Camarada, boa noite!
Entendo a sua preocupação em relação a resistência da equipe, em um dos meus locais de trabalho, apesar de ser um ONG com características de forte militância social, não conseguimos implantar o broffice, nem GNU/Linux nas máquinas, o máximo que conseguimos foi montar um laboratório apenas com Ubuntu.
O técnico que está ensinando teve que aprender a usar as ferramentas disponíveis, porém, foi um grande camarada e se lançou no desafio, hoje os jovens adoram usar o laboratório porque é mais rápido e mais fácil.
Se alguém sabe usar a ferramenta da Microsoft, também saberá usar o broffice, veja que a ideia de formatar é igual seja no ms, br, gnome office, koffice, lotus imb..... formatar é formatar e pronto. A resistência é inicial, mas com o tempo diminui, principalmente quando eles perceberem que o programa trava muito menos, salva em vários formatos, gera diretamente pdf, ao salvar comprime automaticamente, logo, ocupa menos espaço no HD.
Se você pudesse não utilizar o wine, seria a melhor alternativa.
Um questão: Dá para instalar o Ubuntu nessas máquinas? Se sim, avalie a possibilidade de instalar a versão 10.04. Com isso você terá um GNU/Linux mais robusto, atualizado e essa comunidade para lhe ajudar com muito mais propriedade.