Autor Tópico: qual o melhor caminho  (Lida 4901 vezes)

Offline ubuntu-br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 235
  • Viva a Liberdade
    • Ver perfil
qual o melhor caminho
« Online: 25 de Outubro de 2010, 12:45 »
Boa tarde pessoal.
Estou começando a abrir uma loja de informática quero  que o sistema seja o ubuntu, mas não sei se existe programas de gerenciamento para lojista que funcione sem problemas no ubuntu. Meu irmão sabe usar bem o Excel e o Access e me deu a ideia de fazermos nós mesmos, mas o problema é que não quero nada que não seja livre.
minha pergunta é. Sabendo que o BrOffice ainda não tem total compatibilidade com o office teria algum programa ou comando que fizesse esta compatibilidade assim meu mano pode fazer no office e eu vou poder usar sem problemas no BrOffice. Meu irmão não sabe usar o BrOffice.
Não achei, mas existe um programa de gerenciamento para isso que funcione no ubuntu?
Quero apenas programas livres.
Outra coisa vou futuramente vender PC montado (montado na própria loja) e já vai com ubuntu nele para isso também preciso fornecer o cd do mesmo para o comprador. Sabem me dizer se a canonical fornece uma quantidade de CDs maior para isso?  
Sem me esquecer Podem me informar quais os produtos tais como placa de vídeo, mouses, teclados sem fio multimédia  e outros funcionam de forma perfeita no Ubuntu e outras distribuições Linux pois quero anunciar e vender para outros que como eu usam e hoje tem que pena para achar. (tudo num só lugar é bem melhor)
desde já agradeço a ajuda e aceito sugestões.
  
« Última modificação: 25 de Outubro de 2010, 14:21 por ubuntu-br »

Offline postenga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 234
    • Ver perfil
Re: qual o melhor caminho
« Resposta #1 Online: 25 de Outubro de 2010, 13:11 »

Lista de hardware certificados:

http://webapps.ubuntu.com/certification/

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: qual o melhor caminho
« Resposta #2 Online: 25 de Outubro de 2010, 13:17 »
Vou dar o mesmo conselho que dei a um colega!!

PC montado vc pode dar de duas formas

1 - Um DVD com o clonezilla contendo uma imagem do hd com o sistema redondo em que o usuário apenas coloca ele no drive e seleciona a recuperação e deixa tudo redondo e nesse cd coloca o guia para o ubuntu para o usuário compreender como funciona e aonde ele pode obter respostas (esse fórum)


OU


2 - Faça uma partição separada para recuperação com o sistema redondo


Sistema redondo é um sistema com tudo configurado por vc com tudo o que tem direito (principalmente modem e placa de vídeo)!!


Placa de vídeo mais simples ainda é nvidia, agora os outros são uma incógnita por causa do kernel
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: qual o melhor caminho
« Resposta #3 Online: 25 de Outubro de 2010, 14:03 »
Se for pra usar planilha é melhor já fazer no calc ( o "basic" é basicamente o mesmo, mas uma ou outra função/coisa muda). O legal é que o calc suporta outras linguagens como macro, tipo python e js: http://wiki.services.openoffice.org/wiki/Python

Existem outras mil alternativas, é melhor pesquisar um pouco antes, até porque só você sabe que nível de automação/conhecimento vai se encaixar melhor nas suas necessidades.

Offline clebson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 249
    • Ver perfil
    • Clébson Santiago Blog
Re: qual o melhor caminho
« Resposta #4 Online: 25 de Outubro de 2010, 17:32 »
STOQ - Gestão Comercial
http://www.stoq.com.br/

Offline ubuntu-br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 235
  • Viva a Liberdade
    • Ver perfil
Re: qual o melhor caminho
« Resposta #5 Online: 25 de Outubro de 2010, 17:55 »
STOQ - Gestão Comercial
http://www.stoq.com.br/
observei isso no site que vc me enviou
sabe dizer se vale apena e do que se trata?

instalando o servidor o postgresql

Offline clebson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 249
    • Ver perfil
    • Clébson Santiago Blog
Re: qual o melhor caminho
« Resposta #6 Online: 25 de Outubro de 2010, 18:16 »
Stoq é uma site de aplicativos para gestão comercial desenvolvido pela Async Open Source

    * Controle de vendas e estoque
    * Client register (CRM)
    * Gestão de compras e estoque
    * Apuração de impostos
    * Impressão fiscal via ECF
    * Impressão de cheques
    * Desenvolvido em e para Linux
    * Mais…

Gestão comercial usando Linux e Software Livre

A suíte de aplicativos Stoq é também o primeiro conjunto inovador de aplicativos de gestão comercial voltados inteiramente para a plataforma linux, desenvolvido inteiramente no Brasil e com o uso de software livre e também disponibilizado como software livre.

