Autor Tópico: Minha jornada com o Ubuntu  (Lida 5517 vezes)

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Minha jornada com o Ubuntu
« Online: 20 de Outubro de 2010, 01:01 »
     Bom galera para começar, eu não comecei com o Ubuntu, sempre gostei de frescuras na Área de Trabalho, e estas "cositas" a mais então na época, pesquisei e testei diversas distros e a que mais me agradou foi o Big Linux(filho do Kubuntu) (que tinha/tem estas frescuras) e com kde, foi um tempo com ele (acho que uns 6 meses ou mais), o legal é que na época eu tinha conexão discada e ele me ajudou muito na conexão reconhecendo o modem e tudo mais, eu tinha um PC da positivo, depois um notebook da CCE e me veio os problemas com as SIS mas fui pesquisando, mexendo daqui e dali e pronto tudo estava funcionando perfeitamente.
    Quando comecei tinha um dual boot, e não queria me desfazer dele pois se acontecesse alguma coisa nas minha experiências pelo menos tinha um SO funcionando, mas o tempo foi passando e fui testar/instalar o kubuntu (estava na migração para o kde 4) e gostei do visual era tudo o que uma pessoa esperava de uma área de trabalho, cheio das frescuras (que ainda gosto apesar de não usar).
    Conheci diversos lugares que falavam de linux como este fórum e outros sites com dicas e tudo mais, e sempre falavam mais do Ubuntu do que do Kubuntu, foi então que resolvi instalar o Ubuntu, foi tudo tranqüilo, já tinha aprendido a particionar, e já sabia deixar do jeito que eu gostava, porem agora era outra interface gráfica, na qual eu tinha fugido no começo (Gnome), eu achava ele muito feio e não gostava dele, mas comecei a fuçar daqui e dali (novamente) e aprendi a deixar a cara do mac, a cara do windows e para minha surpresa depois que aprendi tudo isso eu deixei ele a cara do gnome, mas só com a barra de cima, tinha deixado com alguns efeitos com a barra transparente ficou muito bonito.
    Dai não consegui mais largar o Ubuntu e o Gnome, porque sabia que eu podia deixar ele como eu quisesse até mesmo com a cara do KDE e eu tanto gosto (sim ainda gosto dele), ai já não tinha mais windows minha vida já era só ubuntu, e minha esposa se adaptou muito rápido, mostrei a ela onde ficava os programas para internet, msn, poucas vezes e ela já usava com tranqüilidade o Ubuntu e hoje em dia me ajuda a divulgar-lo para outras pessoas.
   Depois comecei a apresentar para outras pessoas, meu pai amigos, quanto a meu pai ele me chamava de vez em quando para "arrumar" o windows lá que dava pepino direto (assim o via constantemente), dai ele comprou um notebook e pediu para eu ver, perguntei se ele queria instalar o Ubuntu (tinha mostrado o meu do notebook) ele disse que sim, resultado, ele quase não liga mais, minha conclusão é que o Ubuntu destrói familias.
   Agora é difícil ele pedir para eu arrumar o notebook dele, deixei tudo fácil, instalei um dock(cairo-dock) e deixei tudo que ele precisava ali, dai ele quase nunca liga, bom pelo menos ele está longe dos virus, hehe.
   Neste tempo tido venho aprendendo muito e não me vejo com um Computados com windows instalado (mesmo que venha instalado eu removo e coloco o Ubuntu), isso me afastou também da pirataria e estas coisas ilegais (que até então não tinha esta noção do que era legal ou não), (não sabia nem o que era cracker que vinha nestes programas piratas).

   Me sinto muito bem agora com o Ubuntu e não penso em mudar tão cedo, tive muita dificuldade no começo e vicio do windows, mas agora uso meus conhecimento de windows para ajudar quem precisa e muito mais do Ubuntu que aprendi aqui no fórum e tento mostrar o Ubuntu para muita gente.
   Hoje tento ajudar no que posso aqui no fórum pois já faz muito tempo que não tenho "problemas" com o Ubuntu (acabou minha diversão).

Offline Leonardo C

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Minha jornada com o Ubuntu
« Resposta #1 Online: 20 de Outubro de 2010, 04:19 »
Tirando a parte do KDE minha historia é igualzinha.
Abraço!

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Minha jornada com o Ubuntu
« Resposta #2 Online: 20 de Outubro de 2010, 04:44 »
Sabe o que eu mais gosto do Ubuntu??

A comunidade e principalmente a galera desse fórum pela disposição em ajudar!!

