mesmo deu a dica aqui)
A canonical deveria colocar essa implementacao de modo automatico.
Nvidia é a coisa mais usada no mundo em video, e os caras do GNU nao faz um troço que funcione com .. nvidia ..... muito tosco mesmo !!!

Na verdade a dica não resolve totalmente e de forma correta o problema

É como se eu estivesse dizendo pro plymouth carregar outro driver na hora do boot.

Mas não é o certo pq não exibe na resolução correta e máxima do seu monitor e com o máximo de cores que nem faz o nouveau por exemplo. É justamente por isso que mesmo com a minha dica ainda fica lento (falta aceleração com a solução)

A solução seria fazer o nouveau e o driver nvidia coexistirem em harmonia e a partir de algum momento no boot existir a troca de um driver para o outro no linux.
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Nvidia: Vamos fazer uma vaquinha para a Canonical
« Resposta #6 Online: 15 de Outubro de 2010, 02:41 »
Já está sendo feito atráves de patches uma "gambiarra" para vc ter os dois drivers sem problemas e com alguns ajustes no carregamento do boot ele conseguir carregar a nvidia, mas isso possivelmente não será implementado no ubuntu.

Interessante... poderia postar o link da discussão?
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Nvidia: Vamos fazer uma vaquinha para a Canonical
« Resposta #7 Online: 16 de Outubro de 2010, 11:53 »
Essa discussão é boa, no meu HPMini com o Ubuntu 10.04 deixei o driver livre, já com o 10.10 instalei o driver proprietário, com o primeiro perco performance 3d, porém, estamos falando de um HPmini, logo, não tem um processador que permita muita graça, por outro lado, esse driver facilita minha vida na hora de mandar imagens para outro monitor ou datashow, tenho que dar menos clic's, para uma sala de aula isso ajuda muito. (O botão fn+tela não funcionam para isso).
O driver da nvídia permite os efeitos 3d, com ele eu rodo o googleearth sem problemas, no entanto perco na praticidade mencionada acima e consumo mais recursos da máquina.
Me lembro que quando o 10.04 foi lançado tive problemas para dar boot pelo live/usb, agora parece que mudaram a ISO e as coisas melhoraram, ao menos o boot e instalação estão perfeitos.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline Georg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 167
    • Ver perfil
Re: Nvidia: Vamos fazer uma vaquinha para a Canonical
« Resposta #8 Online: 16 de Outubro de 2010, 12:35 »
É por causa dessas coisas que após quase seis anos usando exclusivamente o Ubuntu em meu computador, tentando ajudar neste e em outros fóruns e com certeza , divulgando através do meu blog, no qual já me despedi, não publico e divulgo mais nada nele, estou mudando de distro, Não atualizei para esta última versão a 10.10 e nem vou tentar fazer isso. Chegando o meu computador novo partirei para outra.

T+

Offline Blau_Araujo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
  • Pelamordedeus!!! Eu quero ser apenas um usuário!!!
    • Ver perfil
    • Desenho Livre
Re: Nvidia: Vamos fazer uma vaquinha para a Canonical
« Resposta #9 Online: 16 de Outubro de 2010, 13:14 »
Quem quiser usar, foi criado um script que corrige o problema do Plymouth com a Nvidia e ATI, como fiz a correção manual não testei.

http://www.webupd8.org/2010/10/script-to-fix-ubuntu-plymouth-for.html

O procedimento do script eu fazia na mão, mas para mim não resolveu porque meu monitor é wide (1920x1080), e não tem essa resolução no framebuffer. Resultado: usava outras resoluções, mas quando o gnome iniciava, o painel ficava com os ícones dos indicadores trucados. Foi por isso que tirei completamente o framebuffer da história e deixei o boot em modo texto (o que é até mais interessante para mim do que uma tela roxa com o logo e uns pontinhos piscando que não me informa nada).
Convite confraternização: Mora perto de Osasco e está afim de curtir um blues? Então me encontre toda quinta à partir das 21h no Jegue's Bar. Bons papos, cerveja gelada e o som eletrizante do Trio Macomba Blues. A entrada é franca! Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo,341 - Centro - Osasco/SP

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Nvidia: Vamos fazer uma vaquinha para a Canonical
« Resposta #10 Online: 16 de Outubro de 2010, 14:05 »
Essa discussão é boa, no meu HPMini com o Ubuntu 10.04 deixei o driver livre, já com o 10.10 instalei o driver proprietário, com o primeiro perco performance 3d...

A "parte" 3D do driver livre ainda está em fase de testes mas já pode ser instalada (no Fedora já vem habilitada), pesquise sobre "nouveau gallium3D" .


O procedimento do script eu fazia na mão, mas para mim não resolveu porque meu monitor é wide (1920x1080), e não tem essa resolução no framebuffer. Resultado: usava outras resoluções, mas quando o gnome iniciava, o painel ficava com os ícones dos indicadores trucados. Foi por isso que tirei completamente o framebuffer da história e deixei o boot em modo texto (o que é até mais interessante para mim do que uma tela roxa com o logo e uns pontinhos piscando que não me informa nada).

