Autor Tópico: Compartilhamento de uma pasta para a internet  (Lida 21600 vezes)

Offline legista

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Compartilhamento de uma pasta para a internet
« Online: 18 de Outubro de 2010, 20:47 »
Boa noite pessoal!!!

tem como compartilhar uma pasta do ubuntu na internet?

explicando.

quero colocar um pequeno servidor na minha casa.  Ex: nome da pasta "compartilhados"

na minha empresa eu entraria no executar do windows e digitaria ex: "\\200.200.200.200\compartilhados"

e com isso abriria essa pasta q esta no server na minha casa como se fosse numa rede interna. tem como?

é que eu gostaria de compartilhar um pequeno banco de dados de um programa q eu tenho.

Offline jeflui

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 745
    • Ver perfil
Re: Compartilhamento de uma pasta para a internet
« Resposta #1 Online: 18 de Outubro de 2010, 22:52 »
Uma opção seria um ftp, caso seja isso que procura tem o proftpd.

Offline legista

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Re: Compartilhamento de uma pasta para a internet
« Resposta #2 Online: 18 de Outubro de 2010, 23:14 »
acho q nao me ajudaria. o ftp

é assim tenho um programa chamado sic q é comprado em qualquer lugar por ai rsrs

ele tem a opção de deixar o banco de dados dele em qualquer lugar da rede. mas agora estou na segunda loja e gostaria de integrar o mesmo BD para as duas lojas, então eu queria mesmo era compartilhar uma pasta.
para parecer que esta em rede interna.

nao sei se vc entendeu essa explicação. nao sei se o ftp funcionaria dessa forma

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Compartilhamento de uma pasta para a internet
« Resposta #3 Online: 19 de Outubro de 2010, 15:21 »
Não vai funcionar, a rede windows é planejada pra não ser acessível a partir da Internet.

Sugestão: crie uma VPN entre a sua máquina e as máquinas autorizadas a acessar seus arquivos, assim você não estará em redes diferentes.

Note que se o seu objetivo é fornecer arquivos a usuários aleatórios na internet, o mais certo é mesmo usar FTP, ou mesmo HTTP. A Rede windows não serve pra isso.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline maxquessada

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re: Compartilhamento de uma pasta para a internet
« Resposta #4 Online: 20 de Outubro de 2010, 09:51 »
Vixe... 

Conheço o SIC pelo menos versões antigas, não sei como está hoje, mas pelo que me lembro ele não tem banco cliente/servidor e isso é péssimo para uso da internet, caso ele tivesse o banco mysql, firebird, etc... ai sim rolaria bem.

Sugestão,
1 tenha o servidor linux para o SIC com samba
2 faça uma máquina virtual (vmware,virtualbox) dentro do linux usando o windows xp ou 2003 server. Pela minhas aplicações tenho usado vmware.
3 utilize Terminal server para trabalhar no SIC usando o windows em maquina virutal.
4 faça uma rede mais segura usando vpn ou deixe aberto mesmo caso não seja tão preciso os dados.

att