Autor Tópico: Configurar o gconf-editor através de preseed é possível?  (Lida 1314 vezes)

Offline gcm001

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Configurar o gconf-editor através de preseed é possível?
« Online: 28 de Outubro de 2010, 20:56 »
Bom pessoal, ainda sou um novato aqui no forum, então, se eu cometer algum erro, desde já me desculpo.
Também não sei se há algum tópico com este mesmo assunto, já que não estou conseguindo efetuar buscas no forum em virtude do seguinte erro, que ocorre sempre que tento pesquisar algo: "Unable to access the search deamon."

Abordando o real assunto do tópico, a partir do próximo ano, a empresa onde faço estágio irá migrar para Linux, especificamente para o Ubuntu. Sou usuário DOMÉSTICO do sistema desde o 8.04 (que usei por poucos meses, voltando de vez no 9.04), logo, percebe-se que sei apenas o "básico para sobreviver".
De qualquer maneira, por já ter, de alguma forma, experiência, me colocaram a cargo de preparar um "servidorzinho" através do qual as demais máquinas da empresa, tanto durante a migração, quanto depois, efetuariam a instalação do sistema automaticamente pela rede quando fosse necessário. Nos testes que fiz, seguindo informações encontradas aqui e na própria documentação do Ubuntu, consegui alcançar tal objetivo, mas, apesar da instalação ocorrer de forma automática, posteriormente eu ainda teria de configurar algumas permissões em geral (principalmente impedir alterações no tema) manualmente.

Desse modo, gostaria de perguntar se há a possibilidade de se definir algumas configurações do gconf-editor através do arquivo de preseed.

Em caso afirmativo, alguem teria, ao menos, algum exemplo (um pequeno trecho já basta)?

Havendo ou não alguma forma de fazer isso, se alguém possuir algo a acrescentar, quiser dar alguma dica, aceitarei "de braços abertos".


Agradeço a atenção!
« Última modificação: 28 de Outubro de 2010, 21:01 por gcm001 »

Offline jeflui

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 745
    • Ver perfil
Re: Configurar o gconf-editor através de preseed é possível?
« Resposta #1 Online: 28 de Outubro de 2010, 23:59 »
Geralmente faço um script com o que eu quero mudar no gconf-editor e uso:
Código: [Selecionar]
gconftool-2Que serve para mudar todas as opções por linha de comando.
Faço dessa forma para automatizar as coisas.

Offline gcm001

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Configurar o gconf-editor através de preseed é possível?
« Resposta #2 Online: 12 de Novembro de 2010, 18:02 »
Gostaria de me desculpar por não ter respondido antes, mas é que não tive tempo nos dias seguintes a criação do tópico e acabei me esquecendo do mesmo.

Obrigado pela resposta, jeflui. Creio que eu vá fazer isso mesmo... após ver seu post, dei uma pesquisada sobre o gconftool-2 e este pareceu-me a única solução viável.

Agradeço-lhe, novamente, pela resposta e desejo-lhe um ótimo fim de semana.

Ah! Creio que minha dúvida já foi sanada, então, este tópico já pode ser considerado como resolvido... a não ser que alguem tenha algo mais a adicionar, é claro.


gcm001.
« Última modificação: 12 de Novembro de 2010, 18:04 por gcm001 »

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Configurar o gconf-editor através de preseed é possível?
« Resposta #3 Online: 12 de Novembro de 2010, 18:50 »
Altere as configurações globais. Tipo o /etc/gconf/gconf.xml.defaults
http://library.gnome.org/admin/