"Sofro" o mesmo, mas preferi uma saída mais elegante. Mantive o sistema em 1920x1080 (não entendi se você mudava já que a resolução no boot é independente), e o boot (BURG e Plymouth) em 1280x720.

Ficava ótimo, porém as telas do BURG e do Plymouth ficavam com uma moldura preta, aí foi só editar os temas para ficarem também com o fundo preto.

Profit.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline Mikael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 370
    • Ver perfil
Re: Nvidia: Vamos fazer uma vaquinha para a Canonical
« Resposta #11 Online: 16 de Outubro de 2010, 21:24 »
Citar
É por causa dessas coisas que após quase seis anos usando exclusivamente o Ubuntu em meu computador, tentando ajudar neste e em outros fóruns e com certeza , divulgando através do meu blog, no qual já me despedi, não publico e divulgo mais nada nele, estou mudando de distro, Não atualizei para esta última versão a 10.10 e nem vou tentar fazer isso. Chegando o meu computador novo partirei para outra.

T+
Só porque a inicialização ta feia vc vai largar o Ubuntu???

Claro que é questão de estética fica comprometida mas é um exagero pois a cada versão o Ubuntu fica melhor na minha opinião.

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Nvidia: Vamos fazer uma vaquinha para a Canonical
« Resposta #12 Online: 16 de Outubro de 2010, 23:41 »
Citar
É por causa dessas coisas que após quase seis anos usando exclusivamente o Ubuntu em meu computador, tentando ajudar neste e em outros fóruns e com certeza , divulgando através do meu blog, no qual já me despedi, não publico e divulgo mais nada nele, estou mudando de distro, Não atualizei para esta última versão a 10.10 e nem vou tentar fazer isso. Chegando o meu computador novo partirei para outra.

T+
Só porque a inicialização ta feia vc vai largar o Ubuntu???

Claro que é questão de estética fica comprometida mas é um exagero pois a cada versão o Ubuntu fica melhor na minha opinião.

nao posso responder por ele, mas só essa inicializacao deixa a aparencia de algo amador, e bem mal feito. lamentavel
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Nvidia: Vamos fazer uma vaquinha para a Canonical
« Resposta #13 Online: 16 de Outubro de 2010, 23:58 »
Nossile, obrigado pela dica, no entanto, ainda não é o momento de se ariscar, no geral eu não reclamo, está o suficiente.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline Georg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 167
    • Ver perfil
Re: Nvidia: Vamos fazer uma vaquinha para a Canonical
« Resposta #14 Online: 17 de Outubro de 2010, 15:36 »
Citar
É por causa dessas coisas que após quase seis anos usando exclusivamente o Ubuntu em meu computador, tentando ajudar neste e em outros fóruns e com certeza , divulgando através do meu blog, no qual já me despedi, não publico e divulgo mais nada nele, estou mudando de distro, Não atualizei para esta última versão a 10.10 e nem vou tentar fazer isso. Chegando o meu computador novo partirei para outra.

T+
Só porque a inicialização ta feia vc vai largar o Ubuntu???

Claro que é questão de estética fica comprometida mas é um exagero pois a cada versão o Ubuntu fica melhor na minha opinião.

nao posso responder por ele, mas só essa inicializacao deixa a aparencia de algo amador, e bem mal feito. lamentavel

Por essas e por outras..........   Tento ser claro e não consigo. No meu hardware  o Kernel só sobe com parâmetros extras, tipo "noapic" , quando no live cd a internet funciona, após instalado não, somente com a opção de noapic é que vai. O problema do Desktop e Área de Trabalho. uma em cima da outra, Não acho necessário outra camada, mas não importa o que eu acho, afinal é um sistema de graça, uso se acho conveniente e na forma que se apresenta. A cada nova versão fica mais difícil de configurar o driver da Nvidia oficial, o resultado é pior, acaba deixando o sistema cheio de gambiarra, não gosto deste novo driver open da Nvidia, para mim não precisaria nem existir, somos bem assistidos pelo original, mas é contra a política do Ubuntu, fazer o que? Não costumo cuspir no prato que me alimento e muito menos virar o cocho depois de servido, e fui bem servido, agora é que não vai mais, esta versão a 10.04 e lts por enquanto está bem, a 10.10 não foi de boa exatamente como a 10.04, só não atualizo para não ter de configurar tudo novamente. Noto que a cada nova versão o sistema fica melhor para iniciantes em prejuízo para outros que como eu gostam de umas modificações aqui e ali, essas estão cada vez mais difíceis, tem que desmanchar configurações de fábrica e não gosto disso. Está cada vez mais parecido com o outro sistema, tipo, USE ASSIM ou não use pois nós te obrigaremos a usar da maneira que queremos. Nas próximas versões isso vai ficar mais claro.

Não vou me manifestar mais neste tópico, espero ser corretamente interpretado, jamais falei mal do Ubuntu, jamais falarei, muito pelo contrario, ajudei muito em sua divulgação, é um ótimo sistema, apenas não me serve mais, procuro outra coisa no uso do computador. Não uso o computador para produção apenas por hobby (é assim que escreve?), e não estou contente com o resultado que estou tendo obtido. É isso.

T+