Autor Tópico: Lançada a versão estável da LinEx  (Lida 3608 vezes)

Piras

  • Visitante
Lançada a versão estável da LinEx
« Online: 20 de Junho de 2006, 03:18 »
Foi oficialmente lançada pela Junta da Extremadura (governo regional) a gnuLinEx, uma das distribuições públicas pioneiras da Europa. O desenvolvimento da LinEx, como também é conhecida, foi lento, mas, pelo visto, a demora valeu a pena. De fato, em relação ao Debian, sua origem, o sistema desenvolvido pela Linex contém melhorias importantes, principalmente no campo da "usabilidade".

Eu fiquei particularmente bem impressionado pelo painel de controle. Muito elegante e completo! Dá vontade de experimentar!

Um texto muito bem ilustrado sobre as novidades e principais características desta distribuição espanhola você poderá ver no seguinte endereço:

http://www.linex.org/novedades.html

Offline casainho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 175
    • Ver perfil
    • www.Casainho.net
Re: Lançada a versão estável da LinEx
« Resposta #1 Online: 20 de Junho de 2006, 10:04 »
Uau :-)

fico contente de saber.. :-)

e giro o uso do Gnome :-)


Citação de: "Piras"
Foi oficialmente lançada pela Junta da Extremadura (governo regional) a gnuLinEx, uma das distribuições públicas pioneiras da Europa. O desenvolvimento da LinEx, como também é conhecida, foi lento, mas, pelo visto, a demora valeu a pena. De fato, em relação ao Debian, sua origem, o sistema desenvolvido pela Linex contém melhorias importantes, principalmente no campo da "usabilidade".

Eu fiquei particularmente bem impressionado pelo painel de controle. Muito elegante e completo! Dá vontade de experimentar!

Um texto muito bem ilustrado sobre as novidades e principais características desta distribuição espanhola você poderá ver no seguinte endereço:

http://www.linex.org/novedades.html
Minha página pessoal:
http://www.Casainho.net

Offline gaijin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 182
  • Katsujinken
    • Ver perfil
Lançada a versão estável da LinEx
« Resposta #2 Online: 20 de Junho de 2006, 13:25 »
Se tiver em inglês ou português eu até baixo pra testar, mas espanhol não dá. hehe
"Conhece-te a ti mesmo." Oráculo de Delfos

Como proceder quando tenho uma dúvida? (7 passos) http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=8212.0

Piras

  • Visitante
Lançada a versão estável da LinEx
« Resposta #3 Online: 20 de Junho de 2006, 23:10 »
É provável que algumas ferramentas exclusivas só estejam disponíveis em Espanhol, como é o caso do Painel de Controle. Mas por ser distribuição derivada do Debian, quase tudo deve contar com tradução em pt_BR.

Offline ceti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 119
    • Ver perfil
Lançada a versão estável da LinEx
« Resposta #4 Online: 22 de Junho de 2006, 13:01 »
Ela é tão polida que fiquei impressionado! Acho que não vou resistir e vou acabar instalando numa partição livre que tenho aqui.

Uma curiosidade: assim como o Muriqui, ela usa o instalador Anaconda (que conheci no FC2), o que é ótimo.

Agora, alguém sabe o que é Cola de impresión? E Anillos de claves?
You can't always get what you want

Piras

  • Visitante
Lançada a versão estável da LinEx
« Resposta #5 Online: 22 de Junho de 2006, 14:35 »
Citação de: "ceti"
Ela é tão polida que fiquei impressionado! Acho que não vou resistir e vou acabar instalando numa partição livre que tenho aqui.

Uma curiosidade: assim como o Muriqui, ela usa o instalador Anaconda (que conheci no FC2), o que é ótimo.

Agora, alguém sabe o que é Cola de impresión? E Anillos de claves?


Ceti,

Além de ser um instalador Ananconda (que eu também acho ótimo e muito gostoso de usar), trata-se de um Anaconda melhorado, que manipula melhor as partições NTFS.

Cola de impresión é nada menos que a "fila de impressão". Anillo de claves é um "servidor de chaves" (coisa da qual eu entendo muito pouco, mas há farta leitura a respeito do assunto na Internet).

Offline Brunno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
  • iDevelop
    • Ver perfil
    • Espaço Pesquisas de Mercado e Opinião
Lançada a versão estável da LinEx
« Resposta #6 Online: 23 de Junho de 2006, 17:55 »
realmente parece ter um acabamento muito bom... vou deixar aqui nos assuntos pendentes para baixar e testar depois. :)

ps.: alguém sabe o nome desse tema do metacity ?
Primeiro eles te ignoram...
Depois eles riem de você...
Então eles lutam contra você...
Aí você vence...

Piras

  • Visitante
Lançada a versão estável da LinEx
« Resposta #7 Online: 26 de Junho de 2006, 00:42 »
Instalei o Linex este final de semana, apenas para conhecer o sistema. Algumas impressões:
 - O Anaconda "linexiano" funciona às mil maravilhas, inclusive, o particionador;
 - Estabilidade impressionante: nada quebrou, tudo funcional;
 - Interface gráfica coesa e refinada, mas a base do tema "default" do Gnome é o velho Clearlooks, que já cansou um pouco;
 - O sistema pareceu-me um pouco mais reativo (responsive) que o Ubuntu, mas o arranque (boot)é um pouco mais lento;
 - O centro de controle é muito bonito, mas não há um único utilitário original; ele só substitui o nosso menu Sistema e o submenu Ferramentas do Sistema;
 - Não gostei do painel do Gnome, imitando aquele do KDE e do antigo Windows; prefiro muito mais o painel original do Gnome a partir da versão 2.10;
 - Também não gostei dos novos nomes atribuídos aos aplicativos (Bracero ao invés de GnomeBaker, Montehermoso no lugar de Sound Juicer, Fluxus ao invés de Totem, etc.); para um novato pode até ser simpático, mas para quem já tem uma certa experiência no uso do Linux só serve para confundir.

Para mim, só é recomendável aos fãs incondicionais do Debian, que desejem uma versão preconfigurada de sua distribuição favorita, mais fácil de instalar e mais atualizada que o Sarge.

Piras

  • Visitante
Lançada a versão estável da LinEx
« Resposta #8 Online: 26 de Junho de 2006, 03:18 »
Citação de: "Brunno"
realmente parece ter um acabamento muito bom... vou deixar aqui nos assuntos pendentes para baixar e testar depois. :)

ps.: alguém sabe o nome desse tema do metacity ?


Será que não é este aqui:

http://art.gnome.org/themes/metacity/1286?

Offline Brunno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
  • iDevelop
    • Ver perfil
    • Espaço Pesquisas de Mercado e Opinião
Lançada a versão estável da LinEx
« Resposta #9 Online: 26 de Junho de 2006, 09:50 »
Esse mesmo.

Obrigado ! :)
Primeiro eles te ignoram...
Depois eles riem de você...
Então eles lutam contra você...
Aí você vence...