Vejo muita gente com boa vontade aqui na hora de ajudar e que trata o outro com respeito (já fui desrepeitado e até banido e olha que sou calmo)

O ambiente aqui no fórum graças a moderação e a galera de alto nível é ótimo!

Foi por isso que o Ubuntu virou a minha distro padrão (eu testo outras mas o Ubuntu Sempre estou usando)

Obrigado pelo depoimento Andreson (poxa amigo eu já errei o seu nick e não entra na minha cabeça)
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Minha jornada com o Ubuntu
« Resposta #3 Online: 20 de Outubro de 2010, 05:15 »
Realmente o pessoal aqui do fórum é muito legal e coordena muito bem,(eu achava o clcampos mó mala, kkkk, mas com pouco tempo mudei de opinião), eu não era muito ativo aqui no fórum no começo, participava de outro, mas depois que comecei me adaptei muito bem e agora passo aqui quase todo dia e quando estou no trabalho fico a noite inteira, hehe.
Não tem um dia que se vou mexer na internet não passo por aqui, nem que seja rapidinho, aqui é um lugar muito bom e nos ensina muito.
O o meu nick é meu nome mesmo (culpa da minha mão que por sinal me chama de 'Anderson', vai entender, hehe).

Offline Junior_Sampa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 382
  • Ubuntu 12.04 64bits - Unity 3D
    • Ver perfil
Re: Minha jornada com o Ubuntu
« Resposta #4 Online: 20 de Outubro de 2010, 07:38 »
O caminho para a minha chegada no Ubuntu e seu forum foi como o seu, também adepto do KDE 3.5 porém iniciado com Suse 9/10. Fui resistente à mudança para Gnome e hoje não volto para o KDE mesmo com toda a sua evolução visual (ainda acho Gnome mais produtivo).

Até a parte do suporte ao meu pai foi semelhante ao seu...rs...

Sobre o fórum, também passo pelo menos duas vezes ao dia para ver se posso ajudar em algo e também aprender bastante. A moderação e organização deste faz toda a diferença.

Abrs.
Junior
« Última modificação: 20 de Outubro de 2010, 12:37 por Junior_Sampa »

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Minha jornada com o Ubuntu
« Resposta #5 Online: 20 de Outubro de 2010, 11:45 »
No meu caso eu vim para o Ubuntu por indicação de um amigo nerd.
Ele era uma das pessoas que eu corria atrás pra encher de perguntas de como fazer isso ou aquilo no meu computador. (rsrs)
Deve estar inscrito nesse fórum e pode até ser que responda minhas dúvidas nele, mas por incrível que pareça, não sei quem é!
Elias seu nó cego, se estiver lendo isso me avise heim ... kkkkkk  :D

Eu já estava inscrito em outros fóruns antes desse, mas foi nesse aqui que eu comecei a aprender a andar com as próprias pernas.
Hoje quando tenho dúvidas eu pesquiso e já tenho até uma lista de sites que uso para dúvidas específicas.
Criei uma lista de favoritos no meu Chrome que é super organizada por categorias bem definidas e isso ajuda bastante.
Pode até parecer estranho, mas aprendi isso e a ser autodidata aqui no fórum!

Quando entrei aqui achei que o Ubuntu tem uma cara meio estranha.
Os programas dele então, achei fraquíssimos visualmente!
Tanto que minhas primeiras perguntas foram sobre isso.

Mas com a ajuda do pessoal que é sempre bem prestativo, fui vendo que o problema na verdade é o meu pouquissimo conhecimento que ainda me limita bastante, pois da para alterar tudo e deixar com uma cara bem legal.
Ta certo que alguns vão continuar sendo feios (OpenOffice por exemplo!) e nem adianta aplicar algum tema ou seja lá o que for.
É aquela história, se o nego é feio de verdade, não adianta que plásticas + academia + roupas novas não resolve o problema!
O jeito seria nascer de novo e olhe lá! (rsrs)  ;D

No caso de alguns programas, acho que é como diz nosso colega Nossile, eles tem visual de pilastra de viaduto. Hehehe!

Mas enfiiimmm .... rsrs

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Minha jornada com o Ubuntu
« Resposta #6 Online: 20 de Outubro de 2010, 15:01 »
Realmente o pessoal aqui do fórum é muito legal e coordena muito bem,(eu achava o clcampos mó mala, kkkk, mas com pouco tempo mudei de opinião), eu não era muito ativo aqui no fórum no começo, participava de outro, mas depois que comecei me adaptei muito bem e agora passo aqui quase todo dia e quando estou no trabalho fico a noite inteira, hehe.
Não tem um dia que se vou mexer na internet não passo por aqui, nem que seja rapidinho, aqui é um lugar muito bom e nos ensina muito.
O o meu nick é meu nome mesmo (culpa da minha mão que por sinal me chama de 'Anderson', vai entender, hehe).

kkkkkk... desculpe mas ri muito.