Stoq representa inovação, facilidade no uso e economia, uma vez que o produto não possui nenhum custo e possui uma licença livre.

Citar
Bem se você pretende automatizar o seu comercio este é o melhor software OpenSource que achei em varais pequisas que fiz

Offline ubuntu-br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 235
  • Viva a Liberdade
    • Ver perfil
Re: qual o melhor caminho
« Resposta #7 Online: 25 de Outubro de 2010, 19:17 »
mano valeu pela dica vou testar
vc já usa?

Offline ubuntu-br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 235
  • Viva a Liberdade
    • Ver perfil
Re: qual o melhor caminho
« Resposta #8 Online: 25 de Outubro de 2010, 21:43 »
Modo de autenticação inválido

Modo de autenticação confiável foi selecionado mas a base de dados suporta somente autenticação baseada em senha.

não consigo usar o programa para testar

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: qual o melhor caminho
« Resposta #9 Online: 25 de Outubro de 2010, 22:03 »
Ola

A pergunta pode ser idiota, mas voce leu o manual e as instruções completamente?

http://www.stoq.com.br/pt-br/help/installation

Desculpe se fez, mas eu entendi que é possivel
Citar
Configurando Banco de Dados

Antes, certifique-se de que a versão do PostgreSQL instalada é a 8.1 ou superior.

É importante observar que para o funcionamento correto do Stoq é necessário que o enconding do banco de dados seja sempre UNICODE.

Note que no lugar de stoq poderia ser usado o nome do usuário logado em seu sistema.

[]'s

Offline ubuntu-br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 235
  • Viva a Liberdade
    • Ver perfil
Re: qual o melhor caminho
« Resposta #10 Online: 25 de Outubro de 2010, 22:21 »
li
o problema é que ele assim que abre a  tela pedi um nome de usuário eu coloco, deixo em confiável ele diz (Modo de autenticação confiável foi selecionado mas a base de dados suporta somente autenticação baseada em senha.)
digito uma senha (Database Error:
FATAL:  autentica??o do tipo password falhou para usu?rio "william"FATAL:  autentica??o do tipo password falhou para usu?rio "william") (used connection string 'dbname=postgres user=william password=musicman host=localhost port=5432')

e não funciona
« Última modificação: 25 de Outubro de 2010, 22:28 por ubuntu-br »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: qual o melhor caminho
« Resposta #11 Online: 25 de Outubro de 2010, 22:32 »
De uma lida rapida aqui=> http://pgdocptbr.sourceforge.net/pg80/auth-methods.html

ele explica os metodos de autenticação no postgres

Offline ubuntu-br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 235
  • Viva a Liberdade
    • Ver perfil
Re: qual o melhor caminho
« Resposta #12 Online: 25 de Outubro de 2010, 22:49 »
cara antes de começar a ler esse PostgreSQL 8.0.0 é um programa que tem que ser instalado?
porque se for eu não instalei.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: qual o melhor caminho
« Resposta #13 Online: 25 de Outubro de 2010, 22:53 »
Citar
(Database Error:
FATAL:  autentica??o do tipo password falhou para usu?rio "william"FATAL:  autentica??o do tipo password falhou para usu?rio "william") (used connection string 'dbname=postgres user=william password=musicman host=localhost port=5432')


PostgreSQL é o banco de dados onde ficarão as informações.

Retirado do site do stoq

Citar
Instalação
Configurando Banco de Dados

Antes, certifique-se de que a versão do PostgreSQL instalada é a 8.1 ou superior.

É importante observar que para o funcionamento correto do Stoq é necessário que o enconding do banco de dados seja sempre UNICODE.

Note que no lugar de stoq poderia ser usado o nome do usuário logado em seu sistema.
Crie um usuário chamado stoq para as aplicações Stoq:

sudo -u postgres createuser stoq -drs -P

Digite a senha do seu usuário:

Password: ******

Depois escolha uma senha nova para o usuário stoq:

Enter password for new role: ******
Enter it again: ******

Observação: caso a configuração de acesso do seu PostgreSQL seja do tipo confiável o argumento -P não será necessário e a senha então não será solicitada. O arquivo de configuração do PostgreSQL em geral se encontra em /etc/postgresql/pg_hba.conf
Atualização da Base de Dados

Para novas versões, pode ser necessária a atualização da base de dados, para isto, somente execute o comando abaixo:


Offline ubuntu-br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 235
  • Viva a Liberdade
    • Ver perfil
Re: qual o melhor caminho
« Resposta #14 Online: 25 de Outubro de 2010, 23:08 »
mano estou seguindo estes passos
que estão no site mas não funciona.