Autor Tópico: [Resolvido] Splash screen não aparece depois do boot  (Lida 4315 vezes)

Offline Vallens

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
    • Abutre e Costela
[Resolvido] Splash screen não aparece depois do boot
« Online: 21 de Outubro de 2010, 11:17 »
Olá galera.

Eu estava querendo deixar o meu boot pelo Grub mais bacana com uma imagem de splash e tudo mais.
Nas minhas pesquisas acabei instalando o Startup-manager mas tbm não ficou bacana. depois instalei o Splash-screen-manager e parecia que ia funcionar muito bem. Mera ilusão, pois baixei um tema e mandei instalar, por fim o boot continuou a mesma coisa e ainda perdi aquela imagem do Ubuntu que aparece enquanto levanta o sistema (Splash)
Acabei seguindo alguns passos para a instalação do BURG e alguns temas.
Até ai funcionou tudo tranquilo. O tema do BURG é bem mais bacana que aquela tela Preta do GRUB2 nativa do Ubuntu10.10. porém a resolução só vai até 800x600. Até ai tudo bem pois é um netbook e essas placas de vídeo não devem suportar altas resoluções pela BIOS, então isso fica para outro caso. O problema mesmo agora é mudar a tela de inicialização depois que escolho o sistema, porque até agora fica tudo preto e piscando o cursor, e depois entra no sistema.

Eu já procurei no forum e até achei muita coisa bacana. Editei o /etc/default/grub e mudei a opção "quiet_splash" mas nada mudou ..
Se alguém ai tiver alguma varinha mágica ai ou uma solução milagrosa eu ia ficar muito feliz, pq telona preta com cursor piscando é triste. Lembra até windows.
Valeu galera.
« Última modificação: 23 de Outubro de 2010, 23:52 por Vallens »

Offline JoseMelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 327
    • Ver perfil
Re: Splash screen não aparece depois do boot
« Resposta #1 Online: 21 de Outubro de 2010, 17:22 »
Tente isto:

Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/default/grub
Localize a linha #GRUB_GFXMODE=640x480 e abaixo dela, insira: GRUB_GFXPAYLOAD_LINUX=1024x768 e clique em Salvar.
OBS: A resolução (em vermelho) você configura a que ficar melhor.

No terminal:
Código: [Selecionar]
echo FRAMEBUFFER=y | sudo tee /etc/initramfs-tools/conf.d/splash
Código: [Selecionar]
sudo update-grub2 && sudo update-initramfs -u

Offline wanted.alive

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Splash screen não aparece depois do boot
« Resposta #2 Online: 23 de Outubro de 2010, 16:44 »
Também estou com este problema. Consegui resolver utilizando a solução descrita, porém meu monitor é widescreen. No X aqui está configurado como 1600x900, mas se eu coloco este valor no parâmetro, ele parece não reconhecer e o splash fica em "modo console". Tentei várias opções, e até agora nada. Com o 1024x768 fica no "modo gráfico", mas não fica legal igual estava quando instalei o ubuntu pela primeira vez.
Alguém saberia me dizer qual resolução eu posso utilizar?

Obrigado

Offline Vallens

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
    • Abutre e Costela
Re: Splash screen não aparece depois do boot
« Resposta #3 Online: 23 de Outubro de 2010, 23:51 »
Fala Galera.
Ontem eu tentei instalar alguns pacotes para corrigir isso (antes de ler as respostas). Acabei instalando o Usplash e o Splashy. Resultado da obra: Deu zica no boot todo. Não funcionava mais nada. Tinha que entrar no terminal e depois logar como user e iniciar o modo grafico (startx). Lógico que deve ter ocorrido algum pacote quebrado. Enfim, tive que reinstalar do zero. Agora está tudo bem, mas o boot mesmo assim não aparecia com splash, segui os passos acima e milagrosamente o splash voltou a aparecer. Com certeza esse ubuntu 10.10  está com essa zica, pois o 10.04 era perfeito nesse ponto. Obrigado por tudo ai galera, apesar da dor de cabeça esta tudo bem agora. Só para aproveitar o assunto, alguém sabe qual é o gerenciador de boot padrão do ubuntu 10.10 ? se é o splashy, ou uslpash ou alguma coisa do tipo?