Acho que não foi o Xubuntu que causou problemas para você, e sim o XGL.
Te aconselho a procurar nos tópicos sobre XGL existente no fórum as respostas para seus problemas.
Pode até ser alguma coisa relacionada ao XGL, mas depois que tentei instalá-lo minha placa continuou travando, u desisntalei os pacotes e restaurei o xorg. O estranho é que o servidor X abre com o XFCE, mas não com gnome, como se tivesse um pacote do gnome faltando o algo do tipo.
Lex, já consegui desinstalar o XFCE, mas eu acabei colocando ele de volta pra poder usar o linux, porque meu gnom ainda não abre.
O erro que aparece é que o arquivo ou diretório "/dev/wacom" não foi encontrado. Dei uma pesquisa e reinstalei os pacotes relacionados ao driver "wacom", mas ainda sim nada...
E outra: meu teclado fica sem cedilha e sem ponto de interrogação no XFCE. Acho que isso talvez seja quando estava tentando colocar o XGL e tentando consertar os bugs dos atalhos. Essas configurações eu não consegui retornar ao normal...
Se alguém tiver alguma idéia do que está acontecendo, por favor, ajudem-me
Já reinstalei os pacotes gnome-session, gnome-core e mais uns dois que não consigo lembrar agora (tô usando windows agora)...