Sei que tem gente que me acha o maior mala, as vezes até me acho também, mas infelizmente faz parte do papel que aceitei desempenhar aqui.

Mas fico feliz demais de saber que mudou de opinião, e também de ter alguns ótimos amigos daqui, que converso sempre.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: Minha jornada com o Ubuntu
« Resposta #7 Online: 20 de Outubro de 2010, 17:44 »
Opa Andresson bela jornada  :P

No seu primeiro post vc colocou
Big Linux(filho do Kubuntu)
Eu tinha para mim que o Big era um filhotinho do Kurumin , estou certo ou me confundi mais uma vez?  :D
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Offline Mateusislaneo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
  • Rock 'n' Roll, Baby.
    • Ver perfil
Re: Minha jornada com o Ubuntu
« Resposta #8 Online: 20 de Outubro de 2010, 19:49 »
Opa Andresson bela jornada  :P

No seu primeiro post vc colocou
Big Linux(filho do Kubuntu)
Eu tinha para mim que o Big era um filhotinho do Kurumin , estou certo ou me confundi mais uma vez?  :D
Amigo você esta certo. Ele, inicialmente, foi baseado no kurumin, mas na versão 3 (se não me engano) ele mudou para a base do kubuntu. 8)

Citar
(que tinha/tem estas frescuras)
As ferscuras são o futuro.. vide windows 7, vista, Mac os e o KDEzão ;D

Vlw ;)
« Última modificação: 20 de Outubro de 2010, 19:51 por Mateusislaneo »
Mandriva 2010.1 kde4.5.2
kubuntu 10.10 kde4.5.2
Windows 7 Ultimate

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Minha jornada com o Ubuntu
« Resposta #9 Online: 21 de Outubro de 2010, 12:56 »
Andreson,

Meu caminho foi o inverso do seu (fui do Gnome para o KDE). Eu conheci o Ubuntu numa daquelas matérias de uma página da revista da Gol, há 1 ano e meio atrás (era o lançamento da 9.04). Instalei em dual boot, mas a principal razão foi para poder trazer os dados do Windows para o Linux. No mais, foi só ir me adaptando com a administração do ambiente, mantendo o Windows para rodar uns aplicativos que eu precisava na empesa na qual trabalhava.

Cheguei a fazer algumas incursões pelo Kubuntu, como teste. Foi uma época conturbada, com a chegada do KDE 4, que de tranquila não teve nada... Sempre acabava voltando pro Gnome.

Mas acompanhando os twitts do @ubuntudicas acabei descobrindo um site maravilhoso, o Ubuntuupdates, que tem uma vasta lista der PPAs, entre eles um do Kubuntu, que traz muito mais estabilidade ao ambiente. Isso faz um mês, mais ou menos... Foi a deixa: backup da home em disco externo, download do Kubuntu Netbook e "pau". Instalei no meu HP Mini e cá estou. Ainda estou me acostumando com algumas diferenças nos aplicativos, mas basicamente sou mais feliz com meu ambiente agora do que com o Gnome. Nas palavras de uma grande amiga minha: "Gnome parece projeto de engenheiro e KDE parece projeto de arquiteto". Acho que ela tem razão.

Abs.
Cassiano

Offline dhiegoriva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
  • Pessimismo leva à fraqueza, otimismo ao poder.
    • Ver perfil
Re: Minha jornada com o Ubuntu
« Resposta #10 Online: 12 de Novembro de 2010, 10:14 »
No tempo quando eu comecei a usar o Ubuntu Linux...
me lembro que um amigo que me mostrou.. ele trabalha numa empresa de internet wirelles.

até ai tudo bem... comecei no lendario 7.10 no " Gutsy "
um Sistema na minha opinião muito funcional..
e com o passar do tempo fui deixando ele com a minha cara...
depois de alguns dias testei o Mandriva " não me lembro o modelo "
usei ele com a interface KDE. olha eu não gostei...
achei uma interface super complicada...
e olha que eu ainda digo... não troco o GNOME nem por KDE , nem por XFCE ,

isso varia muito dos gostos dos usuários...

mais é isso ai... venho aqui a agradecer a todos os membros que me ajudaram a alguns anos atrás
e agora que eu voltei na ativa tenho certeza que terei auxilio pleno de toda a comunidade Ubuntu.

Saudações, Dhiego César Riva.